13.10.07

Exposição de Obra sacra trazida por D.Guadim Pais da Terra Santa



Sábado,13 de Outubro de 2007-na Igreja de S.Maria do Olival (Panteão templário)




Evocam-se nesta data , dois acontecimentos marcantes relacionados com a Historia de Tomar: é a data em que se comemora o 7º centenário do ´´desaparecimento `` da Ordem do Templo com a prisão dos templários e também a data de falecimento de Gualdim Pais mestre da Ordem do Templo e fundador do burgo cristão de Tomar.

Gualdim é um paradigma da Ordem : nasce no ano em que nasceu a Ordem –1118 e morre no dia em que ´´morreu`` a Ordem (13 Outubro)-o que é deveras significativo.

Segundo a informação global veiculada na NET o Vaticano prepara-se para devolver a honra àqueles cavaleiros, injustiçados como hoje se reconhece.

Depois de contactado o Patriarcado de Lisboa há uma hipótese –única- de vinda a Tomar ,nessa data, do famoso relicário e obra de arte "Mão de S.Gregório Nazianzeno" trazido originalmente por Gualdim da Terra Santa ,a quando da sua participação nas Cruzadas e actuamente deposto no Tesouro da Sé de Lisboa.

Este relicário é uma obra artistica e cultural que os tomarenses já não vêem há quase 2 séculos, desde as desamortizações dos conventos, pertencendo no entanto ao seu património histórico...de que todos somos afinal co-herdeiros!

A Templ'Anima-Associação Cultural ,de Tomar no prosseguimento de seus objectivos de Evocação histórica e templária ,  comemora esta efeméride com o apoio da Câmara de Tomar e o Patriarcado.

       
   
Exposição de Obra de Arte Sacra pertencente á Ordem do Templo

Relicário com 2 dedos da mão direita de S.Gregório Nazianzo. Usuais no medievo, os relicarios tomavam a forma da parte do corpo,a que

pertenciam . Originalmente modesto, talvez de madeira como a mão de S.Vicente(Lisboa) ou de latão, como a de S.João (Istambul) , foi enriquecida no pós-manuelino: encastoada em prata, com pedras preciosas. ,tal como a de S.Tomás (em Angoulême).

Esteve por periodos, na Charola e na Igreja de S.Maria , aqui exposta em um pé do altar-mor...encontrando-se hoje depositada no museu da Sé de Lisboa.

Objecto de arte e de culto ,memória de uma época e de um pensamento -o templário - que nós tomarenses , enquanto co-herdeiros de nosso património devemos conhecer e usufruir



S. Gregório Nazianzeno –um dos 4 doutores da igreja oriental- nasceu em Arianzo, próximo a Nazianzo/ Capadócia no ano 329 DC. ,tendo dedicado a sua vida á meditação e à luta contra a heresia arianista.

Chamado pelo Imperador Teodósio o Grande para a cátedra de Constantinopla (379) , profere 5 discursos sobre a Trindade que lhe dão fama como teólogo!

Em 381 participa no I Concílio de Constantinopla que define a Divindade dogmática do Espírito Santo. Depois renuncia à cátedra, para evitar disputas entre os pastores da igreja e retorna á vida contemplativa em Arianzo onde morre aos 61 anos de idade (390).

Em época posterior , procedeu-se à distribui-ção de suas reliquias, sendo grande a sua veneração.