14.12.13

. Rota do San'Graal



A Floresta do San'Graal ou Central  ( realidade desvelada por homofonia ,segundo as leis da Kabala) representa de facto toda uma  região de implantação dos cavaleiros templarios  ou demandadores do Graal , através de  castelos e comendas , entre Coimbra e Santarem... onde "caminhando pela floresta virgem de nosso inconsciente arcaico e de nossas raizes"(como dizia A.Quadros) ...o viajante se torna portador de Conhecimentos ali transmitidos...




Ega


Começamos em Ega. Foral dado pelo mestre do Templo em 1231.O Paço dos Comendadores da Ordem de Cristo  substitui a antiga estrutura castelar .Perceptivel ainda antiga torre no angulo sudoeste,  Pateo interior com portão de entrada a sul recolhido em relação a corpos laterais. Janela manuelina no alçado sul .com coluna salomonica--turismo rural /desde 2010).


Soure

Soure-  Seguindo pela EN 342 chega-se a Soure. Doação ao Templo  em 1128 de um  Castelo do  sec XI. Torre de menagem a norte com alambor, obra  templaria.  De pé ainda a torre de canto sudoeste  com  um  ajimez moçarabe e decoração simbolica com folhas de videira (semelhante a uma pedra existente na face exterior da muralha junto à Porta do Sangue no castelo de Tomar).. .Veja o parque da  Varzea na margem do rio Arunces. Siga depois Est. N1 a Pombal


Pombal
Castelo de Pombal- Perimetro  escudiforme com alambor, construido em 2 etapas por Gualdim Pais 1156/71. Porta de entrada reforçada por barbacã, com seteiras.Proximo da entrada: ruinas da igreja romanica de s.Maria do Castelo.Ultimo lugar conhecido onde se guardava uma misteriosa Cabeça (inventario 1508)... Visiveis sinais de construções da comunidade e cisterna. Torre de menagem com contrafortes e alambor. Na porta do castelo- arco romanico substituido por gotico… seguir pela N237 por  Ansião e depois pela N110


Pussos


Comenda de Pussos (passagem)- Comenda agricola templaria sec XIII- È sua  memoria : Rua da Comenda e  Cruzeiro . Também no brasão: terrenos ferteis em vinha  e azeite . Antigas minas de ouro e ferro..  Ver/comprar  cestaria e tecelagem.  Seguir pela N110 ate Rego da Murta e depois virar para Estrada municipal  para Casal Zote ate Dornes.



Dornes

Dornes-  Comenda templaria-igreja mandada fazer por D.Isabel.no alto de um penhasco., com imagem da senhora do Pranto (lamento ritual)…  Torre templaria pentagonal. Miradouro natural sobre as agua dio Zezere. Estela funeraria  goda na verga da porta . Dezenas de Cirios semanais no verão (romarias vindas de varias partes)..


Ferreira do Zêzere

Ferreira Zezere- Doação ao Templo 1306. Igreja com gárgulas na torre sineira. Ver lapide gotica num paço .de comendador da O.Cristo. Num outeiro ver ermida de S. Pedro de Castro com ex-votos no interior.



Tomar


Castelo-sede de Tomar- castelo começado em 1160. rodeado de  alambor- e entrada em angulo . Obra feita num tempo, para todos os tempos!( sg.Villamariz) …3 recintos a partir da Porta do sol: A dextra a  Alcaçova-  torre menagem-habitação  do mestre e guardas .A meio a igreja redonda memoria de Jerusalem com  os capiteis iniciaticos-dos 4 elementos…qual athanor alquimico espiritual… A esquerda a  Almedina  dos mesteirais da Ordem –restos da igreja S.Maria do castelo e sinos sobre a muralha , com sua porta da vila , ostentando  por cima a cruz da Rosa e proximo a famosa pedra dos animais afrontados(do lado exterior, que dá para a Mata).


Asseiceira


Sair para S.Cita- Igreja franciscana e cruzeiro (doação do Templo no sec XIII). Prosseguir para Asseiceira : onde era Albergaria templaria desde 1218 e concelho 1253- (ruinas da camara e misericordia anexa-antiga albergaria?)..Seguir por Linhaceira até Almorol.



Almorol

Castelo de Almorol Qual monte S.Michel em miniatura, no meio da água sobre um ilheu granitico : mais um castelo gualdinico . Com suas lendas cavaleirescas como  a de Palmeirim. Castelo com 10 torreões semicirculares flanqueantes e torre de Menagem. Porta principal a poente. Torre de 2om de altura com  cruz templaria na janela nascente. Na porta de cerca interior ver uma lapide. Acesso por barco.



                                                               Cardiga 



 Cardiga- desde  1165- Castelo transformado em comenda agricola fortificada . Lagar de vinho Torre de menagem quadrangular habitada com patio interior, claustro e capela num extremo.

13.12.13

Itinerarios Templarios em Portugal - II

  


                          Rota de Fronteira



                        

                           Castelo  Novo

O nosso trajecto por sitios templarios começa em Castelo Novo,concelho doFundão       
Castelo iniciado no tempo de Gualdim . O recinto superior a poente, . com porta de entrada entre 2 torres, defendida por matacães. Torre de menagem convertida em torre paçã/residencia de comendador .  O recinto inferior com cerca e porta a nordeste , a que foi adossado mais tardiamente a torre sineira ou do relogio. Igreja matriz templaria..Ver tb no nucleo museologico local moedas e peças de ferro e ceramica , produto de escavações recentes no recinto do castelo.


                           Castelo Branco

Depois descendo pela E-802/6  passamos ao lado da Ribeira de Ocreza  e chegamos a Castelo Branco :
Nascendo da antiga doação da Cardosa,o  mestre templario Pedro Alvito  da-lhe foral em 1213  . Castelo  de 7 torres   feito e nomeado â  imagem do  Chattel Blanc na   Terra  Santa  dos cruzados. Castelo ,hoje bastante desvastado na pedra que serviu a outros edioficios. Torre do Paço dos comendadores(dos 3 reinos) que ali reunem capitulos no sec XIII  .  Igreja de S.Maria do castelo. Torre de menagem e  cisterna Visiveis ainda partes da cerca  com Porta da vila e  . torreão norte…
… Ver tb ermida NªSª de Mércoles e o jardim episcopal…


                          V.Velha  de Rodão

Continuando pela mesma via  28 km vamos ate V.Velha  de Rodão.
Aqui olhe a paisagem cenografica ds portas do Rodao- fantastica guarda avançada sobre o rio Tejo.…O Castelo de torre de menagem-com seteiras..e  lintel da porta de entrada- com cruz templaria…Aqui mora a Lenda do rei Wamba…


                               Montalvão. .

Saindo de  Rodão pela Estrada nº 18 vá para  Montalvão. .
Aqui ultrapassada a Porta de entrada  observe os  restos da muralha ovalada do castelo com seu alambor e torres flanqueantes.  A Junta de Freguesia de Montalvão mandou fazer e colocar recentemente 2 placas informativas : uma á entrada do castelo templário - onde faz referência a uma arca sepulcral (partida) com a cruz da Ordem de Cristo, que se encontra na praça de armas - e outra placa  junto á igreja Matriz onde está sepultado o ultimo Mestre do Templo- D.Vasco Fernandes- que após o fim daquela Ordem ingressou na Ordem de Cristo, aqui falecendo enquanto Comendador de Montalvão, no ano de 1323.Nesta informação a Junta destaca que á entrada da igreja (remodelada) se encontra uma lápide cuja simbólica inscrita (rosa de 6 pétalas e vieiras) é aparentada com o brasão dos Fernandes , adotado pelo 26ª Mestre templário D.João Fernandes, tio de D.Vasco...
Frente á vila tem uma ponte sobre o rio para Cedilho –lado espanhol da fronteira , que pode visitar ao fim de semana


                           Nisa 

E tomando a EN359  chegara a Nisa  -
Veja a Porta da vila e sua cerca. A Torre  de Joao Vaqueiro e Igreja matriz  - Porta de Joao de Evora e porta de Montalvão  Aqui foi palco de lutas entre D.Dinis  e seu irmão. Não termine a sua visita sem provar os  famosos queijos locais…






     Rota Norte 





                           Penas Roias

 

Começamos em Penas Roias-  Castelo de fundação templária mandado construir por Gualdim Paes,   fazia parte do sistema defensivo do Nordeste Transmontano   defronte ao adverso reino de Leão    Torre de menagem com  matacães e  porta de entrada  a 6 metros do solo. Tem  lintel com inscrição de 1172 e cruz da Ordem. Restos de panos da muralha (muros da vila) e de uma torre cilindrica.     
. Siga em direção a Azinhoso pela N219 e visisite a igreja templaria.   



             igreja de  Santa Maria de Azinhoso


igreja de  Santa Maria de Azinhoso    .Interessante na fachada  a abertura cruciforme, no lugar da usual abertura ocular ou rosácea. .Campanário de dupla sineira com inscrição de 1196, A espectacular cachorrada  Ao longo das cornijas laterais,   120 modilhões esculpidos com  as mais  desvairadas  representações: cabeças de bichos  e homens  e  máscaras, 


               Mogadouro


Mogadouro- Veja a Torre de menagem e o  Paço dos comendadores (O.Cristo) . A barbacã e poço/cisterna. Obras do tempo de Gualdim Pais. Um cubelo transformado mais  tarde em torre do relogio.
Visite por fim a igreja matriz de S.Mamede (O.Cristo).


                         igreja de Algosinho




 Va pela N221 na direção da Bemposta até Algosinho a 7km.
igreja de Algosinho  -românico  com contrafortes laterais. . Por cima da porta   uma estrela de seis pontas sobre um pequeno triângulo invertido, ladeado por dois óvulos.   Ver  a fascinante cachorrada da cornija com figures grotescas de animais e humanos, satiricas e obscrnas: nadegas, falos,etc…
No interior , lateralmente no arco triunfal  dois  frescos que representam Santa Catarina e São Bartolomeu, como figuras –estatuas em nichos.. e ao longo das paredes as siglas dos pedreiros-construtores…



                      Castelo de Longroiva


Regresse   na N220,  cruze a Foz do Sabor , desça para Foz Coa e finalmente pela N102 chegue a : 
Castelo de Longroiva -  Recinto amuralhado com porta de entrada .Torre de menagem com inscrição –1174 (do mestre Gualdim .Pais) e base escalonada com janela geminada  e hurdicio : (nos 4 lados da torre- avanço tecnologico-militar da Ordem- varanda  saliente apoiada em traves de madeira, de onde na vertical se podia atingir o inimigo, de forma auto-protegida  . No cimo da torre merlões,  gargulas e seteiras…Para acabar visite o  lagar da Ponte dos  Pinos…





11.12.13

Itinerarios templarios em Portugal

  
                             
                               ROTA  da  BEIRA

Em resultado do inventario patrimonial templario em Portugal – que fizemos como primeiro passo  para a Rota Templaria Europeia- propomos visitas de conteúdo especifico a todas os lugares - castelos-comendas e igrejas –onde  ainda perduram de pe  sinais relevantes e visiveis de sua passagem e vivencia.   
Sao  5  roteiros que vamos publicar aqui durante varios dias.

                                                  
                                  Vilar maior 
              
 A começar em Vilar maior em terras de  Riba Coa – um recinto oval  com obra templaria a partir de 1296. Torre de menagem  quadrada de 3 niveis adossada as muralhas com 23m altura-uma das mais  altas- com seteiras. Com 100 sinais de canteiros!  Porta sobrelevada de arco apontado . Muralhas com adarve acedido por escadas . Cisterna e tunel ate ao rio…Veja uma tavola de jogo do moinho  medievo sobre uma pedra granitica  à  saida do castelo… Observe os restos de  igreja romanica de S.Maria do castelo com cruz templaria.na   cornija. Subsistem vestígios da cerca da vila, com o o arranque do arco de uma das portas...Cenario do livro “ Dom  Frei Gedeão, Templario”  de  Mario Simões.


                                   Vila de Touro   
          
(Passagem ) Tome agora a EN 233 para  Carvalhal ate vale Longo …aqui  procure a Ponte de Sequeiros. Esta ponte sobre o rio Côa é um monumento grandioso e é uma das 2  únicas que em Portugal possuem uma torre incorporada…Continue pela N324 em direção ao Sabugal… Aqui pare para ver na igreja da Misericordia uma pedra lavrada com cruzes templarias e a medida de um côvado-padrão para o mercado medieval local. 
 Continue (pela EN233)  em direcção a Penamacor  contornando a serra da Malcata (a do Lince iberico ) ao nivel de Meimão e barragem da Meimo.

                                  Penamacor
                  
Castelo de Penamacor -Simbolo de luta e nostalgia . Torre de menagem  templaria de bases escalonadas –Veja as muralhas e torre do Relogio ,  onde está tapada  a antiga porta principal da vila- depois substituida pela nova entrada  sob a casa da Câmara…
Saia pela Estrada municipal N332 em direção a Monsanto

                                                 Monsanto
                 
Monsanto-Ergue-se imponente na linha do horizonte…Evoca S.Maria de Monsant na catalunha-em estreita colaboração de fraters templarios(sg. Vilamariz): Uma alternancia /integração harmoniosa entre rochedos e muralha…veja a torre do Pião atalaia, a igreja de santa Maria do castelo, as sepulturas antropomorficas escavadas na rocha…a capela de .S.Miguel, as vistas do terreiro internedio- depois a 
porta principal no recinto superior dos cavaleiros.. com boca de cisterna.  Compre um adufe como recordação…Continue pela N332 .

                                                Penha Garcia
                    
Penha Garcia- Castelo de panos de muralhas irregulares sobre as rochas escarpadas .- Doação ao mestre templario Vasco Fernandes-em 1304. O circuito pedonal descendente a poente -corresponde a  antiga via de entrada no castelo.Veja a igreja que esta sobre a antiga  templaria e observe o .rio Ponsul com sua barragem …Prove os bolos de azeite (bicas)…Siga pela Est.municipal…


                              Idanha a Velha 
         
Idanha a velha-  Torre de menagem de paredes espessas(2m) reaproveitamento de um templo romano       -( podium)  -com porta principal alta   em arco. Matacães  na defesa da porta inferior ogival-de 1245-          transformada em torre paçã do comendador. Veja a Cerca e a basilica suevo-visigoda. Continue para Idanha Nova           

                               Idanha a Nova
          
Idanha a nova-  Castelo erguido na margem direita do rio Ponsul....Torre sineira posterior -Vide a muralha superior  de pe – barbacã a nivel inferior. Veja a entrada da igreja da misericordia (de epoca?)…e a  igreja matriz sobre anterior edificio religioso da epoca.