26.11.14

O que tem sido o trabalho da Associação Templ'Anima

        

Acerca das  interrogacoes de alguns sobre a contribuicao da associacao Templ’Anima
para a Rota Templaria Europeia.                                                              

Recem chegados a Camara, alguns vereadores da oposicao, desconhecem certas coisas nomeadamente os
contactos e o empenhamento de varios anos quanto ao trabalho desta Associacao... mas se nao sabem quem somos , bastava indagarem junto de um seu colega partidario, o prof. Luis Graca , que ficavam plenamente a saber quem nos eramos e o que temos feito...

Mas ja que a pergunta saiu publicamente nos jornais, vamos la elucidar o assunto. Efectivamente quanto a nos o criterio de escolha so pode ser o contributo para a causa , diremos  que um convite pontual a quem se
especializou nessa Demanda , para colocar Tomar realmente visivel na Europa.  Muito simples: nos somos os iniciadores dessa  Rota especifica, apresentamos essa ideia desde a nossa fundacao em 2006, esta’  nos
objectivos Estatutarios,  esta’  no nosso Blog (que mostra algum do trabalho feito) e  foi  publicado  o lancamento dessa ideia concreta - a comecar pelo berço (Troyes) da Ordem antiga -  nos jornais de Tomar  em 2oo6. E  mais , ninguem durante muito tempo, varios anos, aflorou o assunto publicamente.

O que fizemos depois:  A  elaboracao de um texto bastante pesquizado para a representacao especifica de
algo efectivamente ligado ao castelo templario: a admissao de um cavaleiro na Ordem ,com base na historiadora Regine Pernoud, (nao uma  representacao  sobre a vida generica passada  em qualquer mosteiro)  ou seja :criamos um texto de animacao teatral de   raiz para representar in su situ, intitulado Didake (Iniciacao)..
Depois elaboramos e publicamos um estudo  sobra a gastronomia da epoca templaria , com base no receituario internacional da epoca e fizemos  uma selecao de pratos devidamente datados ao lado no menu,  que apresentamos  experimentalmente para numerosas pessoas enquanto alimentacao templaria, tanto em espacos do Convento, como ca em baixo, nomeadamente o almoco de obito do Mestre, na galeria da igreja de S,Maria, nunca ai feito, nem antes nem depois,  nos 850 anos de Tomar.

                  

Trouxemos ,desde a Se de Lisboa, a Tomar o relicario e obra de arte - A Mao de S.Gregorio -  trazido por
Gualdim Pais da Terra Santa e que os tomarenses ja nao viam quase ha 2oo anos desde as desamortizacoes
dos conventos.Obra exposta em S.Maria a 13 de 0utubro 2007.

               

Elaboramos e desenhamos a lapide com a lista dos mestres sepultos no Panteao templario de S,Maria e
finalmemte la colocada com o apoio da  Camara  nomeadamente,  em Outubro de 2011. Esta  la na capela
gualdinica,enquanto contribuicao para uma maior visibilidade da natureza daquela igreja;  vao ve-la como
memoria do Templo, ao menos ,,Non nobis,,,

          

Acresce a isso tb a devolucao a Tomar do Hino a Gualdim, feito por Alfredo Keil ha uns 120 anos e que se
perdera  completamente da memoria das bandas da cidade, que encontramos no espolio de Alfredo Keil no
museu da Musica em Lisboa. Trouxemos uma copia do original para ser adaptado aos instrumentos que hoje as bandas usam. Finalmente a banda filarmonica G.Pais editou o hino a partir daquela copia, actualizando-a..Tambem a categorizada Banda sinfonica da GNR em Lisboa  (no seguimento de uma nossa solicitacao a um seu musico) tem pronta uma nova versao, para ser estreada em Tomar .

Entretanto tambem recuperamos a imagem possivel do primitivo selo do Concelho de Thomar , com base na descriçao feita por Pinho Leal , adicionando-lhe um design de epoca, com base em figuras coevas.

           

Em 2012, interessamo-nos por uma exposicao e  Coloquio templario internacional a realizar em Troyes em
Outubro de 2012. Inscrevemos um nosso menbro historiador ,o prof. Ernesto Jana ,nesse  coloquio e fomos a nossas expensas participar no Coloquio em Franca (as Actas, com as intervencoes  dos maiores especialistas mundiais em templarios presentes e visiveis na foto de conjunto em cima com Mr. Adnot , estao publicadas desde o ano passado);  tendo aproveitado os intervalos e refeicoes dos 3 dias do coloquio para expor as nossas ideias quanto a pertinencia de uma rota templaria europeia inexistente e autentico nicho de mercado turistico-cultural devido a atencao constante e universal sobre a mais famosa Ordem medieval.

De ai para ca, fizemos o Inventario de lugares templarios na Europa, nos 6 principais paises templarios da
Europa e selecionamos 10/12 sitios em cada um desses paises com algo ainda de pe para turista ver e
comprender culturalmente. Inventario entregue a ex-Regiao de Turismo dos Templarios. Em termos de Portugal,desenhamos 5 circuitos comentados de sitios templarios de Norte a Sul e ja publicados no nosso Blog, para quem os queira fazer, com base num criterio cientifico (Tese do arq. Nuno Vilamariz)..

Fizemos entretanto varios contactos escritos (mails)  para a presidencia da Camara , no tempo da vereacao
PSD, e  quase nada fizeram para se interessar pelo assunto da Rota templaria. Alias o habito de ao inves serem abordados para rotas disto e daquilo por outros, nomeadamente os espanhois, e’  tao comum...que ate agora ainda alguem intitulou uma noticia sobre a Rota como: " Tomar vai integrar uma Rota templaria europeia" como se fosse algo criado por outros !!!...quando na realidade, Portugal tem agora a iniciativa e a base para criar uma Rota ao inves de andar a reboque dos outros...Pq somos simplesmente quem tem a sede monumental templaria europeia mais completa (Paris perdeu a Igreja redonda, Londres perdeu a envolvente amuralhada)...Tao so isto. .
                                                                                                                                       

Ora e voltando a Troyes , que reconheceu essa importancia : enviaram uma carta a Camara de Tomar,
com copia a nos, que eramos o seu unico contacto de referencia , disponibilizando-se para conjuntamente
montarem a Rota. E ja este ano em 18 marco no dia do  VII centenario da morte do ultimo mestre
templario Jacques de Molay , emitiram e publicaram uma noticia conjunta connosco em que declaravam
publicamente a intencao de criar a Rota..
De realcar tb que ja o ano passado nos tinha visitado uma delegacao de Troyes, que visitou connosco (Templanima) o triangulo templario, Castelo de Tomar, Almorol e Dornes, tendo almocado com o presidente Carrao na estalagem do Mouchao em maio 2113

Naturalmente agora , so poderiam incluir-nos  ( com tais antecedentes) na retribuicao da visita, sendo alias
a unica pessoa da Delegacao  que o Departamento de  L’Aube  conhecia e  que desejavam efectivamente
que estivesse presente .Somos credenciados assim para contribuir para a Rota naturalmente com o
trabalho feito e quem pretende colocar-nos em alternativa com Ordens iniciaticas ou  confessionais nao
faz sentido ou ideia de uma Rota cultural europeia;  vejam as 29 rotas homologadas pelo Instituto Europeu
das Rotas, vejam de que forma sao construidas, que nao tem nada a ver com as redes ja feitas de Ordens
neotemplarias mundiais que nao sao turisticas mas de outra indole.participativa. Claro como em tudo hao-
de aparecer sempre alguns oportunistas a tentar mostrar-se a frente...se e’ que nao apareceram ja’ !
E que fique claro tambem  que nao se trata de uma oportunidade para mais um negocio financiado de desenvolvimento local interior , mas sim trata-se de desenvolvimento cultural ligado a um patrimonio pre-existente, de epoca templaria..e quando dizemos templario nao quer dizer que o e´pq esta na regiao dos antigos  templarios , como folclore ou  qualquer especialidade moderna comestivel, tem a ver sim com o residuo das verdadeiras raizes , tal deve ser a animaçao do lugar e especifica dele sempre quer possivel, nao importada.
Em suma : há que atender aos campos de acção e a metodologia do Instituto das Rotas Europeias com sede no Luxemburgo, para que a Rota seja vallidada.

Finalmente  quanto a contactos  havidos com a Camara : tivemos reunioes , nomeadamente em junho com a
presidente Anabela  e a diretora cultural Ana Soares, para alem de outros telefonicos ao aproximar da data
de partida. E e tudo da nossa parte , o resto e politiquice interna, que a continuar fomentando impasses,
so levara a perda de iniciativa de Tomar e  podera’ ate levar a que  outros, no estrangeiro ,peguem  no conhecimento que tem dos dossiers e facam eles a Rota , sem mais duvidas...




25.11.14

Tomar e Troyes acertam-se para a Rota templaria



Pela primeira vez Portugal tem a INICIATIVA de criar e propor uma ROTA efectivamente INTERNACIONAL , a partir da Tomar Templaria, unindo em rede os lugares daquela famosa Ordem medieval , já inventariados por nós, nos seis principais paises europeus onde ela existiu ! 
Diferentemente do que titulou um jornal nabantino (acostumados que estao a que sempre sejam outros a vir-nos propor aderencia a algo ja existente) : Tomar (nao ) vai "integrar " Rota Europeia de Cidades Templarias...Tomar esta' iniciando essa Rota Templaria (enquanto sede medieva mais completa na Europa) e esta' convidando outros lugares da tradicao templaria europeia a unir-se em rede...
Trata-se de um nicho de oportunidade, uma Rota especifica da Ordem mais famosa medieval, o que foi reconhecido pelos franceses que querem montar a rota connosco enquanto co-fundadores.




Para tratar da Rota Templaria Europeia reunimos na ultima semana de outubro em Troyes (França) com Philippe Adnot, presidente do Conselho Geral de L'Aube , Christelle Taillardat directora do Turismo departamental e Valerie Gilet especialista da ordem templária ,entre outros , com a participação de varios elementos ligados à Camara de Tomar.

Depois de uma apresentaçao informal, no seguimento do nosso trabalho inicial realizado ha precisamente 2 anos, a quando do Coloquio templario em Troyes , seguiu-se uma visita aos lugares emblematicos da região , como a Catedral do concilio que regrou a Ordem, a comenda de Avalleur, o museu de Payns terra do fundador da Ordem e os Arquivos departamentais de L'Aube.




Finalmente realizou-se a reuniao entre as duas delegacões , onde ficou acordado a formaçao de 2 grupos de trabalho , um sobre o Projecto da Carta de sitios e os criterios de adesao, outro sobre Meios de Comunicação o logo universal(proposta da n/cruz redonda, denotando a origem oriental e bizantina da Ordem) , a promoção dos lugares (incluindo a sua animaçao especifica, nao generica ) e a sua comercialização .