12.11.15

Rota Templaria Europeia em marcha

           

Uma delegação de Troyes, cidade francesa onde se realizou o concilio (1128) que deu a Regra a Ordem dos Templários, esteve em Tomar, em reunioes de trabalho , integrando um expert em candidaturas europeias , tendo em vista a criação da Rota Europeia dos Templários (Itinerário Cultural de Lugares Templários).

  



Esta visita de trabalho percorreu a cidade de Tomar , Almourol e Alcobaca , no seguimento da visita realizada o ano passado pelo Município de Tomar ao Departamento de l’Aube, sedeado em Troyes.. contando o primeiro dia com uma recepção no Convento de Cristo, pela sua diretora Andreia Galvao e pelos presidentes das câmaras da Barquinha e de Tomar.







  








Estiveram presentes, alem de elementos das  camaras de Tomar e da Barquinha, elmentos da Templ'Anima .do IPT e  Caminhos de historia.
A equipa francesa chefiada por Christelle Taillardat (Dep. Turismo de L'Aube) com Francois e Valerie Gilet (specialistas dos Templarios) e o Expert tecnico CEE J.M. Puydebat.
Foram apresentados pelo Expert os varios items a preencher conjuntamente no que respeita ao processo de candidatura, segundo o Governance Instrument Form , nomeamente os 5 campos de acao obrigatorios> Cooperacao em Pesquiza pluridisciplinar sobre o tema templarios, Valorizacao da Memoria , Historia e patrimonio, Trocas culturais e educativas para jovens europeus , Intercambio artistico e cultural Contemporaneo e sustentabilidade turistico'cultural /relacao com operadores.
 

  

Em consenso adotou-se como designacao do Itinerario o nome de Rota Templaria Europeia e acolheu-se um logo baseado na cruz patesca templaria (cruz redonda, denotando a origem oriental e bizantina da Ordem).
Analisou-se tb a necessidade de establecer um Comite cientifico e a necessidade de uma estrutura legal operativa com respetivos estatutos a serem aprovados.
Entregamos (nos a Templanima) enquanto colaboracao documental, um Inventario de lugares templarios (com algo de visivel ainda para turista ver) e respetivos contactos oficiais nos 5 paises prioritarios da Europa .

No final o expert conclui pela apresentacao do processo de candidatura ao organismo europeu respectivo EICR ate final de setembro de 2016, incluindo um plano de actividades e seus custos a 3 anos. Devendo-se tambem integrar na candidatura Ponferrada e Monzon do lado espanhol e Perugia por parte de Italia.