26.9.19

13 de OUTUBRO- Evocação da Morte do Mestre Gualdim Pais, fundador da cidade de Tomar. Exposição de Obra de Arte Sacra pertencente à Ordem do Templo


                         


Em Outubro... nasceu já o outono, aproxima-se o Advento. 13 de Outubro (1195) : é o dia exacto em que morre o Mestre do Templo português, Gualdim Pais;

Gualdim é um paradigma da Ordem : nasce no ano em que nasceu a Ordem –1118 e morre no dia em que ´´morrerá`` a Ordem (13 Outubro)-o que é deveras significativo.




Exposição de Obra de Arte Sacra pertencente à Ordem do Templo

Em Santa Maria dos Olivais (Tomar) acontece nesta data a Exposição de uma obra de Arte Sacra : o vero Relicário "Mão de S.Gregorio Nazianzeno", " trazido originalmente por Gualdim da Terra Santa ,a quando da sua participação nas Cruzadas .

Este relicário ( actualmente deposto no Tesouro da Sé de Lisboa.) é uma obra artistica e cultural ausente de Tomar há quase 2 séculos, desde as desamortizações dos conventos, pertencendo no entanto ao seu património histórico...de que todos somos afinal co-herdeiros!


                             

Relicário com 2 dedos da mão direita de S.Gregório Nazianzo. Usuais no medievo, os relicarios tomavam a forma da parte do corpo,a que pertenciam . Originalmente modesto, talvez de madeira como a mão de S.Vicente(Lisboa) ou de latão, como a de S.João (Istambul) , foi enriquecida no pós-manuelino: encastoada em prata, com pedras preciosas.

Esteve por periodos, na Charola e na Igreja de S.Maria , aqui exposta em um pé do altar-mor...memória de uma época e de uma espiritualidade -a templária.



                                 

S. Gregório Nazianzeno –um dos 4 doutores da igreja oriental- nasceu em Arianzo, próximo a Nazianzo/ Capadócia no ano 329 DC. ,tendo dedicado a sua vida á meditação e à luta contra a heresia arianista.

Chamado pelo Imperador Teodósio o Grande para a cátedra de Constantinopla (379) , profere 5 discursos sobre a Trindade que lhe dão fama como teólogo!

Em 381 participa no I Concílio de Constantinopla que define a Divindade dogmática do Espírito Santo (entidade que tanto diz á nossa festa dos Tabuleiros!).
Depois renuncia à cátedra, para evitar disputas entre os pastores da igreja e retorna á vida contemplativa em Arianzo onde morre aos 61 anos de idade (390). Em época posterior , procedeu-se à distribui-ção de suas reliquias, sendo grande a sua veneração.



            


Integrando-se nas comemorações do IX Centenario da criação da Ordem do Templo , históricamente desaparecida no sec XIV, mas cuja obra permanece no material e no espiritual, haverá uma visita comentada ás inscrições pétreas desta igreja panteão templário e uma narrativa acerca do enterro do Mestre, além de um oficio adequado ao momento.

Organizado por Templ'Anima -Associação Cultural de Tomar, com a colaboração da Camara Municipal, Vigararia de Tomar e Patriarcado de Lisboa.


Uma Oportunidade Ùnica ! Apenas este dia 13 , das 10 às 18 horas!
ENTRADA LIVRE




No comments: