20.10.19

Caesari quod est Caesaris !

 
 

A propósito de alguma informação impressa ...recente e menos recente :

Faz neste Outubro exatamente 7 anos que se reuniram em Troyes os maiores especialistas mundiais sobre a temática templaria e que continuam a ser os mesmos...(Alain Demeurger, Simonetta Cerrini,etc) ou seja historiadores , não experts neo-templarios , de medalhas ao peito, para serem vistos...

Entretanto surgiu no jornal Cidade de Tomar , em boa hora , há dias , tb este mês, o anuncio da saída de uma serie de artigos mensais sobre a rota Templária . O primeiro foi sobre a génese da rota . O que tem para já o condão de pôr os pontos nos is sobre informações erradas divulgadas dentro e fora de portas!
Assim á cerca de ano e meio / 2 anos surgiu uma entrevista publicada num jornal francês a um elemento da “Caminhos de História “ … -É bom divulgar Tomar e torná-la visivel na Europa. Mas o seu a seu dono...ora o entrevistado cometeu algumas " imprecisões" importantes. Começando pelo principio: assim quando perguntado acerca de quando nascera a ideia da Rota Templaria Europeia ele afirmou que foi em 2011 que defendeu a ideia numa tese e a desenvolvera em seguida... quando é publico que já uns bons quatro anos antes a proposta surgira explicitamente na comunicação social tomarense (vide CT ,Julho,2007) !

 

Quanto ao facto da exposição de Troyes ter sido um evento capital ele afirma que se encontrou na época com diversas pessoas interessadas na Europa e começou a perceber que havia matéria para a Rota...na realidade quem esteve em Troyes em 2012 e fez os primeiros contactos foi a Templ'Anima , tendo intervido inclusive no Coloquio templario de Outubro desse ano, como se pode ver nas respetivas Actas entretanto publicadas !...O primeiro encontro real que essa pessoa teve com as pessoas decisivas de Troyes foi á entrada da ponte velha de Tomar, mais de um ano depois ...quando passeàvamos com o casal a mostrar Tomar...e ele se fez auto-apresentado !

 

  Entretanto o que ouvimos dizer na época (2012) ao entrevistado é que não encontrava grande interesse em Troyes do ponto de vista templário ( isto num encontro informal frente ao convento de N.Sª da Luz , promonvido pelo CEThomar ) ...e mais recentemente ou seja em 2016 , voltou de uma viagem a Italia (Expo de Milão ) com a ideia de que a Umbria (a que pertence Perugia) não estava interessada no tema templarios (afirmação que presenciámos numa reunião camararia por nós solicitada)...! Felizmente teve o bom senso (por uma vez ) de lá não aparecer há um ano (Outubro , 2018, na Assembleia de Perugia) ...senão o tinhamos aí desmascarado frente aos da Casa ...pq estivemos lá – sendo do CC - embora do nosso bolso (mais uma vez ) ...e fomos nós que sózinhos lutámos durante mais de um ano para reganhar o link perdido com Perugia !...
 
 


Realmente o sr. F... da Caminhos (de história?)...é um consultor out a esta temática ...Ele que se deixe de pancadinhas nas costas , tipo judas e se abstenha de disparates enquanto guia ...definitivamente não temos pachorra para estes senhor e outros “canários” do estilo ! ...Vade Retro !


No comments: