10.11.19

Madalena Apóstola !

              
Quem foi S.Maria Madalena ?

Nascida em Magdala, cidade piscatória da  costa ocidental do Mar da Galileia, teria cerca de 20 anos quando conheceu Jesus , que ronda os 25 , segundo Bruce Chilton (prof.Religião,Univ,Yale,2006). Seria de familia abastada ,por sua independência e bens com que auxiliou os apóstolos.(Lucas, 8,3). E foi uma das discípulas mais  amadas do “rabi” Jesus , acompanhando-o para todo o lado : é citada nos 4 evangelhos como uma das que ficam fiéis a Jesus até o fim, aos pés da cruz (Mt 27,56; Mc 15,40; Lc 24,10 e Jo 19,20). sendo a 1ª testemunha da Ressurreição. “Uma mulher conhecida por ter amado Cristo e por ter sido muito amada por Cristo” (papa Francisco).
Ela teria tido um papel muito importante nos primeiros anos do cristianismo, algo semelhante ao de Pedro - . uma mulher à frente de seu tempo, que desafia a sociedade patriarcal da época, O teólogo Hipólito de Roma (170-236). a apelidou de Apóstola dos apóstolos".

A identidade de Maria Madalena,contudo — ao longo dos séculos — confundiu-se com a da pecadora anônima, mulher que lavou, ungiu e secou com os cabelos ,os pés de Jesus na casa de Simão, o fariseu (no Evangelho de Lucas 7.37-38) — e também foi identificada com Maria de Betânia, irmã de Marta e de Lázaro", que no Evangelho de Mateus(26.6-13), unge também a cabeça de Jesus com um valioso perfume de nardo.
Devido principalmente às homilias de São Gregório Magno generalizou-se a ideia de que as três mulheres eram uma só pessoa. Particularmente na homilia 33 o papa Gregório em setembro 591 junta todas numa só personalidade. A pecadora da casa de Simao fariseu, a Maria de Betania e a de Magdala possuida (acrescento a Marcos , que foi “copiado” depois por Lucas , como vimos em post anterior).

A Legenda Aurea no sec XIII vai fixar a estória e biografia da santa , a partir das homilias de Gregorio......
--- Mas não existe razão na Bíblia para acreditar que eram todas a mesma pessoa. Maria Madalena não era a única mulher que seguia Jesus (eram pelo menos 7)...Salomé, Joana, 3 Marias, Marta , Suzana .


Este era o fundo da questão ainda na época quinhentista , em pleno concilio de Trento : uma ou mais Marias ?...e a discussão prolonga-se ..mesmo na sociedade portuguesa (vide soneto de Sá de Miranda )..
..
Mas a moderna exegese desmente essa identificação. Nas últimas décadas, esta imagem foi revisada pela Igreja. No seguimento do concilio Vaticano II , em 1969, os predicados "penitente" e "pecadora" foram excluídos da seção dedicada a ela no 'Breviário Romano'."Isto eliminou um estigma que havia sido acentuado por ocasião da ContraReforma, e do concilio de Trento. Ao todo vigorou uns 1.300 anos (desde 591 a 1969)...
João Paulo II em particular, destaca o especial papel de Maria de Magdala, como sendo a primeira testemunha que viu o ressuscitado, e a primeira mensageira que anunciou a ressurreição do Senhor aos apóstolos (cfr. Mulieris dignitatem, n. 16)”. Deste modo converteu-se em Evangelista .
Em 2016, papa Francisco transformou a data de Maria Madalena, 22 de julho, em festa litúrgica. De acordo com o Vaticano, a decisão foi tomada porque Francisco gostaria de "assinalar a relevância desta mulher que mostrou um grande amor por Cristo". Sempre a seu lado nos momentos mais criticos de sua vida. Ele voltou a enfatizar seu título de "apóstola dos apóstolos", apelando a um maior reconhecimento das mulheres na Igreja de hoje : “Na actualidade, quando a Igreja é chamada a reflectir mais profundamente sobre a dignidade da mulher, pareceu conveniente que o exemplo de Santa Maria Madalena fosse também proposto aos fiéis de uma forma mais adequada.


A representação iconográfica de Maria Madalena

-O estigma que pairou sobre Madalena , manifestou-se, inclusive, ao nível da sua iconografia, De um modo geral, Santa Maria Madalena aparece representada com o atributo mais conhecido do pote dos óleos com que terá ungido Jesus, como se poderá ver olhando a nossa Madalena da capela gualdínica , com o pote ou vaso de perfume aos pés...

. A relevância da imagem existente na Igreja Matriz de Montalvão
Mas o principal atributo da imagem de Montalvão, de Santa Maria Madalena, é o livro de Evangelhos exibido na mão esquerda, ilustrativo da sua condição de “ de “Apóstola dos Apóstolos”, segundo a já mencionada denominação . Trata-se, de uma raridade, apenas com paralelo, com uma escultura em pedra eventualmente quinhentista e da oficina de Coimbra, existente no museu Machado de Castro, de autor anónimo.
O principal detalhe é a apresentação do livro em si mesmo, em detrimento do pote de perfume.
Assim constata-se a existência em paralelo temporal das 2 versões . A do frasco de perfume e a do livro...mas com predominância esmagadora , no que se conhece de obras, da versão da pecadora...reflectindo as mentalidades da época...
Na imagem de Montalvão , embora dissimulado à frente, também apresenta a cabeça semi-coberta pelo manto, contrariando assim a imagem dos cabelos soltos e a descoberto da mulher pecadora , habitualmente presente o na pintura respetiva de época.
Relevante, em termos, eventualmente, de datação da imagem, as vestes da imagem de Montalvão são rematadas na zona do pescoço, com mais visibilidade, e nos punhos, com uma gola ou rufo encanudado ao estilo da época renascentista (séc. XV e XVI). Tb como detalhe a forma velada de escrever o nome da santa apenas com as iniciais...

- Os primórdios do culto a Santa Maria Madalena, em Montalvão,
No levantamento paroquial realizado por Frei António Nunes de Mendonça (vigario de Montalvão, 1758) é mencionado um altar dedicado a Santa Maria Madalena, presumivelmente existente na desaparecida capela dedicada a São Marcos, de onde a imagem mostrada na Igreja Matriz,(datada de epoca medieva, fins do sec XIII) poderá ser originária.
..Como assinalável coincidência o facto da imagem de Madalena repousar entre colunas salomónicas, em seu nicho junto ao altar mor ...sendo que o último Mestre da Ordem do Templo de Salomão (D. Frei Vasco Fernandes ,depois comendador de Montalvão, onde viveu os últimos anos de vida, após a extinção da Ordem Templária ) tb terá sido sepultado bem perto no altar mor , segundo a tradição...

Também no concelho de Tomar -há uma freguesia de Madalena ...exatamente onde havia uma comenda templária : Cem Soldos... ..




Mas olhando de novo e pedagógicamente para a nossa Madalena de S.Maria de Tomar na capela gualdínica vejamos um pormenor ou detalhe intrigante...um sinal ou mensagem velada eventualmente aqui deixada talvez pelo último templario perseguido (daqueles- dos velhos- referidos como pastores furtivos da Mata in Lusitânia Tansformada)...talvez o que assinou DP (Diogo Pires?) nos frescos dos primeiros claustro conventuais (Henriquinos)  conseguiu deixar  nesse mesmo sec XVI  ,no Panteão dos Mestres,  a sua  mensagem  secreta nas mãos  de S. Madalena de mãos  postas, significativamente  colocada na capela templaria …Se repararem olhando de baixo mas com sentido elevado verão o sinal: as suas mãos desenham uma fechadura-sinal da chave …ali colocado disfarçadamente e só visível  de certo angulo …
Hoje com a reunião das 2 imagens de Madalena cumpre-se a Mensagem!
Madalena é a chave ...entre o Alfa e o Omega !
É através dela que se refaz uma ligação perdida (há muito) entre terras templarias, todas comendas de uma mesma Ordem ...a do templo ! Com a sdua vinda a Tomar , assim se unem Tomar e Montalvão, a terra do primeiro mestre aqui sepulto , Gualdim Pais, com a terra do ultimo mestre, Vasco Fernandes ali sepulto! O alfa e o omega em terra portuguesa...assim se refaz e pratica a Rota templaria actual...
Madalena, ela , é o veiculo dessa união/ transformação em que ela propria se transforma , na imagem iconográfica, através de seus atributos : Do Vaso da pecadora ao Livro da Apóstola ! A Nova Madalena ! Hoje redignificada pelo Vaticano !

Tb a pintura de Pietro Perugino (da região templária de Perúgia/ Italia ) nos revela a mulher pura e santa ---a vera Madalena Apóstola !


Afinal Madalena está  unida  à  filosofia templaria desde o ano de seu nascimento…(o mesmo ano da criação do portal de S.Maria Madalena de Vezelay ) de onde S.Bernardo pregará a 2ª Cruzada (a que estará presente Gualdim) .

Recordemos que S.Bernardo chama a cavalaria templaria “ à obediência do castelo de Maria(Madalena) e Marta “ ou seja : os freis cavaleiros devem fazer seu serviço cortez a esta "noiva espiritual  " ---aquela conhecida também pela “outra Maria”, que para os Templários simbolizou a discípula que ama o mestre acima de tudo, a testemunha da Sua Ressurreição, e a portadora da Boa Nova!

 Naqueles tempos em que a cavalaria tratava a Mulher por igual …o tempo dos romances  de Amadis e Oreana ,  na tradição arturiana e céltica  presente na Galia de Chartres  sendo S.Bernardo um dos ultimos avatares dessa época . .Depois  sobreveio a morte dos ideais cavaleirescos , com o Renascimento enquanto contrario à ordem antiga  onde a mulher perde estatuto --resíduos de uma velha  iniciação matriarcal…a que se seguiu  o banimento oficial das mulheres  co-celebrantes rituais  até hoje..  

Madalena exige hoje um novo olhar! Para crentes ou não crentes !

(Obsv : Na parte iconográfica contem informações locais , dadas por Luis Gonçalves Gomes , de Montalvão).

No comments: