23.11.19

Templ'Anima-Associação Cultural. Breve análise actividade 2019






Para além da presença  permanente a nivel das redes sociais , com  artigos ,  comentários e fotos documentais , há um conjunto de destaques práticos que consubstanciam  uma intervenção concreta na realidade envolvente e colectiva referente a  Tomar , sendo nós uma organização registada oficialmente e com objetivos estatutários de animação cultural e valorização patrimonial local.

1—O principio aconteceu a 22 fevereiro com um jantar templário na Casa do Concelho de Tomar ,para o qual elaborámos o cartaz online e definimos a ementa rigorosamente à época ,(com origem em livros de receitas dos sec XIII/ XIV de toda a Europa), trouxemos os adereços, ou seja os trinchos de madeira, as facas, as rodelas largas de pão que serviam de prato e as capas brancas dos convivas (cerca de 90) , e a animação de época : as estórias e a definição dos intermezos, para os quais contámos com a colaboração de um par de musicos medievos (os Recanto) e elementos da Thomar Honoris , 2 para demonstrações de luta à espada e dois para fazer guarda à Rainha na mesa real escolhida por nós.  












2- A  18 março – evocámos a morte do último mestre templario Jacques de Molay , na igreja de S.Maria dos Olivais , com o ritual proprio de aniversario de frei da Ordem ou seja : um pano preto no chão com velas aos cantos e uma cruz ao centro (na capela gualdinica ) e uma velada de armas junto à lapide de Gomes Ramires (do lado contrário), o nosso mestre heroi caído em Navas de Tolosa 1212.Tivemos cobertura televisiva que passou no Telejornal em horario nobre.








3- No segundo trimestre : dedicámo-nos a fazer apoio a causas e pessoas , defesa do bem estar animal , divulgação e desenvolvimento de projectos. Destaque para o apoio ao lançamento de um novo serviço de tatuagens , o primeiro além da ponte, com logo referente às origens templárias do burgo. Serviço que no entanto foi afectado pela concorrência na Corredoura e a sua divulgação boicotada por um administrador de grupo FB tomarense , que embora sendo da área da arquitetura, considera as diversas artes de "primeira" e de "segunda"  (excepto a do seu “amigo” da Corredoura... isto considerando as frases trocadas entre si! ).








Referência tb para um projecto em que nos envolvemos , de divulgação da tradição da festa dos Tabuleiros , além -fronteiras ;  projecto que iniciámos atempadamente logo no inicio do ano com uma reunião na respectiva sede (Vieira Guimarâes) e para o qual conseguimos a efectiva disponibilidade em salas , datas e interesse por parte de França (aproveitando os contactos que temos em Troyes/Rota ). No entanto a um mês do aprazado (inicio de junho) os parceiros de iniciativa recuaram por alegada falta de suporte financeiro (?), apesar da redução de custos da delegação para apenas 3.ooo (três mil) euros ! ( que contemplava um fim de semana e 4 pessoas ), evitando tb o recurso a patrocinadores por nós sugeridos... Mais tarde no entanto foram fazer um desfile extra de dezenas de crianças com tabuleiros a Lisboa , com apoio da Casa do Concelho (enfim, critérios ! ).






4- Neste quarto trimestre assinalamos o 13 outubro...uma data templária duplamente evocativa : da morte do fundador de Tomar e da “morte” da Ordem do Templo ..Nas vésperas ou mais precisamente no dia 10 saiu o primeiro artigo sobre a Rota Templaria Europeia no jornal semanal Cidade de Tomar , escrito pela Templ'Anima (pelo seu elemento da Comissão Científica da Rota ) fazendo o historial da gènese da Rota ou seja como tudo realmente começou para além dos esquecimentos ou névoas da memória.






E no próprio dia 13 , domingo, e por um único dia,   trouxémos a Tomar (com a segurança máxima)  -desde a Sé de Lisboa - à igreja de Sta Maria dos Olivais ,o famoso relicário em prata dourada Mão de S.Gregorio Nazianzeno , trazido por Gualdim Pais da Terra Santa .
Esteve exposto na capela gualdínica , com separadores do publico. À tarde houve uma leitura evocativa para os presentes do que teria sido o enterro processional do Mestre desde o castelo até esta igreja , com boa audiência de público , que aplaudiu no final.

            

                   



                     




Finalmente e um mês depois desta visita , nos dias 15 a 17 novembro , tivemos uma convidada especial na capela gualdínica : Maria Madalena Apóstola !...com seu livro como atributo (raro) e mui “à la page “ com as últimas posições do Vaticano, que riscou do Breviário as palavras pecadora e penitente, a ela referentes, baseado nas ultimas leituras exegéticas feitas aos Evangelhos. Esta imagem vinda de Montalvão/Nisa , terra templária, onde está sepulto o último mestre português Vasco Fernandes, foi assim veículo e pretexto para um vinculo de união efectivo com Tomar , a sede templaria, onde está sepulto o primeiro mestre português Gualdim Pais . Unindo-se assim o Alfa e o Omega neste mesmo espaço: a capela gualdinica!



Ocasião tb para lembrar à Câmara de Tomar que deve integrar Montalvão na sua Comissão de Acompanhamento da Rota Templaria, onde aguardam inscrição desde há 2 anos !  


















Este pequeno balanço serve de reflexão interna e externa , para a nossa AG anual (de dezembro) , onde debateremos em sequência tb projetos para o ano : expo(s) e um novo livro. 


No comments: