10.1.14

. Rota Tagana dos Templários






Esta é uma Rota  Templária  seguindo as margens do rio Tejo,   entre  a  região da  Grande Lisboa  e a  zona de Santarém , ou seja o percurso das conquistas aos mouros no sec XII.






Sintra


Começamos em Sintra. Os Templários tiveram umas boas casas em Sintra, desde 1154 ,  proximas do paço real,  com sede nas Murtas, tendo ocupado todo o espaço onde hoje se encontra o Hotel Central e o Café Paris,  e tb no arrabalde ou  Almosquer , tudo integrado na comenda  de Santa Maria de Sintra  .Vide cruzes templarias junto a umas escadarias.  Descendo quatro pisos no Café Paris e uns bons oito metros abaixo do nível do solo, depara-se com uma sala em abóbada de berço suportada por colunas delgadas e ao fundo uma galeria subterrânea que parte em direcção ao Palácio Real…Visite-o e coma depois  a  queijada medieval que servia de pagamento de foros ao Templo no sec XIII … Saia pela IC19.


                                Carnide


Carnide- Veja estelas templarias na igreja de S.Lourenço de Carnide



Odivelas

Odivelas- Veja lapides templarias e arca tumular com jacente de  D.Dinis na igreja local.




                                    Loures


Igreja Matriz de Loures--  de Sta. Maria de Loures)  Séc. XVI, construído sobre as ruínas de uma capela templária do Séc. XIII consagrada a Sta.Maria de Loires,  Frente à porta principal está uma sepultura de um Cavaleiro Templário, provavelmente pessoa de importância dado que na pedra da sepultura aparece um abacus.  Sta. Maria de Loures foi designada a 28ª Comenda da Ordem do Templo



                 Vila Franca de Xira


Comenda de Vila Franca (Passagem). D.Froila Hermiges  viuva e irmã no Templo de Fonte Arcada(Penafiel) doa aos Templarios Vila Franca de  Xira  e terras em redor  em 1228. .  Capital desde 2004 de vilas francas da Europa


                             Alenquer

Alenquer- Colegiada da igreja S.Estevão do sec XII , possivelmente templaria
Vide convento franciscano…de onde irradiou a festa do Espirito Santo Imperador...



                            Rio Maior


Rio Maior- únicas Minas de sal gema –talhos de agua salgada  extraida de um poço na rocha…Desde 1177 a Ordem do  Templo tinha  1/5 da produção de sal . Vide escritura comercial em tabuas de madeira   ao modo medieval . na taberna local , com  sinais inscritos  de - deve e haver- dos copos de vinho dos talhadores…pagos em sal (troca em géneros).




                                       Santarém

Santarem- Vide Igreja de S.Maria da  Alcáçova – antiga sede templaria- onde é visivel uma lapide de 2 mestres templarios anteriores a Gualdim e à sede de  Tomar. Ver   igreja hospitalaria de S.João de Alporão e  o jardim das Portas do Sol rodeado pelas muralhas.



No comments:

Post a Comment