Os frescos nas paredes da igreja templaria de San Bevignate em Perugia
(Italia) estao entre os mais antigos da historia de arte sobreviventes dos mais significativos do sec XIII da arte templaria
na Europa ,como mostraremos a seguir!.
Vem isto a proposito da hipotese aventada de nao contar com Perugia para o
arranque da Rota templaria ...pq nao dao resposta a contatos feitos! Mas quais
contatos ?! Acontece simplesmente que um
elemento da “Caminhos de Historia” de
visita a Italia enveredou por caminhos dispares ... e foi contatar a regiao de
turismo da Umbria em vez de contatar a Camara de Perugia diretamente...( e’
mais ou menos o mesmo do que vir ca um estrangeiro e ir a Santarem
-capital do distrito- para falar acerca
de Tomar... ja estao a ver o filme...) e depois estranham a demora...para alem
do facto conhecido que nem sempre ou muitas vezes as estrategias e/ou prioridades das camaras e das regioes de Turismo
nao serem bem as mesmas ! Ora ate aqui os contactos sempre foram iniciados
entre cidades com patrimonio templario e nao com regioes de Turismo e mais a camara de Perugia
(atraves da sua vereadora da cultura e turismo) ja foi contactada o ano passado
e respondeu concreta e afirmativamente passados 15 dias ! E ja publicamos aqui no blog ,ha meses,
extractos dessa carta resposta para a Camara de Tomar (com copia a no’s que
tinhamos formalizado o contato) ! Objectivamente aquele senhor da Caminhos anda
portanto a fazer trabalho paralelo (e que ja foi feito) gerador de confusao e
impasses...E nao pode alegar desconhecimento: ele e’ um dos seguidores do nosso
blog (esta la clandestino sem foto , mas aparece o nome quando se clica sobre a sombra)...Enfim
sabemos que em geral gosta de aparecer a frente na fotografia ...mas ele ha
tanto por fazer...va pois fazer o que ainda nao foi feito... como naquela cancao conhecida ! (Sem esquecer que fomos no’s
que lhe emprestamos uma duzia de capas templarias para ir a Ponferrada a
primeira vez e foi ao nosso almoco templario em Santa Maria a quando dos 850
anos de Tomar e agora anda a cuspir no prato...de pao...falando contra o comer
com as maos...mas era assim que se comia nesse tempo...ele que va a Santa Maria
da Feira (como nos la fomos ha ja 16 anos) a aprender alguma coisa !
Mas deixemos as sombras e passemos a’ luz : admiremos a beleza dos frescos
de San Bevignate e a sua historia!
Havia
um oratório dedicado a S. Jeronimo neste lugar em 1243 que parece ter sido ` usado por eremitas anteriormente.
Os cavaleiros
Templarios iniciaram a construção da igreja
e o mosteiro adjacente sob a liderança de Bonvicino de Assis, que era camareiro
na corte papal.
O Irmão Bonvicino e os
Templários ficaram associados com os esforços do município para garantir a
canonização do ermita "St"
Bevignate no século XIII. , nomeadamente
quando William de Beaujeu, Mestre
do Templo estava na corte do Papa portugues João XXI em Viterbo em 1277, e a
cidade de Perugia enviou um embaixador
lá para pressionar o assunto. A nova igreja no entanto, foi consagrada a "St" Bevignate em 1283 mesmo sem a
canonizacao estar resolvida, . pq era muito amado pelo povo localmente.
San Bevignate tornou-se o estabelecimento templario mais importante na região central da Itália. Um grande complexo monástico que originalmente se estendia em retângulo em torno da igreja a’ cabeca. No entanto, a ala à direita da igreja e parte de trás foram posteriormente demolidas, restando a parte a sul .
Quando os Templários foram
acusados de heresia em 1307 San
Bevignate (como muitos de seus pertences) Passaram a Ordem do Hospital de São João de Jerusalém.
A igreja, que foi recentemente intervencionada em 2007-8, opera agora como um museu , frequentado nomeadamente pelas escolas secundarias da regiao com apoio informatico do “Visitablet” em percurso tematico de 2 horas.
A igreja, que foi recentemente intervencionada em 2007-8, opera agora como um museu , frequentado nomeadamente pelas escolas secundarias da regiao com apoio informatico do “Visitablet” em percurso tematico de 2 horas.
A fachada: tem um portal de travertino adorável, com detalhe interessante em particular sobre o lado direito, e uma janela acima.
Os enormes pilares quadrados ao longo dos lados da igreja são semelhantes aos da vizinha Santa Maria di Monteluce.
.
Interiormente a igreja: tem um plano
retangular com um arco triunfal que se abre para a abside quadrada elevada . A
única nave é dividida em duas áreas, pelas colunas que sustentam o tecto
abobadado.
O interior sóbrio da igreja tem grandes semelhanças com as capelas
construídas pelos Templários na Terra Santa. A abside contem motivos arquitetônicos Templários
típicos, como acima a cruz da ordem de
bracos iguais arredondados e as estrelas
(tb presentes na Charola de Tomar, ainda visiveis na platibanda ). As obras pintadas
incluem uma batalha entre Templários e muçulmanos, a lenda de San Bevignate e outros
afrescos do século XIII.
Afrescos (década de 1260) sobre a parede do altar, na abside ao fundo.
Ladeando a janela em dois registros:
No registo superior reconhece-se a Virgem e o menino com os anjos, à esquerda;
No registo superior reconhece-se a Virgem e o menino com os anjos, à esquerda;
Na parte inferior registam-se os símbolos dos 4 Evangelistas de um lado e outro da janela. O símbolo de São Lucas sobre a esquerda está parcialmente obscurecido por um afresco (1280) de S. Paulo..
Atras do altar a Crucificacao ao centro...
com a Virgem e São João Evangelista.
Abaixo a dextra ve-se uma cena da vida de "St" Bevignate com o bispo de Perugia ,com inscricao referente.
Abaixo a dextra ve-se uma cena da vida de "St" Bevignate com o bispo de Perugia ,com inscricao referente.
Na parede esquerda da abside figura-se a Última Ceia de Cristo e São João
Evangelista (que tem sua cabeça colocada no ombro do Cristo carinhosamente).
Na parede direita do Apse retrata-se o Juizo
Final . Cristo é entronizado no centro cercado por anjos .
Afrescos (final do século XIII) na Contra-fachada:
Por cima a aguia segurando um grande livro... sobre um barco de peregrinos destinado a Terra Santa.
Afrescos (final do século XIII) na Contra-fachada:
Por cima a aguia segurando um grande livro... sobre um barco de peregrinos destinado a Terra Santa.
A
meio uma curiosa cena em que um leao eleva uma pata em direcao a um grupo
de monges de branco que estão num alpendre. (O monge líder pode representar S.
Jeronimo, que ficou famoso por remover um espinho da pata de um leão).
O friso abaixo descreve as cenas de uma batalha entre os Templários e um
exército sarraceno, possivelmente a batalha de Nablus (1242).
Do Inventario de Arte da Igreja fazia parte ainda o Triptico denominado de Marzolini
(circa 1275) hoje presente na Galeria Nacional de Perugia, provavelmente apreendido em 1307, quando os Templários foram
acusados de heresia e encontrado
posteriormente no convento franciscano de Sant 'Agnese.
O tríptico retrata:- A Virgem e o Menino no painel central;
- Cenas da vida de Cristo na esquerda; e
- Cenas da Paixão à direita.
A prova de que os Templários encomendaram o trabalho é evidenciada por uma toalha do altar na cena da Apresentação no Templo (no meio do painel esquerdo), que é decorada com a cruz vermelha distintiva da Ordem.
O tríptico retrata:- A Virgem e o Menino no painel central;
- Cenas da vida de Cristo na esquerda; e
- Cenas da Paixão à direita.
A prova de que os Templários encomendaram o trabalho é evidenciada por uma toalha do altar na cena da Apresentação no Templo (no meio do painel esquerdo), que é decorada com a cruz vermelha distintiva da Ordem.
O relatório de CorradoFratini ao encontro de estudos
sobre o tema "A presença templária no território Arnate" (a 8 de
junho de 2013) afirma a proposito:
O estudo mais completo sobre a decoração da igreja remonta a 1987, e deve-se a Pedro Scarpellini.
O Edifício Templário, dedicado aos Santos Jerônimo e Bevignate foi iniciado em 1256 e os trabalhos deviam estar em bom ritmo em outubro de 1262, quando Bonvicino fez pedido aos conegos da Catedral de “quondam marmoreum emptor”.
As características estilísticas das pinturas levam a colocá-las em relação com outros trabalhos presentes em Perugia e arredores, na igreja de Santo Apolinário e em sanPróspero, onde pode-se observar um ciclo muito alargado, datado de 1225 e assinado por Bonamico para os quais Scarpellinicunhou a correcta definição de " SermoRustìcus: " uma linguagem extremamente simplificada, fortemente didascalica, de execução rápida, cursivo mas de grande eficácia comunicativa " embora em sanBevignate " o nível artístico aparece sem dúvida superior ao de sanPróspero ".
O Complexo Projeto Iconográfico foi realizado em tempos muito restritos e apresenta unitariedade no programa e nas normas de execução, ao ponto que se pode tratar de uma única maestria, dentro da qual agiam três mãos diferentes, batizadas convencionalmente:
- Primeiro Mestre,
- segundo mestre e
- terceiro mestre de sanBevignate;
Uma maestria que utilizava a mesma técnica de afresco:
- a paleta preto, vermelho, amarelo e cinza em linhas rápidas,
- cores mais densos ou mais líquidos para as novas versões
- forte destaque ao branco de cal.
Considerando as relações com os afrescos de sanPróspero e de Santo Apolinário, pode-se razoavelmente acreditar que a linguagem expressa em sanBevignate seja peculiar de Perugia, mesmo tendo em conta o facto de que, em outros centros da Umbria, verificam-se, nos anos 1260-1270, indicados por Scarpellini como os extremos cronológicos da empresa, caractereisticas estilísticas bem diferentes (como, por exemplo, em Spoleto, Bemposta, Assis, Orvieto e Gubbio). Nesta base, é razoável pensar que os três mestres fossem do lugar ou de qualquer maneira lá fortemente enraizados.
- O primeiro mestre de San Bevignate a quem cabe a obra realizada no interior , é aquele que mostra a cultura mais arcaizante, embora estimulado por novas referências iconográficos, provavelmente fornecidas pelos adquirentes, torna-se o intérprete de um grafismo "agudamente descritivo", o que continuará a ser um traço característico da pintura e miniatura dos próximos anos. Uma linguagem que continuará a emergir de forma mais ou menos óbvio para todo o Trezentos.
- O segundo mestre de San Bevignate, é sem dúvida o menos dotado dos três, cuidadoso nas partes decorativas, quando deve exprimir-se em cenas de movimento resulta desajeitado, como se pode ver pela cena de batalha na contrafachada pensada como uma imagem estática '.
O terceiro mestre de San Bevignate, é definitivamente o mais dotado do grupo. Distingue-se dos outros por uma mais livre e sedutora maneira de desenhar e pintar, um estilo de certa forma impressionista [...] É claro que ele também tinha debaixo de olho vários livros (talvez fosse um ilustrador); É evidente que a sua cultura plástica apoia-se também no conhecimento de um grande repertório, em que são frequentes as referências ao mundo paleocristão, romano ou de Ravena, e onde se refletem ainda ideias provenientes do naturalismo antigo.
Deve ser dito que daí a pouco em Perugia iria cair uma lufada de novidades quase chocantes provenientes de Assis ou do Oriente:
Os quadros pintados pelo mestre de San Francesco - onde elementos bizantinos se fundem com traços da cultura transalpina - é em particular a cruz destinada a San Francisco datada de 1272. E ainda o lindo tríptico (tabernáculo) Marzolini , em que se aproveita o trazido da chamada "Línguagem Franca" nascida no compósito mundo das cruzadas. Uma obra que Scarpellini aventava destinada precisamente ao altar maior de San Bevignate, sobre o qual, aliás, não se têm certezas.
O estudo mais completo sobre a decoração da igreja remonta a 1987, e deve-se a Pedro Scarpellini.
O Edifício Templário, dedicado aos Santos Jerônimo e Bevignate foi iniciado em 1256 e os trabalhos deviam estar em bom ritmo em outubro de 1262, quando Bonvicino fez pedido aos conegos da Catedral de “quondam marmoreum emptor”.
As características estilísticas das pinturas levam a colocá-las em relação com outros trabalhos presentes em Perugia e arredores, na igreja de Santo Apolinário e em sanPróspero, onde pode-se observar um ciclo muito alargado, datado de 1225 e assinado por Bonamico para os quais Scarpellinicunhou a correcta definição de " SermoRustìcus: " uma linguagem extremamente simplificada, fortemente didascalica, de execução rápida, cursivo mas de grande eficácia comunicativa " embora em sanBevignate " o nível artístico aparece sem dúvida superior ao de sanPróspero ".
O Complexo Projeto Iconográfico foi realizado em tempos muito restritos e apresenta unitariedade no programa e nas normas de execução, ao ponto que se pode tratar de uma única maestria, dentro da qual agiam três mãos diferentes, batizadas convencionalmente:
- Primeiro Mestre,
- segundo mestre e
- terceiro mestre de sanBevignate;
Uma maestria que utilizava a mesma técnica de afresco:
- a paleta preto, vermelho, amarelo e cinza em linhas rápidas,
- cores mais densos ou mais líquidos para as novas versões
- forte destaque ao branco de cal.
Considerando as relações com os afrescos de sanPróspero e de Santo Apolinário, pode-se razoavelmente acreditar que a linguagem expressa em sanBevignate seja peculiar de Perugia, mesmo tendo em conta o facto de que, em outros centros da Umbria, verificam-se, nos anos 1260-1270, indicados por Scarpellini como os extremos cronológicos da empresa, caractereisticas estilísticas bem diferentes (como, por exemplo, em Spoleto, Bemposta, Assis, Orvieto e Gubbio). Nesta base, é razoável pensar que os três mestres fossem do lugar ou de qualquer maneira lá fortemente enraizados.
- O primeiro mestre de San Bevignate a quem cabe a obra realizada no interior , é aquele que mostra a cultura mais arcaizante, embora estimulado por novas referências iconográficos, provavelmente fornecidas pelos adquirentes, torna-se o intérprete de um grafismo "agudamente descritivo", o que continuará a ser um traço característico da pintura e miniatura dos próximos anos. Uma linguagem que continuará a emergir de forma mais ou menos óbvio para todo o Trezentos.
- O segundo mestre de San Bevignate, é sem dúvida o menos dotado dos três, cuidadoso nas partes decorativas, quando deve exprimir-se em cenas de movimento resulta desajeitado, como se pode ver pela cena de batalha na contrafachada pensada como uma imagem estática '.
O terceiro mestre de San Bevignate, é definitivamente o mais dotado do grupo. Distingue-se dos outros por uma mais livre e sedutora maneira de desenhar e pintar, um estilo de certa forma impressionista [...] É claro que ele também tinha debaixo de olho vários livros (talvez fosse um ilustrador); É evidente que a sua cultura plástica apoia-se também no conhecimento de um grande repertório, em que são frequentes as referências ao mundo paleocristão, romano ou de Ravena, e onde se refletem ainda ideias provenientes do naturalismo antigo.
Deve ser dito que daí a pouco em Perugia iria cair uma lufada de novidades quase chocantes provenientes de Assis ou do Oriente:
Os quadros pintados pelo mestre de San Francesco - onde elementos bizantinos se fundem com traços da cultura transalpina - é em particular a cruz destinada a San Francisco datada de 1272. E ainda o lindo tríptico (tabernáculo) Marzolini , em que se aproveita o trazido da chamada "Línguagem Franca" nascida no compósito mundo das cruzadas. Uma obra que Scarpellini aventava destinada precisamente ao altar maior de San Bevignate, sobre o qual, aliás, não se têm certezas.
Segundo Pedro
Scarpellini estes frescos são considerados
pela crítica europeia , como
exemplos demasiado pequenos e demasiado informe para afetar de alguma
forma, a história da arte. Mas também é verdade que este julgamento deve
ser revisto à luz de uma nova atenção
para o
"Sermorusticus", ou seja, uma linguagem sintética,
essencialmente gráfica, presente com evidencia em alguns traços fundamentais das
imagens. (Traduzido do
Italiano)
Em
conclusao : A’ luz da actual importancia
que se confere aos frescos templarios de S.Bevignate- ha pouco ainda tb
estudados na sua vertente simbolica e espiritual pela conhecida historiadora Simonetta Cerrini ,
o melhor e’ colocar rapidamente em contato
a camara de Perugia (atraves da sua vereadora da cultura e turismo) com
Mr. Puydebat ,o tecnico da CE que centraliza o processo da candidatura da Rota
Templaria, para que este recolha as informacoes
necessarias ao dossier.
Quebrando o impasse, vamos assim finalizar
aquilo que iniciamos...
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