Quem
foi S.Maria Madalena ?
Nascida
em Magdala, cidade piscatória da costa ocidental do Mar da
Galileia, teria cerca de 20 anos quando conheceu Jesus ,
que ronda os 25 , segundo Bruce Chilton
(prof.Religião,Univ,Yale,2006). Seria de familia abastada ,por sua
independência e bens com que auxiliou os apóstolos.(Lucas, 8,3). E
foi uma das discípulas mais amadas do
“rabi” Jesus , acompanhando-o para todo o lado : é citada
nos 4 evangelhos como uma das que ficam fiéis a Jesus até o fim,
aos pés da cruz (Mt 27,56; Mc 15,40; Lc 24,10 e Jo 19,20). sendo a
1ª testemunha da Ressurreição. “Uma mulher conhecida por ter
amado Cristo e por ter sido muito amada por Cristo” (papa
Francisco).
Ela
teria tido um papel muito importante nos primeiros anos do
cristianismo, algo semelhante ao de Pedro - . uma mulher à frente de
seu tempo, que desafia a sociedade patriarcal da época, O teólogo
Hipólito de Roma (170-236). a apelidou de Apóstola dos
apóstolos".
A
identidade de Maria Madalena,contudo — ao longo dos séculos —
confundiu-se com a da pecadora anônima, mulher que lavou, ungiu e
secou com os cabelos ,os pés de Jesus na casa de Simão, o fariseu
(no Evangelho de Lucas 7.37-38) — e também foi identificada com
Maria de Betânia, irmã de Marta e de Lázaro", que no
Evangelho de Mateus(26.6-13), unge também a cabeça de Jesus com um
valioso perfume de nardo.
A
Legenda Aurea no sec XIII vai fixar a estória e biografia da santa ,
a partir das homilias de Gregorio......
---
Mas não existe razão na Bíblia para acreditar que eram todas a
mesma pessoa. Maria Madalena não era a única mulher que seguia
Jesus (eram pelo menos 7)...Salomé, Joana, 3 Marias, Marta , Suzana
.
Este
era o fundo da questão ainda na época quinhentista , em pleno
concilio de Trento : uma ou mais Marias ?...e a discussão
prolonga-se ..mesmo na sociedade portuguesa (vide soneto de Sá de
Miranda )..
..
Mas
a moderna exegese desmente essa identificação. Nas últimas
décadas, esta imagem foi revisada pela Igreja. No seguimento do concilio Vaticano II , em 1969, os
predicados "penitente" e "pecadora" foram
excluídos da seção dedicada a ela no 'Breviário Romano'."Isto
eliminou um estigma que havia sido acentuado por ocasião da
ContraReforma, e do concilio de Trento. Ao todo vigorou uns 1.300
anos (desde 591 a 1969)...
João
Paulo II em particular, destaca o especial papel de Maria de
Magdala, como sendo a primeira testemunha que viu o ressuscitado, e a
primeira mensageira que anunciou a ressurreição do Senhor aos
apóstolos (cfr. Mulieris dignitatem, n. 16)”. Deste modo
converteu-se em Evangelista .
Em
2016, papa Francisco transformou a data de Maria Madalena, 22 de
julho, em festa litúrgica. De acordo com o Vaticano, a decisão foi
tomada porque Francisco gostaria de "assinalar a relevância
desta mulher que mostrou um grande amor por Cristo". Sempre a
seu lado nos momentos mais criticos de sua vida. Ele voltou a
enfatizar seu título de "apóstola dos apóstolos",
apelando a um maior reconhecimento das mulheres na Igreja de hoje :
“Na actualidade, quando a Igreja é chamada a reflectir mais
profundamente sobre a dignidade da mulher, pareceu conveniente que o
exemplo de Santa Maria Madalena fosse também proposto aos fiéis de
uma forma mais adequada.
A
representação iconográfica de Maria Madalena
-O
estigma que pairou sobre Madalena , manifestou-se, inclusive, ao
nível da sua iconografia, De um modo geral, Santa Maria Madalena
aparece representada com o atributo mais conhecido do pote dos óleos
com que terá ungido Jesus, como se poderá ver olhando a nossa
Madalena da capela gualdínica , com o pote ou vaso de perfume aos
pés...
.
A relevância da imagem existente na Igreja Matriz de Montalvão
Mas o principal atributo da imagem
de Montalvão, de Santa Maria Madalena, é o livro de Evangelhos
exibido na mão esquerda, ilustrativo da sua condição de “ de
“Apóstola dos Apóstolos”, segundo a já mencionada denominação
. Trata-se, de uma raridade, apenas com paralelo, com uma escultura
em pedra eventualmente quinhentista e da oficina de Coimbra,
existente no museu Machado de Castro, de autor anónimo.
O
principal detalhe é a apresentação do livro em si mesmo, em
detrimento do pote de perfume.
Assim
constata-se a existência em paralelo temporal das 2 versões . A do
frasco de perfume e a do livro...mas com predominância esmagadora ,
no que se conhece de obras, da versão da pecadora...reflectindo as
mentalidades da época...
Na
imagem de Montalvão , embora dissimulado à frente, também
apresenta a cabeça semi-coberta pelo manto, contrariando assim a
imagem dos cabelos soltos e a descoberto da mulher pecadora ,
habitualmente presente o na pintura respetiva de época.
Relevante,
em termos, eventualmente, de datação da imagem, as vestes da imagem
de Montalvão são rematadas na zona do pescoço, com mais
visibilidade, e nos punhos, com uma gola ou rufo encanudado ao estilo
da época renascentista (séc. XV e XVI). Tb como detalhe a forma
velada de escrever o nome da santa apenas com as iniciais...
-
Os primórdios do culto a Santa Maria Madalena, em Montalvão,
No
levantamento paroquial realizado por Frei António Nunes de Mendonça
(vigario de Montalvão, 1758) é mencionado um altar dedicado a
Santa Maria Madalena, presumivelmente existente na desaparecida
capela dedicada a São Marcos, de onde a imagem mostrada na Igreja
Matriz,(datada de epoca medieva, fins do sec XIII) poderá ser
originária.
…
..Como assinalável coincidência o
facto da imagem de Madalena repousar entre colunas salomónicas, em
seu nicho junto ao altar mor ...sendo que o último Mestre da Ordem
do Templo de Salomão (D. Frei Vasco Fernandes ,depois comendador de
Montalvão, onde viveu os últimos anos de vida, após a extinção
da Ordem Templária ) tb terá sido sepultado bem perto no altar mor
, segundo a tradição...
Também
no concelho de Tomar -há uma freguesia de Madalena ...exatamente
onde havia uma comenda templária : Cem Soldos... ..
Mas
olhando de novo e pedagógicamente para a nossa Madalena de S.Maria
de Tomar na capela gualdínica vejamos um pormenor ou detalhe
intrigante...um sinal ou mensagem velada eventualmente aqui deixada
talvez pelo último templario perseguido (daqueles- dos velhos-
referidos como pastores furtivos da Mata in Lusitânia
Tansformada)...talvez o que assinou DP (Diogo Pires?) nos frescos dos
primeiros claustro conventuais (Henriquinos) conseguiu
deixar nesse mesmo sec XVI ,no Panteão dos
Mestres, a sua mensagem secreta nas mãos de
S. Madalena de mãos postas, significativamente colocada
na capela templaria …Se repararem olhando de baixo mas com sentido
elevado verão o sinal: as suas mãos desenham uma fechadura-sinal da
chave …ali colocado disfarçadamente e só visível de certo
angulo …
Hoje
com a reunião das 2 imagens de Madalena cumpre-se a Mensagem!
Madalena
é a chave ...entre o Alfa e o Omega !
É
através dela que se refaz uma ligação perdida (há muito) entre
terras templarias, todas comendas de uma mesma Ordem ...a do templo !
Com a sdua vinda a Tomar , assim se unem Tomar e Montalvão, a terra
do primeiro mestre aqui sepulto , Gualdim Pais, com a terra do ultimo
mestre, Vasco Fernandes ali sepulto! O alfa e o omega em terra
portuguesa...assim se refaz e pratica a Rota templaria actual...
Madalena,
ela , é o veiculo dessa união/ transformação em que ela propria
se transforma , na imagem iconográfica, através de seus atributos
: Do Vaso da pecadora ao Livro da Apóstola ! A Nova Madalena !
Hoje redignificada pelo Vaticano !
Tb
a pintura de Pietro Perugino (da região templária de Perúgia/
Italia ) nos revela a mulher pura e santa ---a vera Madalena
Apóstola !
Afinal
Madalena está unida à filosofia templaria desde
o ano de seu nascimento…(o mesmo ano da criação do portal de
S.Maria Madalena de Vezelay ) de onde S.Bernardo pregará a
2ª Cruzada (a que estará presente Gualdim) .
Recordemos
que S.Bernardo chama a cavalaria templaria “ à obediência do
castelo de Maria(Madalena) e Marta “ ou seja : os freis cavaleiros
devem fazer seu serviço cortez a esta "noiva espiritual "
---aquela conhecida também pela “outra Maria”, que para os
Templários simbolizou a discípula que ama o mestre acima de tudo, a
testemunha da Sua Ressurreição, e a portadora da Boa Nova!
Naqueles
tempos em que a cavalaria tratava a Mulher por igual …o tempo dos
romances de Amadis e Oreana , na tradição arturiana e
céltica presente na Galia de Chartres
sendo S.Bernardo um dos ultimos avatares dessa época .
.Depois sobreveio a morte dos ideais
cavaleirescos , com o Renascimento enquanto contrario à ordem
antiga onde a mulher perde estatuto --resíduos
de uma velha iniciação matriarcal…a que se seguiu o
banimento oficial das mulheres co-celebrantes rituais até
hoje..
Madalena
exige hoje um novo olhar! Para crentes ou não crentes !
(Obsv
: Na parte iconográfica contem informações locais , dadas por
Luis Gonçalves Gomes , de Montalvão).
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