18.1.07



Ao 3º dia milenar...Eles regressaram ao seu castelo!



Fazemos evocação histórico-templária em castelos e outros lugares ligados à presença daquela Ordem de monges guerreiros medieval. Enquanto co-herdeiros de um bem patrimonial e único- o Castelo Templário de Tomar- consideramos que o monumento não é apenas uma forma escultórica e pictórica, tem uma alma a mostrar...o espirito do lugar... o viver quotidiano dos monges-cavaleiros na sua época de fundação.

.Trata-se de uma animação específica ,ligada ao passado próprio desse monumento - em resultado de uma pesquisa exaustiva e consistente - envolvendo os interessados em participar com prazer na demanda de algo mais do que olhar a sua materialidade.


Quem somos : Associação Cultural homologada pelo DR nº 167 de 30/8/2006, em cuja Direcção pontuam competências específicas nas áreas de Historia,Animação e Cultura :
Joaquim Nunes-Carlos Trincão-João Patricio-Eduardo Jana -Sergio Veloso

Temos um acordo protocolar renovável com o IPPAR/Convento de Cristo para utilização dos espaços conventuais . Também apoios em divulgação da Cãmara de Tomar e Região Turismo Templários.
Somos Membro da Associação de Turismo de Lisboa.


A nossa sigla Templ’Anima , contem um duplo significado : primeiramente revelar a alma do Templo, o Espirito do lugar, a “fraternitas “ interior ; outrossim, conotando-se com animação templária para o exterior, corporizada em estrutura de produção de animação teatral, no contexto dos Misterios medievos.

 
O nosso Posicionamento : –baseia-se em que deve haver uma especificidade templaria e local na animação no espaço templario que é a nossa região: ou seja : por exemplo fazer  teatro que tenha a ver em exclusivo com a historia de nossos monumentos locais e não com outros quaisquer e ter por exemplo peças de merchandising diretamente ligadas a nossa cavalaria templaria e não a quaisquer cavaleiros genérico-medievais , para além de outros produtos que não se rotulem de templários apenas porque se apresentam cá mas que tenham a ver com essa tradição como por exemplo pratos templarios (à base de receitas históricas).


Objetivos-Trabalhar pela coesão da comunidade local, através de actividades de inserção social desenvolvendo iniciativas várias, tais como : criação e apoio à organização de grupos de teatro, assim como ateliers artesanais de merchandising tematico, criando sinergias com escolas e outras entidades. ajudando a romper o cerco socio-economico da região. , ..

Tomar, lugar central (a 14o km de Lisboa e a 30 de Fatima )…e cidade patrimonial, acumula em si todas as influencias histórico-culturais : moçárabes, francas, bizantinas, numa síntese construtora e artística dos séculos XII-XIII , nomeadamente a singular Rotunda templária,onde vale a pena subir para se iniciar nos mistérios, Integrando, uma região de permanente descoberta, mais ou menos preservada / paradisiaca, denominada Floresta Central (ou do San'graal - por leitura homofona, ao mesmo tempo simbolica e real : pois coincide com a área de influência dos cavaleiros templarios na sua demanda do Graal da paz cristã , descendo no sec. XII desde os campos de Coimbra, via Pombal, Ceras e Foz do Zezere ). Rio por onde corre o culto do Espirito Santo, inspirador da célebre Festa dos Tabuleiros !



[aaaaaaaaaa_html_mfcd5521.png]
O castelo templário - encerra em si todo o mistério/ , ligado á Ordem Salomónica - ; verdadeiro Centro mundial da eterna Demanda, atraindo imensos estudiosos (como relata Umberto Eco,num de seus livros)...
.A planta das muralhas , - foi importada de oriente,trazida pelo primeiro mestre templario,português e cruzado: D.Gualdim Pais, fundador deste burgo cristão de Thomar. Em 1160... O castelo apresenta 3 ordens de muralhas, como as 3 ordens sociais. A norte ,era a residencia dos nobres cavaleiros,com sua torre quadrangular de 3 niveis e alcaçova, cisterna e celeiro…Na 2ª ordem de muralhas ao centro, situa-se ao fundo a Charola- casa de Deus em rotunda- memoria do S.Sepulcro de Jerusalem, com influencias arquitecturais da arte bisantina e arabe.. O interior é como uma grande arvore de pedra ... a arvore da Criação, com seus 16 ramos que se estendem em todas as direcções do universo , em numero igual ao dos Profetas biblicos. A Abobada – onde se dispôem elementos simbolicos e heraldicos.Espaço pintado de ilusão sobre um fundo de falso aparelho ou imitação de tijolo, de possível influência cistercience, ostentando um estuque de nervuras arquitetónicas.



´Na base ao centro o Tronco oco- eixo do Cosmos- Santuário de colunas compostas/semicirculares com seus capiteis figurativos simbolicos -ao estilo romanico Domus divina...com 8 aberturas Octogono- …mediador entre o quadrado da terra e o circulo celeste- simbolo de regeneração para uma nova vida . ...Tudo está ali para enviar uma mensagem aqueles que o contemplam...!Finalmente do lado sul do castelo, o 3º pano de muralhas delimitando a zona -em declive- da almedina ou residência dos mesteirais do Templo, com sua porta entre 2 torres avançadas,encimada pela cruz da Ordem,com uma rosa ao centro...

No comments: