15.10.08

A Templ'Anima na RTP (entrevista)


A 14 outubro –terça – estivemos presente a convite do Programa Televisivo “Portugal no Coração” na RTP1 para falarmos sobre a nossa peça Didaké -a Iniciação do Templario - a decorrer no castelo de S.Jorge , mostrando um quadro animado : a leitura do Pregão enquanto o Iniciado com seu machado simbolico medita sobre a Palavra e faz a oração do coração ou Filocadia…invocação contínua-associando o nome de Deus á sua respiração e ao bater do coração tambem chamada no Oriente, Hesicastes...

                                     E disse um Arauto : A todolos , Saúde!
                                                   
                                     Respeitáveis senhores,que aqui estais
                                     Grandes e pequenos,jovens ou vividos
                                     Vós fostes pela sorte favorecidos
                                     Pois neste lugar, toda a verdade encontrais!

Caros confrades: Sabede que estais aqui reunidos - não por acaso - mas em coincidencia significativa, porque assim estava escrito... vós sois os escolhidos, para compartilhar e viver intensamente este dia propício ,aqui neste terreiro do castelo .
Lugar alquimico, onde se precipitam vossas ansiedades e curiosidades e onde operando por meio de certos gestos e palavras rituais, o sublime acontece: a pedra se torna cristal, transparente ao olhar: tudo o que nos envolve ganha outro sentido:o denso passa a subtil!
O tempo é chegado, em que os segredos devem ser revelados, desvendado o significado dos espaços e sinais que vedes…

No comments: