10.3.13

A Igreja redonda dos templários em Londres



 Em 1160- constroi-se o Templo Novo de Londres , no limite da cidade,numa larga área ,limitada a leste pela zona de Whitefriars e Essex Street a oeste,a norte a ribeira Fleet e a sul o rio Tamisa. A parte do Templo fora da cidade era chamado o Templo exterior… A zona da igreja era Inner Temple- dada depois aos Hospitalarios, que alugam 13 casas a um corpo de advogados em 1326- na parte consagrada- a norte da igreja -campo santo (parte do cemiterio de cavaleiros,que se estendia para leste até aos claustros antigos).
Os lugares não consagrados –vestibulo, 4 casas, um jardim e uma habitação no exterior da Grande Porta- foram alugados a outro corpo de advogados em 1356.-será a zona do Middle Temple, a oeste.
                              
A igreja redonda – modelo do S:Sepulcro foi dedicada pelo patriarca Heraclio de Jerusalem, á Virgem Maria, em presença de Henrique II ,em 1185.,segundo uma inscrição que havia na parede exterior.
En 1240- dia da Ascenção- houve uma 2ª dedicatoria,no tempo de Henrique III , quando se juntou o corpo retangular da igreja –o coro ,tal como hoje vemos…
O circulo interior tem 6 colunas de marmore polido de Purbeck ,com 4 pilares cada uma, conectadas com as 12 colunas do circulo exterior por meio de arcos que são triangulos exactos. Diametro exterior de 19.5m , com 4 portas e 8 janelas.
No chão do circulo interior estão 9 efigies marmóreas de cavaleiros , confrades do Templo, alguns com as pernas cruzadas-(cruzados?) envergando cota de malha...Do lado norte, á frente do grupo,a estatua jacente de Geoffrey de Mandeville,conde de Essex-1144-com brasão esculpido ;do lado sul, William Marshall-1219-- guardião de Henrique III e grande conde de Pembroke,com seus 3 filhos
                               
Na união da igreja com o coro a sul- havia uma capela de S.Ana(destruida) com 2 pisos –unidos por uma escada de 14 degraus… Junto á porta do hall a norte ( por onde se acedia aos claustros e nivel inferior da igreja ) outra capela , de S.Tomás de Acre, patrono dos sergentos. Aqui se faziam as iniciações dos cavaleiros...
Anexo á igreja ,no angulo sudeste, ficava a casa do mestre,conhecida como Parson Court- nome de um mestre da Ordem.
               
O Coro ou corpo da igreja- - tem um passadiço central e 2 laterais com 25 m de comprido-16 de largo e 11 m de altura. Colunas agrupadas feitas de marmore de Purbeck,muito polidas. Os vitrais do coro e da igreja redonda- são modernos.
No passadiço central-abobadas de cruzaria . Em 4 dos timpanos,decorados com folhagens,alternam-se os brasões das 2 sociedades de advogados..entre as quais o coro foi dividido- a sul-Inner e a norte-Middle. (Aqui se pagavam alugueres e se faziam contratos)…

No corpo do coro estava o altar e mesa da comunhão - debaixo da mesa -um cofre em madeira de roble, com escritas das 2 sociedades. A vasilha de prata da comunhão consiste em 2 calices e 2 patenas do seiscentos…pertencentes às duas sociedades...

Os frescos na parede oeste do coro representam Henrique I levando o estandarte da Baucent, Estevão com o estandarte de S.Jorge no escudo, ,Henrique 2º,Ricardo 1º e João sustendo maquetes da igreja redonda e Henrique 3º com uma maquete ,tal como ficou a igreja depois de 1240.
Na esquina noroeste do coro-há uma pequena porta normanda que abre para uma escadaria de caracol que leva ao triforio. Á esqueda da escada na grossura da parede,há uma pequena cela penitencia l de 1,5m x 75 cm,onde se permanecia de pé obrigatóriamente devido ao espaço apertado...
               
Triforio- galeria aberta, formada pelo tecto do passadiço exterior da igreja redonda- originalmente esta galeria estava descoberta e o tecto corria só tapando o circulo interior-era de defesa como nas igrejas normandas fortificadas ainda visiveis na Auvergnia. Comparar com antiga iluminura da charola em Tomar...

Os Claustros – patio formado pela igreja e a casa do mestre a norte e casas de aluguer a este e a sul, com habitações em cima dos claustros-feitas por sir Christopher Wren…Os antigos claustro s dos cavaleiros c/ os edificios baixos e regulares em cima, foram devastados no incendio de 1679.
Portico a sul: -é o que resta dos antigos claustros,com seus arcos normandos... As figuras de meio corpo sitas abaixo dos capiteis das colunas do arco-pertencem ao rei Henrique 2º e sua miulher a rainha Eleanor. Ao lado do rei há 3 cavaleiros templarios,sustendo um deles um documento.Ao lado da rainha está Heraclio com as mãos orando,rodeado de outros sacerdotes.
Em 1307 a quando do arresto dos templarios vivia aqui o mestre William de la Mande, mais 12 irmãos, um comendador e tesoureiro, 6 capelães, 5 escrivães e serventes...
                
No secXVI- a igreja arruinada,foi arranjada- o altar e mesa foram deslocados para o fundo do coro . Em 1681- restaurada por sir Christopher Wren. Pavimentada com quadrados de marmore,brancos e negros, revestidos de madeira as paredes até as janelas- reconstroi o altar e o fundo cinzelado. São colocados retabulos.
No sec XVIII- a igreja, foi pintada a ouro por dentro, revestiu-se de madeira os pilares da igreja redonda , pintaram-se as efigies e reformaram-se as paredes exteriores.
Em 1840- juntou-se um tecto conico á torre-conforme forma original…que se mostra em um selo de comendador do sec XIII em Yorkshire .
Durante a 2ª grande Guerra foi atingida por bombardeamentos que a danificaram ,sendo restaurada em 1954. Hoje cercada por grandes edificios , a igreja passa despercebida e a atmosfera do local perdeu-se...

A Porta de Inner Temple- encontra-se no nº 17 da Fleet Strret .Tem artesania em madeira esculpida na fachada. É o melhor local para entrar no recinto templário...

Hall de Inner Temple- antigo hall dos cavaleiros templarios, edificio do tempo dos cavaleiros- (alojamento em madeira).. onde era seu refeitorio- e tesouraria, ao lado ,onde se guardava a cabeça dourada...segundo a tradição.
Biblioteca de Inner Temple (restaurada) - no extremo sul do antigo Hall-com 40.000 volumes de direito e 25000 de coleções de obras historicas do condado , literarias e artisticas., dos sec. XVI/XVII.

Os jardins do Templo foram famosos durante seculos,por suas rosas brancas e vermelhas, com que se degladiaram os paladinos das casas de York e Lancaster...na famosa guerra das Rosas
Pump Court- uma das casa mais antijgas do Templo- faz parte do antigo hall,na zona sudoeste, reliquia da època...
Temple Bar-perto do rio : casa - prisão, onde havia uma picota…hoje uma coluna coroada por um grifo , assinalando uma fronteira entre a City de Londres e a city de Westminster.

No comments: