15.12.15

Les Templiers dans la Foret d'Orient (um passeio no Tempo)


Valerie e Francois Gilet, “ils dedient leur travail a tous leurs amis de la ville de Tomar et a la Association Templ'Anima. Que la Route Templiere Europeenne relie demain le coeur de nos cites.
Os autores dedicam o seu trabalho a todos os amigos da cidade de Tomar e da Associacao Templ'Anima. Que a Rota Templaria Europeia ligue , num futuro proximo, o coracao de nossas cidades”...
                                                   ..........

Um passo em frente para inscrever l'Aube no Itinerario templario europeu (em montagem) ,afirma Philippe Adnot, senador e presidente do Conseil departemental de l'Aube (France) que financiou 11 paineis de informacao bilingue na floresta do Oriente , ao longo dos vestigios do antigo dominio templario identificado por Valerie Alaniece e Francois Gilet. Um circuito pedestre e historico sinalizado neste ano de 2015 , que o visitante tem o prazer de conhecer enquanto deixa vagabundear a sua imaginacao... por aquele vasto e misterioso territorio onde os templarios habitaram no sec XIII.


O Parque Natural Regional da Floresta do Oriente tem agora , em valor acrescentado ,um guia historico pormenorizado atraves do qual o visitante seguira o seu caminho pedestre e iniciatico sobre as pegadas dos monges soldados da Ordem medieval mais famosa ainda hoje no imaginario dos contemporaneos..


Um guia em Francês e Inglês que mostra a evolução da floresta do Oriente, com o estabelecimento de comunidades de Religiosos , cistercienses, hospitalarios , templários, e ate uma possessao papal denominada do “Apostolo” (sucessor de Pedro) que foi o papa Urbano IV , falecido em Outubro de 1264 em ...Perugia !!...(isto esta' tudo ligado por fios invisiveis ...eis o sinal ou pista para a nossa proxima Demanda! ) …
Atraves de bem delineados mapas e planos demonstra-se neste livro a economia florestal , a abrangencia de cada Ordem e a justica medieval dominial, abordando paralelamente a “desvairada” (medievalmente falando) mitologia da floresta do Oriente.

Entre Mito e Realidade

Atravessando esta floresta lendaria ...qual universo fantastico e maravilhoso ou sobrenatural mesmo...os autores mostram-nos o verdadeiro Tesouro templario escondido sob nossos pes... e avaliam a' luz da realidade os mitos e lendas no que tem de verdade e o que e' fantasia.. Experimentaram mesmo esta faceta ...pois exatamente a 28 dezembro 2012 as 13 10 sob chuva os Gilet estavam junto a lagoa “des quarente Arpents” ..perto de “la fontaine aux Oiseaux” … aguardando e nada se passou...na data presumida e anunciada atraves de elaborados calculos astronomicos, como sendo a hora de abertura da Porta do Tempo ...ali por onde numerosos cavaleiros se escaparam aos agentes de Filipe o belo...

Mas talvez vo's leitores e futuros caminheiros tereis mais sorte...talvez vejais algum templario furtivo ...pq eles sao la' ..estao entre no's (disse Gerard de Sede)...ha sinais deles ali por todo o lado...se bem observardes o visivel vereis o invisivel...(como afirmam as sagradas Escrituras!).
Ora concentrai-vos , fechai os olhos, aspirai o ar, escutai os sons da floresta...ouvi a chiadeira do carro de bois , o bater do machado do lenhador... recordai-vos como Proust...e sentir-vos-eis rodeados dos irmaos ... olhando-vos com a mesma atencao do que vo's a eles... Ajoelhai primeiro e abracai depois ...uma arvore...e sereis iniciados nos misterios da floresta...porque as arvores e as pedras te ensinarao como afirmou S.Bernardo de Claraval!


Estamos afinal num território abrigando imensos lagos no meio da floresta profunda... Onde durante o sec XIII os templários possuiram (por doação ou compra) numerosas propriedades, quintas,celeiros, ferrarias, pastagens, vinhas, terras araveis, prados, e casas ou lojas servindo de habitação ou arrendadas a outrém .
Hoje o parque (bastante alterado) em que se aliam em harmonia a floresta de pinho e a água , ocupa 80.000ha, englobando 56 comunas e 23.000 habitantes. . Os lagos ocupando 5.000 ha- são lugar de predileção para os amadores da calma e desportos náuticos e refúgio natural para aves diversas
Ali ao longo do ano há inúmeras actividades desportivas e culturais. Usufrui pois desta Natureza que nos mostra em explendor sua fauna e flora...

                             


Mas não esquecamos que estes inumeros lagos foram criados por uma grande barragem em meados do seculo passado (1966) controlando o rio Sena ...tal como semelhantemente no caso portugues a origem coeva (anos 50)da nossa regiao das albufeiras (3.300 ha) do Castelo do Bode...delimitando o Tejo!...com seus desportos nauticos e passeios de observação de aves e da paisagem...ha pois afinidades ambientais entre estas 2 regioes : a portuguesa e a francesa ...e mais do que isso tb simbólicas!...


Pois a nossa região chamada (até agora) Floresta Central e dos Templários corresponde á zona de influência , em comendas e castelos , da Ordem do Templo, os cavaleiros buscadores do Graal…, pelo que podemos chamar assim a esta Floresta , além de Central, do San’Graal... por homofonia cabalistica e real- e seu valor acrescentado...onde caminhando “pela floresta virgem de nosso inconsciente arcaico e das nossas raizes ...como afirmou o pensador Antonio Quadros.” ...o viajante se torna portador de conhecimentos ali transmitidos!
Floresta sacra onde se inclui a tomarense Mata dos Sete montes da Lusitania Transformada e dos pastores cavaleiros ...os que resistem anonimos em fins do sec XVI ao nosso “Filipe o belo” ou seja a' lei do famigerado frade jeronimo (assinalado como diabolico...666...em plena Charola) ...
saindo os freis a pe possivelmente por aquele tunel minusculo abobadado inscrito na base das muralhas da Almedina ...enquanto os cavalos aguardam como assinalado da parte de fora por famosa pedra... vigiando a Serpe interior !

No sec XIII abrem-se clareiras na regiao florestal

A Floresta do Oriente , a leste de Troyes,era um dominio de caça dos condes da Champagne que ai tinham um castelo...
No Aube vao formar-se uma dezena de comendas agricolas do Templo , entre elas Avalleur e Bonlieu .
Circa 1231. os templários construíram a Comenda de Bonlieu, um pouco mais à direita da estrada para Piney a qual prosperou rapidamente, desenvolvendo uma rica agricultura à custa da floresta, tendo adquirido posteriormente , em 1255, grande parte da floresta chamada do Oriente (cerca de 1100ha) sobre o senhorio de Vendeuvre. Ao todo adquirem 2.200 ha em 30 anos (dos 8.000 ha originais).


Para controlar e gerir este grande floresta, chamado da floresta do Templo, eles implantaram uma segunda casa , a comenda ou Lodge Bazin, em 1255 cercada por quatro lagoas. e uma zona desmatada para agricultura e pecuária, o que garantiu sua autonomia .Devido a construcoes serem em madeira , elas ruiram com os seculos e as guerras..

Trata-se aqui segundo os mapas apresentados de uma reconstituicao exemplar de uma comenda agricola com todos seus componentes...incluindo uma capela (segundo doc de 1521).
A loge Bazin explora a madeira das florestas e cultiva pedacos de terra com trigo , reservando as pradarias ou relvas a' criacao de gado vacum e lanigero.


A comenda era protegida por muros de terra , fossa e palissadas abrigando as reses do ataque dos animais selvagens. Ali podeis ver ainda acumulados no solo fragmentos de telhas e bocados de ceramica em ligacao com as antigas casas da comenda . Junto a lagoa de Frouasse seriam as habitacoes conventuais, junto a lagoa da Porte os palheiros do gado,junto a lagoa de Viote era onde se julgavam os casos de justica e junto a de Foulon tratava-se a lã...perto assinala-se um moinho pisão!
Nos mapas podeis ver ainda a localizacao dos pelourinhos nas entradas principais do dominio da Ordem , onde era praticada a justica senhorial, contra os ladroes .
Podeis montar sobre os 4 diques ou barreiras de suas lagoas secas e dali do alto imaginar os monges (sargentos?) orando e laborando duramente sobre suas terras, para enriquecer a Ordem e defender a causa dos Estados latinos do oriente, financiando as guerras longinquas e o reforco das Cruzadas...e sentireis provavelmente o peso deste lugar carregado de historia onde a emocao se dissimula lentamente sob as folhas do outono...


Sao ao todo 8 freis (pelo numero de leitos) incluindo o comendador com seus 3 cavalos da Norma (segundo o inventario de 1309).
Se o dia for propicio em visoes...talvez possais espreitar o lugar onde se cozinha assinalado pelo fumo ...e sentir o calor e o odor que se desprende da panela preta de 3 pes (tripe') suspensa por uma cremalheira sobre a lenha acesa na lareira...Prepara-se uma refeicao frugal...e quem sabe...talvez vos facam merce do brodio ou caldo do Caminho... sede bem servidos!

Para que serviam estas lagoas artificiais

  • Para drenar o solo das áreas, para torná-los cultiváveis ​​ , tb para dar de beber aos rebanhos: por exemplo no dique da lagoa Viotte,os textos antigos sugerem uma passagem ziguezaguiante , margeando o lago para promover o acesso do gado. Perto dali,abre um desvio entre 2 elevacoes de terra , conduzindo a un curral.
  • Tambem para viveiro de peixes, pois na Idade Média, a religião impunha muitos dias de jejum (100-200 dias) em que o peixe substituía a carne na dieta... Lembrai-vos que em Alcobaca os cisterciences ate desviaram um braco de rio para passar na cozinha de seu mosteiro ...tinham assim peixe fresco diretamente da agua para a panela !!

Para construir uma lagoa : era feita uma represa ou acude para barrar um riacho onde o solo tinha uma depressão ou vale natural. Um sistema de válvula era inserido na barragem para regular a retenção de água. Com a conformacao de uma raquete , a parte mais baixa do fundo da lagoa, perto da pá, e' onde se pesca . Em todos 2 ou 3 anos, a lagoa e' seca para a cultura e para
enriquecer o seu fundo antes de iniciar um novo ciclo de criação de peixes.

Como encontrar o lugar da loge Bazin

: Partindo de Vendeuvre sur Barse tomai a estrada de la loge aux Chevres (RD79). A 6 km ,apos a bifurcacao a esquerda , tomai uma estrada florestal : o dominio dos templarios, que vos conduzira 2 km adiante a um parking no coracao da floresta . Ai descobrireis a sinaletica dos 11 paineis !


Atraves do mapa (pag.126 ) deixai- vos guiar sobre um percurso balizado com cerca de 5 km. Que vos conduzira ao antigo dique da lagoa de Frouasse, depois sobre o lugar da comenda da Loge Bazin e da lagoa de La Porte apos o cruzamento de um antigo muro de terra. Ganhareis de seguida o dique da lagoa de la Viotte depois de atravessardes o antigo fosso templario. Retorno pela linha do Couvent. Observareis uma nova porcao de muro antes de chegar a lagoa des Foulons no final …


Bom passeio ! Mergulhe no Tempo e no espaco...viva ao vivo a floresta do Templo...sinta-se como um confrade por um dia...

   

Obs: as partes em italico sao anotacoes nossas a' tematica do livro .

No comments: