22.6.16

Contribuição para o Documento Base de Apresentação/ Candidatura EICR - Rota Templaria Europeia








Contribuição para o Documento  Base de Apresentação/ Candidatura

Governance  Instrument  Form  (Mod. 5B-CRT-10 )  EICR 

 

ROTA TEMPLARIA EUROPEIA

 

Conceito . Ambito e Objectivos.

(Definition of the cultural route theme; Pag. 56 –Practical Guide,Certification raster)

 

Os templarios foram a ordem militar mais famosa da Europa, pelo seu papel na construção dessa Europa, na Reconquista iberica  assim como nas cruzadas e pelo seu término envolto em mistério.

Todos os anos saiem livros sobre essa tematica e as casas do Templo tem uma grande procura de visita e informação na Europa ; por parte de turistas interessados na procura de algo mais do que olhar a materialidade dos monumentos: fruir o vero espirito dos multiplos lugares templarios, já que aquela aquela ordem monástico-militar  existiu principalmente em 5 paises europeus: Espanha, França ,Inglaterra, Italia e  Alemanha , além de Portugal.

Trata-se pois de  um verdadeiro nicho europeu de oportunidade turistico-cultural !

Da analise que fizemos   : há  um  enorme   patrimonio historico  ligado aos templarios  –disperso por varios paises e regiões  incluindo locais Unesco…mas pouca valoração desse patrimonio no seu conjunto - falta de informação para o exterior -e desigualdade de promoção  nos operadores.

A nossa herança cultural europeia comum pode ser mais divulgada e mostrada em conjunto,   na  procura de sinergias com iniciativas semelhantes ou complementares realizados por outras organizações internacionais e europeias (Rotas do Romanico, Santiago, Cidades Medievas,etc).

 

 

 

OBJECTIVOS

1-    Unir em rede os varios lugares  da Ordem dispersos pela Europa e mostrar aos cidadãos europeus o que há de comum e de diferente em cada uma de suas Casas  ,  definindo uma identidade e uma alteridade.

2-    Desenvolver um sentimento de pertença a uma identidade comum templarista- avivando essa memoria colectiva patrimonial dos sitios  “o  lugar diz-lhe algo mais do que a outros; é subliminar a presença repetida,que os atinge” ( Louis Cheskin , psicólogo e marketeer).

3-    Promover  o  intercâmbio  entre centros templários- , baseada na identificação de afinidades relacionais  , com  animação dos lugares ,envolvendo a participação do público .

4-    Implementação de itinerarios-Divulgação e dinamização turistico cultural dos  sitios da rota –salvaguardando e  valorizando essa herança patrimonial  comum , enquanto  fonte de desenvolvimento social economico e cultural.

 

 

    Contexto historico.  Origens, influencia, heranca.

  

  A Ordem nasceu   para defender os lugares santos, tendo a sua Regra  aprovada no concilio de Troyes em 1129. Daqui irradiaram alguns membros para varios paises da Europa, nomeadamente para a peninsula iberica, participando na Reconquista e na criação de Portugal, fundando e povoando numerosas localidades.

Sendo uma ordem militar e religiosa  construiu numerosos castelos e igrejas , alem de comendas agricolas  na ordem de varias centenas, todas sob uma mesma Regra , sendo suporte da milicia na Terra Santa.

Ainda são visiveis em bastantes lugares da Europa , os seus traços e influências varias... maioritariamente identificados  em     Inventario de Vestigios  (ver Mapas, já produzidos).

 

 

Conformidade  com os criterios :

---Representativo de Valores  .  

Os Templarios estão na base da Historia medieval europeia e com sede em varios paises .

Trata-se de fazer reviver o espirito do Templo : a solidariedade, a circulação de ideias e pessoas na construção dessa Europa unida, um sentido de comunidade e dialogo , as causas da justiça e da paz ecumenica, a “Caritas “ hoje pertinente (movimento  Migratorio)  como ontem  expressava o selo dos 2 cavaleiros (entreajuda) ,  considerando a cultura como um factor de tolerancia e compreensao do Outro .

 

Tema pesquizado por experts de varias origens 

A  Rede  Templaria  surge na sequencia das comemorações dos 850 anos de Tomar (2010) e dos 700 anos do concilio de Vieenne (2012) em Troyes  com o objectivo de sensibilizar  para  a  historia da Ordem e valorizar o seu imenso patrimonio.  

O principio do trabalho comum foi o encontro no Coloquio templario em outubro 2012 em Troyes entre a Assoc. Cultural Templ’Anima  e  elementos instutucionais locais.

  METODOLOGIA do Processus: Depois da  Inventariação de Sitios  e  da Organização (Federação) segue-se : a Construção da Carta de Sitios – atraves de –convites a Adesões, solicitando carta/resposta  de intenções .(Lista de Contactos Europeus, ja produzida).

      

Tema representativo  da memoria e historia europeia

Historia e cultura  partilhada por 6 grandes paises  europeus. Espanha, França,Italia , Inglaterra, Portugal , Alemanha...  Lugares de memoria e festa templaria  comum em varios paises.

 Uma Europa “uniformizada”  espiritualmente pelas Bulas papais e materialmente na arquitetura, na escultura e iluminura.

 

 Intercambio cultural, nomeadamente com jovens.   Perspectivas (a agendar) :

Calendarização  de  Evocações -- datas comuns-  com  França (29 janeiro-Concilio Troyes,
  18 março- Morte de Jacques Demolay , 13 outubro- prisão da Ordem, morte de Gualdim).
 Com Monzon- 16 julho:  Batalha de Navas de Tolosa  ( presença de Guillelm de Montrodon , heroi de Aragao e de Gomes Ramires,mestre portugues ali morto, sg epitafio no panteao de S.Maria.

 Actividades : Conferências,   ,  performances artisticas, relacionadas com  tema histórico ,    visitas guiadas  a  igrejas e  castelos,   estradas de peregrinagem, Exposição trans-templaria .

Actividades com jovens, concursos internet/Facebook de fotos de locais templarios; Recolha de lendas e mitos (tradição imaterial e simbolica) , cooperação artistica, artes do fogo, residencias artisticas.  Campanhas de limpeza de acessos (voluntariado,como nos Pegões).

 

Impacto .Iniciativas  sustentaveis…

1-    Revitalização dos lugares, mais visibilidade. Exemplos : - Lapide mestral no Panteao de  S.Maria , e paineis informativos na  Floresta do Oriente.

2-    Aumentar  as potencialidades em termos de investimento e as actividades comerciais na área,  com   lojas abertas (extra-horario) para os  eventos ; aumentar   o nível de coesão da comunidade,  mais  emprego e valor acrescentado.

3-     Permitir   o aumento  de  pequenas empresas em destinos  menos visitados , para chegar a novos públicos; desenvolvimento de Merchandising local.

4-    Abertura  de sitios , especialmente os mais distantes – exemplo: capela de ex-votos de S. Paulo/ Dornes, favorecendo o   equilibrio dos recursos e as zonas perifericas.

5-    Aumento da visibilidade dos produtos turísticos culturais  -similares ou com proximidade geografica, considerando a acessibilidade e o cross-selling.

6-    Maior capacidade das rotas de assinar convênios com Agentes  Operadores.                          A sustentabilidade   baseia-se na  criação de uma  estratégia de comunicação / promoção de médio e longo prazo -  extensão da rede, obtenção de receitas proprias na realização de eventos, a publicação de literatura,  doações e protocolos com outros para beneficio mutuo.

Produtos turisticos em partneriado com Operadores.

 

 A nivel de Comercialização : Combinação de atrações turísticas mais visiveis   com   áreas menos  visíveis  em programas de operadores , (os desvios são possíveis e  negociaveis), a fim de originar um bom equilíbrio entre a maioria dos pontos turísticos . 

Envolver -tours operadores e outros agentes no  Desenho  de rotas- com  avaliação das características dos monumentos ou  território a  valorar– e tipos de  iniciativa –adequada combinando arte e gastronomia, eventos e celebrações .  Destacar  potencial turístico das rotas   .-produto pronto a vender/consumir (lugar  acessivel com algo ainda para ver de pé , não simples ruina ou escavações , se destinado a grande publico), onde    terão em conta as sinergias possíveis com  iniciativas já existentes.

Metodologia...Calculo de  tempos estimados para as visitas.  estradas, distâncias, e  atrações  em cada um dos lugares com tempo suficiente  para cada uma, permitindo maior taxa de permanencia.(Exemplo:Programa” Um dia com os cavaleiros templarios”: 11h- Didaké (re-presentação da Iniciação do Cavaleiro);13,30h-Prandium(almoço templario),

16 h-Apocalypsis (exercicios militares dos monges guerreiros)).

 

 Rotas  templárias   na  regiao Tomar  -proposta  de  exploração de itinerarios                             
1  -circuito   Almorol-Tomar- Dornes (incluindo: Paio Mendes-casa de Keil; e capela de romaria com ex-votos de  S. Paulo –espaço interessante de arte popular ,  raramente aberto).
2  -Rota do San’Graal-  de Santarem a Coimbra , seguindo a regiao da Floresta Central ou do San’Graal ( valor acrescentado imaginal) com castelos e comendas da Ordem (ja publicado).

 

Comunicação- 

Uma Imagem única na difusão -   a cruz patesca-VERMELHA sempre , independentemente do suporte onde apareca , porque nao é oca  nem transparente ... é vermelha a cheio obrigatoriamente por definição identitaria.  O Logo não pode mudar ao sabor da cor de fundo do suporte onde se insere. Antes, deve expressar-se homogeneo, integral e sempre igual, continuamente em toda a forma de Comunicação ( com forma e cor invariaveis). De contrario, podem aparecer em cada lugar ou país, cores diferentes ao sabor local...e a uniformização identificadora clara desaparece (contrariando alias tambem a Norma Unesco aplicavel).


 

Target-

Na interseção dos leitores de espiritualidades (Paulo Coelho) e simbolismos (Dan Brown) com os amantes de patrimonio medievo (castelos e igrejas).

 

Relevancia -   Trata-se de uma questão estruturante. Uma oportunidade de diversificar as estruturas de turismo, a fim de atrair novos grupos-alvo,  razão para visitas repetidas e  desenvolvimento de iniciativas inovadoras e pertinentes económicamente, com colocação efectiva das cidades e vilas no mapa visivel da Europa .

 

                                                          Templ’Anima- Associacao Cultural

 

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