5.4.17

PERUGIA- PRIMEIRO LUGAR ITALIANO INTERESSADO NA ROTA TEMPLARIA!

          


Afirmámo-lo exatamente há um ano atrás aqui neste blog " O explendor de San Bevignate : é obrigatório desde inicio na Rota Templária! "
E o que tem de ser tem muita força...para lá de episódios dilatórios e descrenças allheias  (tal como antes, em relação a Troyes)...

Assim, decorreu a semana passada a visita a Perugia da delegação francesa da Federação Europeia da Rota Tempária , chefiada por Philippe Adnot (Dep.de L'Aube) , que se encontrou na quinta-feira dia 30 de março, com o presidente da Câmara de Perugia, Andrea Romizi e a vereadora da cultura, Teresa Severini, além dos técnicos do Departamento e do vereador Vignaroli, com o objetivo de avaliar juntos a entrada de San Bevignate naRota Templaria Europeia.

         

 Construida na 2ª metade do sec XIII – 1256-1283 os cavaleiros Templarios  iniciaram a construção da igreja e o mosteiro adjacente sob a liderança de Bonvicino de Assis, sendo consagrada a  "S. Bevignate (ermita local) em 1283 .
San Bevignate tornou-se o estabelecimento templario mais importante  na região central da Itália. Um grande complexo monástico que originalmente se estendia em retângulo em torno da igreja a’  cabeca.  

A fachada: tem um portal de travertino adorável, com detalhe interessante em particular sobre o lado direito, e uma janela  acima. Lateralmente suportada por grossos contrafortes.



A igreja, que foi recentemente intervencionada   , opera agora como um museu , frequentado nomeadamente pelas escolas secundarias da regiao e aberto a visitantes desde o inicio deste ano e tb lugar cultural onde se produzem concertos.e outros eventos.



INTERIOR


Interiormente a  igreja: tem um plano retangular com um arco triunfal que se abre para a abside quadrada elevada . A única nave é dividida em duas áreas, pelas colunas que sustentam o tecto abobadado.
O interior sóbrio da igreja tem grandes semelhanças com as capelas construídas pelos Templários na Terra Santa.  
 Os frescos (década de 60) nas paredes da igreja templaria  estao entre os mais antigos da historia de arte sobreviventes dos mais  significativos do sec XIII da arte templaria na Europa.

Afrescos sobre a parede do altar, na abside ao fundo.
Ladeando a janela em dois registros:

J

Na parte inferior registam-se os símbolos dos 4 Evangelistas de um lado e outro da janela. ..
Atras do altar a Crucificacao ao centro... com a Virgem e São João Evangelista.
Abaixo a dextra ve-se uma cena da vida de "St" Bevignate com o bispo de Perugia ,com inscricao referente.


    
Lateralmente cultos locais e atitudes de época , como as procissões de flagelantes




 FIGURAS TEMPLARIAS na CONTRAFACHADA...

Por cima a aguia segurando um grande livro... sobre um barco de peregrinos  destinado  a Terra Santa.

A meio uma curiosa cena  em que um leão  eleva uma pata em direção a um grupo de monges de branco que estão num alpendre. (O monge líder pode representar S. Jeronimo, que ficou famoso por remover  um espinho da pata de um leão).
O friso abaixo descreve as cenas de uma batalha entre os Templários e um exército sarraceno, possivelmente a batalha de Nablus (1242).



REUNIAO


Decorreu entretanto naquele espaço uma sessão de apresentação do monumento pela vereadora da cultura

                   

e estudo de possibilidades da sua melhor integração na Rota templaria, aqui intervindo Christelle. 



A próxima etapa será, então, a elaboração de um projeto, a apresentar à federação até setembro, com ações tendentes a reunir em torno de San Bevignate-primeiro site italiano interessado-os locais templários do território perugino e da Umbria , bem como contribuir para a valorização da História Templário e dos sítios parte do itinerário através de estudos e eventos.


                                




Ou seja um englobamento do território de Arne : a igreja de San Giustino d'Arne  e a capela de S.Maria de Ripe, além de outras memórias como S.Croce di Culiano ou Purello (Nocera) e os recentemente descobertos frescos do sec XIII  de S.Maria del Tempio dita "deiia Carità"  em Città di Castello ... a terra da "Madalena" da Paixão de Cristo (de Mel Gibson)  ou seja a conhecida  M. Bellucci !


No comments: