20.12.17

SERVIR A MARCA OU SERVIR-SE DELA ?!



Mais generalista do que especialista (como recomendava Agostinho da Silva) ,ousámos delinear com paixão o produto/processo, do principio ao fim, na demanda-o mais completa possivel-do que se passava na envolvente, consultando as mais “desvairadas” fontes, “aproveitando das experiências acumuladas e seguindo quando necessário, a intuição”(Paul Magil,MC96), enfrentãmos os desafios com a perseverança requerida para”atravessar o deserto das incertezas,mas acreditando-como Hommer- que ” os beneficios da terra prometida se aprestam a ser revelados” ou seja: certos que “na fase de desenvolvimento, o mercado com sua reação, irá moldar o produto (C.Meyer,CIB,Cambridge).
Esta a nossa competência para a gestão do Projecto TEMPLÁRIO ,a qual, devidamente apoiada, será o fertilizante / fermento de boa colheita do “pão” gualdinico e turistico...rompendo o cerco mais uma vez...e sempre!”
Foi assim que nos apresentámos públicamente em 2006 . Assim antes de apresentar o produto turistico-cultural procurámos conhecê-lo em todas as suas facetas, vertentes e angulos, para não estarmos a falar de improviso ou sem conhecimento . Assim depois da Licenciatura em Marketing (1995) cursámos a História de Arte , a Encenação teatral, a especialização em Animação Turistica ( na Escola de Hotelaria do Estoril) , praticámos o Tiro com Arco (no Ateneu de Lisboa) , participamos desde 1992 nos Encontros periodicos sobre as Ordens Militares em Palmela e mergulhámos fundo na Biblioteca Nacional ...e só quando as fontes se começaram a repetir é que parámos na pesquiza do Produto. E de tudo o que aprendemos resultou matéria suficiente para um livro sobre o fundador de Tomar- ”O Mestre” - colmatando uma lacuna existente e um texto de animação teatral (Didaké) evocando a vera Iniciação de um cavaleiro templario, obra criada de raiz para o espaço do castelo e Charola e que re-presentámos em varios cenarios do castelo nos anos 2006/7/8/9 culminando em 2010 na comemoração dos 850 anos de Tomar em plena igreja de S.Maria dos Olivais . Nesse ano tb comemorámos o óbito do mestre Gualdim na galeria alta de seu Panteão com um almoço ritual de confrades ao rigor de época , para o que fomos aprender em Santa Maria da Feira em sua festa medieval. E paralelamente a estes conteúdos , desde o principio que afirmámos o objectivo da criação de uma Rota templaria na Europa , a partir de Tomar !

Ora ...há cerca de um mês , chamaram-nos a atenção para uma entrevista publicada num jornal francês a um elemento da “Caminhos de História “
-É bom divulgar Tomar e torná-la visivel na Europa. Mas o seu a seu dono...ora o entrevistado cometeu algumas imprecisões importantes. Começando pelo principio: assim quando perguntado acerca de quando nascera a ideia da Rota Templaria Europeia ele afirmou que foi em 2011 que defendeu a ideia numa tese e a desenvolvera em seguida... quando é publico que já uns bons quatro anos antes a proposta surgira explicitamente na comunicação social tomarense (vide CT ,Julho,2007) !








Quanto ao facto da exposição de Troyes ter sido um evento capital ele afirma que se encontrou na época com diversas pessoas interessadas na Europa e começou a perceber que havia matéria para a Rota...na realidade quem esteve em Troyes em 2012 e fez os primeiros contactos foi a Templ'Anima , tendo intervido inclusive no Coloquio templario de Outubro desse ano, como se pode ver nas respetivas Actas entretanto publicadas !
                         

Também em Outubro de 2012 houve um congresso sobre os templários em Tomar , promovido pela Região de Turismo, onde se falou da Rota , de Troyes e esteve também presente um elemento da camara de Perugia . Entretanto o que ouvimos dizer na época ao entrevistado é que não encontrava grande interesse em Troyes do ponto de vista templario ...e mais recentemente ou seja o ano passado, voltou de uma viagem a Italia com a ideia de que a Umbria (a que pertence Perugia) não estava interessada no tema templarios !
Realmente é um (consultor) exterior ao assunto ...e não remunerado... pois ...nós também não ( quando fomos a Troyes foi do nosso bolso: o Dr.Ernesto Jana pode confirmá-lo) !
Sim é pertinente que se agrupem todos os lugares templários ! Claro , o Inventário de lugares já está feito por nós há anos e integrado no site da Route ( basta comparar com o nosso Blog) e trabalhamos para que se cumpra a rede de lugares ...
Quanto a este "fervoroso" adepto da Rota...enfim a afirmação vale o que vale...mas aparenta mais um daqueles neófitos recem-convertidos que se mostra mais papista que o papa...e afirma em autopromoção ter descoberto o que já o estava...
Mais prosaicamente o seu vero interesse na questão é apenas o que ele refere claramente num comentario a um mural de um hotel (Valderrabanos) :"todos querem aproveitar a Marca" (financeiramente)...e daí não vem mal ao mundo, desde que não exorbite de seus limites !

E há mais por aì -da mesma cepa-noutras entrevistas...de que trataremos em seguida .

Assim num recente video o secretario geral da ATMPT diz “a festa tenplaria é um evento que é um exemplo perfeito do que se está a tentar fazer” … e se havia dúvidas por quem(?) ele remata no final : “toda essa historia de seculos está a ser trabalhada ( por eles, concerteza !) ...no sentido de ser transformada num produto turistico !!
E no mesmo video , o diretor da ESGT afirma : ...desde a primeira hora “que pensámos em dar outra faceta a este festival templario ...incluindo o estudo , neste caso da causa ou temática templaria...e os assuntos envolventes (?!) …(aqui ele parece pouco á vontade ou “embrulhado” no que diz...) e continua “por isso este ano o tema que foi selecionado é os templarios desde a origem Troyes onde nasceram até a Tomar o ultimo lugar onde os templarios oficialmente existem ( !!!?)...será uma hipótese do académico ou uma borla àquele “Master” americano que quer vir exibir medalhas junto com seus acólitos para aqui... “ the oldest, world-wide, Knights Templar Organisation in the world “ como diz o homem da Caminhos (!) ...afinal tão só a mais recente cisão neo-templaria mundial … De facto noutra entrevista outro senhor do Turismo militar ao tomar posse de umas dependencias militares em Tomar comenta “afinal aqui é a capital mundial dos Templarios” ...eles lá sabem o que os une! ... Tem só 2 anos de vida mas já conseguiram cravar uma sede à camara de Tomar...

Provávelmente querem afirmar-se lideres desse avanço “militar” que representa a evocação do Cerco na Festa templaria... mas isso na verdade andávamos nós já há alguns anos ( vide nosso Blogue) a propôr como dando um caracter de evocação historica a uma data até aí perfeitamente aleatória e vazia como aquela em que a Adirn a realizava... 

                  

E se querem ir por aí  : pq razão ainda não arranjaram uma data significativa para a festa templaria de Almourol.?!..uma evocação de algo ligado ao lugar... (até os da Asseiceira aprendendo concerteza dos vizinhos de Torres Novas evocam sempre algo na sua festa !) …mas se o vosso estudo tal não alcança aqui fica uma deixa. Pq não a evocação do Palmeirim de Inglaterra cuja acção e drama se passa no castelo de Almourol ?! Aí teem um guerreiro da legenda...ou os comendadores que foram navegantes e descobridores...estudem meus senhores !

Assistimos em outubeo 2014 a um coloquio da Praxis no auditorio do concelho da Barquinha
e gost'amos pelas perspetivas das intervencões roteiristas do Diretor do Curso de Gestão Turistica e Cultural e tambem da de um tenente coronel em representação do exercito para o Turismo militar... só não esperávamos com tanto campo de acção local viessem agora os do turismo militar fazer o mais facil e sediarem-se também em Tomar para não perderem o comboio em marcha...

Há uns dez anos quando a nossa Associação andou a fazer o trabalho pioneiro ignoravam-nos na cidade e na região - ainda há pouco tempo alguns fingiam não saber de nosso trabalho só pq não eramos da sua cor politica e/ou nem andávamos nos seus clubes de pensamento mais ou menos exotérico) ---a esse propósito vale a pena reler o blog de Ernesto Jana de 6/1/2015 que analisa um requerimento feito á Camara pela oposição...
Agora é ve-los todos a correr pq o projeto chegou ao estrangeiro, a Rota nasceu e eles nada fizeram por isso...rigorosamente Nada..|!
O ano passado , posso dize-lo, até se esqueceram a principio de nos convidar para a Ceia medieval ...embora tivessemos aí encontro marcado com um casal francês de Troyes... depois percebemos quando um dos elementos do casal nos veio perguntar no final ...”mas o que é aquela sigla OSMT...?!.” ...tal foi a “seca” que os ditos tiveram de aguentar durante o jantar … a avaliar por quem os rodeava ...e pelos vistos éramos testemunhas a evitar...

Quanto aos tais assuntos envolventes que preocupavam este ano o tal diretor da ESGT ficámos esclarecidos no final do seminario quando na fase de esclarecimentos prestados - face a uma nossa intervenção - pela representante de Ponferrada … o tal senhor chegou-se a um microfone e disse interrompendo...dizendo algo do estilo ... “isto está muito bom, meus senhores, mas e se fossemos continuar o debate lá para fora no claustro , ao lanche ( nos comes e bebes ) !!! ...Ora ai está uma matéria envolvente á temática e bastante pertinente( embora não sendo a matéria da Bretanha!) !!!...mas talvez muito mais na optica de desconhecimento daquele senhor , do que representa em termos de saida e desenvolvimento local o circuito turistico- cultural criado á volta da obra “El senor de Bembibre” de Henrique Gil y Carrasco , o celebrado autor ponferradense , cujo bi-centenário se comemorou recentemente !
Fez-me lembrar outra situação passada no coloquio do ano passado !. Ai tb outro tecnico da mesma escola (da area TIC ) tentou impedir um considerando que faziamos em relação ao trabalho da Rota do Romanico , enquanto permitia comentarios repetidos de alguem sobre “cavalos a assitir a missa na Charola”!! ... ora mais tarde percebemos o que preocupava aquele senhor... ao aprofundarmos a leitura da pagina da Rota do Romanico... projeto desenvolvimentista e de criação de condições de visitas locais , que primeiro nos parecera interessante ...embora estranhássemos o seu longo arrastamento até ao lançamento do Produto no ano de 2008... Ora, depois de mais de uma dezena de anos em estudos encomendados e bem pagos, cujo historico da Rota salienta os prémios acumulados por esses estudos e os gastos em formação de guias, vem a realidade a impôr-se , ou seja a sua utilidade do ponto de vista do target a que se destinava eventualmente.
Assim nos últimos anos , nomeadamente em 2015 e 2016 , é só queixas de quem consulta préviamente o horario de abertura e chega lá e se depare com as portas fechadas.. Uma má experiência na Rota do Românico.
…” Infelizmente a maior parte deles estão fechados e não ha indicação onde nos dirigirmos para alguém abrir as portas” A seguir ao interesse vem a frustração. “ Enquanto as igrejas mais relevantes, e não são assim tantas, só se puderem visitar com marcação prévia ou por sorte de as encontrar abertas, todo o esforço de divulgação se perde. “Só lamento o aparato, o gasto de dinheiros públicos em placas.” Por vezes a sinalização é confusa e equívoca e não é fácil a logística de agendar a entrada nos monumentos fechados.
Um exemplo : “Paço de Sousa, 15 Novembro 2015, domingo à tarde. Queríamos visitar o túmulo de Egas Moniz mas a igreja está bem fechada”.
Um exemplo ainda pior : “ Porto, 18 Julho 2016, confirmamos por email a nossa visita à igreja no dia 31 pelas 16h. Em resposta foi solicitado o pagamento da entrada do grupo, Todos a postos para a visita no domingo dia 31 Julho. Chegámos 15 min. antes das 16h00, seria a expectativa de ver o túmulo? Esperámos... fotos, discursos, danças... e ninguém com chave...Mais tarde descobrimos o segredo: Dia 30 Julho, sábado às 20h18 um email do responsável da VALSOUSA: lamentavam mas não podiam abrir o mosteiro!!!! "Vamos proceder à devolução da taxa". Os factos dizem tudo !.

Perante todo este descontentamento : uma resposta “olimpica” da Rota do Românico - “Face aos (re)conhecidos resultados obtidos pelo projeto nos domínios da conservação dos imóveis, da promoção turística, da dinamização cultural e da educação patrimonial, entre outros. As eventuais falhas na manutenção evidenciam também a pertinência do trabalho desenvolvido por projetos como a Rota do Românico na valorização de um património cultural comum,” !! Tal e qual , ao lado ou a leste se quiserem!
Ainda no ultimo dezembro de 2116- continuam impávidos na senda dos premios : no ambito do sistema de valorização de produtos e serviços turisticos da Rota do Romanico- mais um selo de qualidade para a casa de Penalva !
Simultaneamente perante um post sobre S.Maria de Pombeiro.. . pergunta uma visitante interessada ” vejo que esteve lá recentemente e conseguiu entrar ?” !!!
Pois...Finalmente parecem ter acordado este ano na Pascoa de 2017......é so anuncios de locais e visitas...! Esperemos que abertos ...a bem dos visitantes...mas isto como exemplo a seguir ...deixa-nos muitas duvidas!
No entanto e na verdade este senhor academico “apoiante “ de tal Rota não apareceu este ano na mesa do Coloquio da Festa ..mas não deixou de estar presente embora invisivel : apressando-se a recolher o contacto movel da nova Expert europeia , talvez na perspectiva de algum investimento... O que ele não quer é nada connosco tal como o homem da Adirn... mas estão iludidos aqueles que tentam evitar a TemplAnima... pois ela está e desde o principio sempre omnipresente nos eventos templários. Vejamos os factos e os nomes .que pertencem á nossa Associaçao ! João Patricio aprendeu connosco no castelo a ser o arauto que é de todas as festas da Adirn seja em Tomar , Pombal ou Asseiceira … Ernesto Jana o nosso historiador já participante na nossa evocação do Cerco há muitos anos no castelo, que esteve -a nosso convite -no Coloquio de Troyes em 2112 e foi agora orador no Coloquio da Festa este ano... e até o proprio moderador da sessão deste ano (a convite da câmara) Carlos Trincão também veste a nossa camisola...
                                 

Não sabemos assim qual afinal o trabalho útil aqui de tais agremiações de turismo para a Rota: a colarem-se propagandisticamente ao trabalho já feito ...por interesses próprios... excetuando a contribuição para a comunidade que é sua participação nas Jornadas do Património onde promoveram um trilho de peregrinação a Santiago que os levou a subirem ao Convento para depois voltarem a descer e continuarem...não sabemos se o comum dos peregrinos faria tal coisa !
Pois quanto a considerarem a calçada de Santiago que une a cidade ao castelo, como sendo troço integrante do caminho compostelano...isso oferece-nos bastantes dúvidas . Trata-se apenas de uma designação identificativa de uma direção viária para chegar a uma porta do castelo chamada de Santiago : a primeira porta em arco que encontramos depois da subida , em cujo passadiço vigiava um cavaleiro de pedra , o Santiago Mata-mouros (tal como existe em outros castelos do reino)... tal se pode constatar no relato de uma viagem de D.João V passando por Tomar em seu tempo, em que ainda era visível in loco a estátua referida.
Agora do que não temos dúvidas e está esquecido é que o Caminho a Compostela passava obrigatoriamente pela igreja de Stª Maria dos Olivais ,em plena e plana cidade . Atestam-no por um lado documentalmente, as indulgências papais medievas aos viandantes romeus que a visitassem em seu caminho, e por outro, ainda hoje bem visível, a concha ou vieira inscrita lateralmente no portal em arco da torre em frente da igreja , cujo piso térreo com sua galilé serviria à confraria local de S.Maria e albergue de peregrinos.

                              

Tal foi promovido pela APTC que embora se afirmasse de ambito nacional era apenas mera saida regional e profissional dos alunos do curso de turismo ...depois o substituto do iniciador depressa esqueceu ou deixou cair essa sigla e surgiu á cabeça da novel ATMPT... ( pois tinha feito- tb em 2011 - uma tese sobre... turismo militar) ...

Quanto a ADIRN- consta por aí que é um organismo sustentado com dinheiros provenientes da União Europeia, com excesso de técnicos, e escassez de trabalho já realizado...que finalmente entregou e bem a Festa Templaria á Camara de Tomar ...pq não era vocacionada para aquilo ! Evidentemente ! O conjunto de actividades melhorou com novos recursos ; falta dar um toque realista medievo no jantar real , incluindo o ritual da prova do vinho ao rei , segundo o cerimonial (usado ) de Aragão e a questão das “viandas” sobre a rodela de pão , como se faz em Santa Maria da Feira.

Do nosso trabalho e para além dos documentos - prova basta abrirem bem os olhos e as orelhas em redor da cidade ...Vão á capela do Gualdim e vejam a lápide dos Mestres em seu Panteão; ouçam por aí as bandas do concelho (e não só) a tocarem o hino a Gualdim pq nós o fomos “desenterrar” ao museu da Musica a Lisboa e distribuimo-lo para ser actualizado instrumentalmente; e se tem visto por ai grupos de franceses e outros (nomeadamente de Troyes) é porque nós fomos lá apresentar Tomar, de outra forma talvez ainda não tivessem descoberto Tomar na Europa... resta-nos continuar o nosso trabalho, depois dos italianos, virão os ingleses e até os alemães … Somos discretos , mas atentos !
Aqui terminamos em jeito de analise de situação e balanço , desejando um bom ano de 2018 em que se celebrará a nivel europeu , o IX centenario da fundação da Ordem Templaria !

Non nobis mas a Eles -os Templários- a Glória !





          

                                 









No comments: