20.5.12

Reconstituição do selo do concelho de Tomar em fins do sec XIII


  

Evocando o primeiro simbolo identitário conhecido do burgo de Tomar, no sec. XIII..

Em resultado do nosso trabalho de pesquisa sobre esse selo -entretanto desaparecido- chegámos à seguinte  reconstituição do que seria a bandeira primitiva do concelho , com vista à valorização da memória das origens ;elaborada com base em figuras de iluminuras medievais, por ser

conhecida apenas descritivamente,


Ponto de partida: a informação do historiador  Pinho Leal, na corografia“Portugal Antigo e Moderno”,1873- que  afirma o seguinte. :

“A bandeira da vila,tal como o selo do concelho era ainda em 1319: de escudo redondo dividido por cruz em 4 partes : no primeiro quartel , o conde Britaldo com ceptro; no segundo Banão com um punhal na mão direita, junto a uma árvore; no terceiro uma torre ou castelo; no quarto Iria degolada , caindo ao rio... com inscrição em redor”.

  Procurámos também  confrontar esta informação ,nomeadamente com   um documento de 1288 na Torre do Tombo com selo do concelho (referido pelo prof.  Armando Castro), mas já nada é perceptível hoje no selo, devido a ser de cera...in gaveta de Documentos da Ordem .

Assim a  composição da  imagem  é obtida  a partir de uma selecção de figuras  de iluminuras coevas, de modo a manter o traço de época.  E o tipo de letras da inscrição em redor , é baseado  na inscrição pétrea primitiva existente no castelo acerca de Gualdim.  

A solução encontrada foi cotejada com a opinião de varios historiadores locais. 


Com base neste  desenho já  foi elaborado  um pendão em pano  com 70 cms de altura. 

Esperemos que possa ser hasteado em próximas cerimonias públicas do concelho.  

 

 

No comments: