1.7.12

Domingo 8 de julho. - 11horas. Evocação do Desfazer do Cerco de 1190





Em Tomar , junto à  Porta da Almedina do castelo. Domingo 8 de julho. 



- 11horas. Evocação do Desfazer do Cerco de 1190. Acesso pela Mata dos 7 Montes.
- Justa simbólica entre o Bem e o Mal . Lutas a pé , com máscaras .
- Visita à Pedra dos Cavalos e à Cruz da Rosa.
- Tiro aos Filipetos(Filipe o Capeto,etc) . Demonstração com Arco longbow.

- 12.30 horas- Colação Templária (refeição ao medieval, sujeita a Inscrições prévias ,
 obrigatorias até 4 / julho -quarta-feira  em   templ.anima@gmail.com
ou Ent.Reg. Turismo (Corredoura)
ou CETHOMAR

Organizado por Templ'Anima-Associação Cultural ,de Tomar .
Apoios:  Ent.Reg. Turismo Lisboa e Vale Tejo e   CETHOMAR .
Referido na  Newsletter  da Entidade de Turismo  e também na Agenda Cultural da Camara.



                                INICIAÇÃO´ À  COZINHA  MEDIEVAL

1—Natureza externa :  apresenta-se com  uma Identidade
“A  cozinha medieval faz parte do património cultural europeu. Para lá de pequenas diferenças regionais,encontramos  receitas de cozinha comuns a toda a Europa medieval. Os cozinheiros utilizam tecnicas culinárias comuns, as elites europeias gostam de sabores próximos, os médicos tem discursos comuns em matéria de dietética  Encontramos uma base comum que nos permite falar de uma cozinha medieval europeia.” ”-Lilliane Plouvier« Multiculturalité, identité européenne et habitudes alimentaires » (Project CE -DG Education et Culture)2000  

De facto, se observarmos o relato de alguns  banquetes e festas senhoriais encontramos  productos básicos semelhantes, abundância e  variedade de pratos selecionados conforme os temperamentos,um  serviiço  ordenado segundo categorías sociais , presença de músicos e histriões, importância da surpresa ...

Contudo há alguma diversidade dentro desta unidade.. A Natura oferece aos homens alimentos diferentes segundo as regiões e em cada região há opções entre produtos conforme a sua cultura, pensamento ou crença... Há um significado simbolico dos alimentos... manifestação de  particularidades culturais (arabes, judeus,cristãos)....
Diz o Al-Khithab  a propósito das varias nações : “muitos são afeiçoados e inclinados para os alimentos que outros detestam.”..
Assim os cátaros ,no fim do sec XIII, comem flancos de porco salgado ou fumado,mas ignoram o melão e alcachofra, trazidos peloa  árabes no Trezentos  á  Catalunha..(Montaillou)

Observa-se uma diferenciação religiosa e social no consumo., como diz Teresa de Castro in La alimentación castellana e hispanomusulmana bajomedieval ( 1996) : “Os castelhanos são  por própia vontade essencialmente carnívoros, e gostam de carne, de gorduras animais e de outras formas de guisar que não sejam os fritos (os fritos à base de legumes verdes constituem a entrada da Pessah judaica)... Os  muçulmanos  vêem-se a si mesmos  como sóbrios no gasto e  consumo alimentares, e não muito  carnívoros. ..No  Al-Andalus  as frutas e os cereais são os alimentos mais elogiados, e o vinho o mais  criticado...  Estamos perante um paralelismo, não face a  uma convergência alimentar, no mediterrâneo hispânico ”.
Há sem dúvida,uma influência indirecta da cozinha muçulmana na cozinha cristã  como resultado de um longo período de contacto na fronteira em movimento... principalmente quando o Al-Andaluz era um modelo cultural luxuoso a imitar (vide a loucura das especiarias sg F.Braudel)..
.No entanto há que fazer uma análise cuidada do receituário: assim, quando se fala num prato  mourisco  isso pode tão só significar uma côr mais escura de um prato...não uma receita igual...


2- Natureza interna : na  preparação é  uma  arte da  Metamorfose

Desde o mundo classico (greco-romano)- a cozinha é entendida como a  arte de combinar alimentos, meio de correção da natureza e de manter o equilibrio dos humores (elementos que compõem o corpo) com alimentos temperados e equilibrados (recuperando esse equilibrio se doente-sg. o Hipocrates o medico grego) - adicionando alimentos de natureza fria ,quente ,húmida ou  seca e suas combinações,   compensando os humores insuficientes ou corrompidos nas partes doentes do corpo –(vide Tacuinium Sanitatis,sec XIII)

Como afirma J.Flandrin  (in Historia da Alimentação) , a propósito da arte culinaria enquanto arte correctiva dos alimentos: “Assim as virtudes naturais ou qualidades dos alimentos-que são instaveis-podem ser acentuados reduzidos transformados pelas condições do meio e pela pereparação ou tratamento culinario dos alimentos.  Os varios modos  de cozinhar são assim meios para modificar as propriedaes naturais dos aliments e para melhorar a  saúde.     Cozinhar misturar transformar -  eis a suprema  Arte da cozinha : também tornar os alimentos mais agradáveis ao paladar e mesmo á vista” ...  como na  metamorfose ovidiana !
Com  os árabes a cozinha torna-se uma arte do tempero  e de  combinação de ingredientes  que modificam sabores e consistências ( propriedades dos alimentos). As especiarias dão sabor ,salientam o paladar, diferenciam iguarias : se a acidez é excessiva corrige-se com adoçantes ou mosto  - dai o agridoce. A acumulação de ingredientes e especiarias-tem função de correção dos aliments,segundo o mouroRazi ...

Cozinhar-cozer-tem pois como função primeira-tornar alimentos mais digestos . De facto  a  cozinha nasce e convive com o  receituario magico e a farmacopeia-(herbarios)  com sua utilização ritual e simbolica... receitas relacionadas com a saúde- a que Bruno Laurioux chama a “cozinha medicinal” ...No sec XIII surgem obras  manuscritas contendo preceitos de saúde e de cozinha destinados á aristocracia : como o  Régime du corps  de Aldebrandin de Sienne( 1256)  que   recomenda as  especiarias na condimenrtação das carnes para as tornar mais  digestas-  a digestão é uma cozedura corporal…(enquanto os alimentos vegetais são de dificil digestão para estomagos nobres) …
A condimentação tem função de corrigir os vicios dos alimentos…alimentos humidos como a carne de porco levam mais  sal, alimentos secos e delicados como galinhas e  perdizes-levam pouco sal…

Assim através dos condimentos, se aumenta a bondade dos alimentos . Mudando o sabor de um alimento, modificava-se a sua natureza...segundo se julgava na época...
Barthelemy, o Inglês, defende em seu quadro de sabores, que estes ordenados por suas qualidades(quente,temperada,fria ) ... são transmutáveis nos que se lhe seguem, por acção do calor...pela cozedura...
Como exemplos destas transmutações : os frutos verdes de sabor acerbo ou acido adquirem por acção do sol ao amadurecer um sabor doce ou gordo...por sua vez, o mel de sabor doce, toma um sabor amargo ao caramelizar por acção do fogo.

Entende-se na época, que tudo o que alimenta veramente tem em si pelo menos um pouco de sabor doce...portanto moderadamente quente.
As substancias que apenas tinham sabores frios(acerbo,acido) ou quentes(acre,salgado) não podiam servir de alimento,mas apenas de medicamento e/ou condimento. Por isso-uteis para equilibrar o sabor ou temperamento dos alimentos demasiado frios ,demasiado quentes ou insuficientemente doces... cozinhar é também e afinal uma operação de adoçamento...
 Os gostos ou repugnâncias sáo fisiológicos...caracteristicos do temperamento de cada um...Assim, cada um devia comer segundo sua natureza ou humor dominante.
 Daí resultava que  no serviço medievo á mesa colocavam em simultâneo, defronte dos convivas  varias iguarias ,das quais cada um escolhia segundo seu gosto ou temperamento...  (Continua)...

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