13.12.13

Itinerarios Templarios em Portugal - II

  


                          Rota de Fronteira



                        

                           Castelo  Novo

O nosso trajecto por sitios templarios começa em Castelo Novo,concelho doFundão       
Castelo iniciado no tempo de Gualdim . O recinto superior a poente, . com porta de entrada entre 2 torres, defendida por matacães. Torre de menagem convertida em torre paçã/residencia de comendador .  O recinto inferior com cerca e porta a nordeste , a que foi adossado mais tardiamente a torre sineira ou do relogio. Igreja matriz templaria..Ver tb no nucleo museologico local moedas e peças de ferro e ceramica , produto de escavações recentes no recinto do castelo.


                           Castelo Branco

Depois descendo pela E-802/6  passamos ao lado da Ribeira de Ocreza  e chegamos a Castelo Branco :
Nascendo da antiga doação da Cardosa,o  mestre templario Pedro Alvito  da-lhe foral em 1213  . Castelo  de 7 torres   feito e nomeado â  imagem do  Chattel Blanc na   Terra  Santa  dos cruzados. Castelo ,hoje bastante desvastado na pedra que serviu a outros edioficios. Torre do Paço dos comendadores(dos 3 reinos) que ali reunem capitulos no sec XIII  .  Igreja de S.Maria do castelo. Torre de menagem e  cisterna Visiveis ainda partes da cerca  com Porta da vila e  . torreão norte…
… Ver tb ermida NªSª de Mércoles e o jardim episcopal…


                          V.Velha  de Rodão

Continuando pela mesma via  28 km vamos ate V.Velha  de Rodão.
Aqui olhe a paisagem cenografica ds portas do Rodao- fantastica guarda avançada sobre o rio Tejo.…O Castelo de torre de menagem-com seteiras..e  lintel da porta de entrada- com cruz templaria…Aqui mora a Lenda do rei Wamba…


                               Montalvão. .

Saindo de  Rodão pela Estrada nº 18 vá para  Montalvão. .
Aqui ultrapassada a Porta de entrada  observe os  restos da muralha ovalada do castelo com seu alambor e torres flanqueantes.  A Junta de Freguesia de Montalvão mandou fazer e colocar recentemente 2 placas informativas : uma á entrada do castelo templário - onde faz referência a uma arca sepulcral (partida) com a cruz da Ordem de Cristo, que se encontra na praça de armas - e outra placa  junto á igreja Matriz onde está sepultado o ultimo Mestre do Templo- D.Vasco Fernandes- que após o fim daquela Ordem ingressou na Ordem de Cristo, aqui falecendo enquanto Comendador de Montalvão, no ano de 1323.Nesta informação a Junta destaca que á entrada da igreja (remodelada) se encontra uma lápide cuja simbólica inscrita (rosa de 6 pétalas e vieiras) é aparentada com o brasão dos Fernandes , adotado pelo 26ª Mestre templário D.João Fernandes, tio de D.Vasco...
Frente á vila tem uma ponte sobre o rio para Cedilho –lado espanhol da fronteira , que pode visitar ao fim de semana


                           Nisa 

E tomando a EN359  chegara a Nisa  -
Veja a Porta da vila e sua cerca. A Torre  de Joao Vaqueiro e Igreja matriz  - Porta de Joao de Evora e porta de Montalvão  Aqui foi palco de lutas entre D.Dinis  e seu irmão. Não termine a sua visita sem provar os  famosos queijos locais…






     Rota Norte 





                           Penas Roias

 

Começamos em Penas Roias-  Castelo de fundação templária mandado construir por Gualdim Paes,   fazia parte do sistema defensivo do Nordeste Transmontano   defronte ao adverso reino de Leão    Torre de menagem com  matacães e  porta de entrada  a 6 metros do solo. Tem  lintel com inscrição de 1172 e cruz da Ordem. Restos de panos da muralha (muros da vila) e de uma torre cilindrica.     
. Siga em direção a Azinhoso pela N219 e visisite a igreja templaria.   



             igreja de  Santa Maria de Azinhoso


igreja de  Santa Maria de Azinhoso    .Interessante na fachada  a abertura cruciforme, no lugar da usual abertura ocular ou rosácea. .Campanário de dupla sineira com inscrição de 1196, A espectacular cachorrada  Ao longo das cornijas laterais,   120 modilhões esculpidos com  as mais  desvairadas  representações: cabeças de bichos  e homens  e  máscaras, 


               Mogadouro


Mogadouro- Veja a Torre de menagem e o  Paço dos comendadores (O.Cristo) . A barbacã e poço/cisterna. Obras do tempo de Gualdim Pais. Um cubelo transformado mais  tarde em torre do relogio.
Visite por fim a igreja matriz de S.Mamede (O.Cristo).


                         igreja de Algosinho




 Va pela N221 na direção da Bemposta até Algosinho a 7km.
igreja de Algosinho  -românico  com contrafortes laterais. . Por cima da porta   uma estrela de seis pontas sobre um pequeno triângulo invertido, ladeado por dois óvulos.   Ver  a fascinante cachorrada da cornija com figures grotescas de animais e humanos, satiricas e obscrnas: nadegas, falos,etc…
No interior , lateralmente no arco triunfal  dois  frescos que representam Santa Catarina e São Bartolomeu, como figuras –estatuas em nichos.. e ao longo das paredes as siglas dos pedreiros-construtores…



                      Castelo de Longroiva


Regresse   na N220,  cruze a Foz do Sabor , desça para Foz Coa e finalmente pela N102 chegue a : 
Castelo de Longroiva -  Recinto amuralhado com porta de entrada .Torre de menagem com inscrição –1174 (do mestre Gualdim .Pais) e base escalonada com janela geminada  e hurdicio : (nos 4 lados da torre- avanço tecnologico-militar da Ordem- varanda  saliente apoiada em traves de madeira, de onde na vertical se podia atingir o inimigo, de forma auto-protegida  . No cimo da torre merlões,  gargulas e seteiras…Para acabar visite o  lagar da Ponte dos  Pinos…





No comments: