11.12.13

Itinerarios templarios em Portugal

  
                             
                               ROTA  da  BEIRA

Em resultado do inventario patrimonial templario em Portugal – que fizemos como primeiro passo  para a Rota Templaria Europeia- propomos visitas de conteúdo especifico a todas os lugares - castelos-comendas e igrejas –onde  ainda perduram de pe  sinais relevantes e visiveis de sua passagem e vivencia.   
Sao  5  roteiros que vamos publicar aqui durante varios dias.

                                                  
                                  Vilar maior 
              
 A começar em Vilar maior em terras de  Riba Coa – um recinto oval  com obra templaria a partir de 1296. Torre de menagem  quadrada de 3 niveis adossada as muralhas com 23m altura-uma das mais  altas- com seteiras. Com 100 sinais de canteiros!  Porta sobrelevada de arco apontado . Muralhas com adarve acedido por escadas . Cisterna e tunel ate ao rio…Veja uma tavola de jogo do moinho  medievo sobre uma pedra granitica  à  saida do castelo… Observe os restos de  igreja romanica de S.Maria do castelo com cruz templaria.na   cornija. Subsistem vestígios da cerca da vila, com o o arranque do arco de uma das portas...Cenario do livro “ Dom  Frei Gedeão, Templario”  de  Mario Simões.


                                   Vila de Touro   
          
(Passagem ) Tome agora a EN 233 para  Carvalhal ate vale Longo …aqui  procure a Ponte de Sequeiros. Esta ponte sobre o rio Côa é um monumento grandioso e é uma das 2  únicas que em Portugal possuem uma torre incorporada…Continue pela N324 em direção ao Sabugal… Aqui pare para ver na igreja da Misericordia uma pedra lavrada com cruzes templarias e a medida de um côvado-padrão para o mercado medieval local. 
 Continue (pela EN233)  em direcção a Penamacor  contornando a serra da Malcata (a do Lince iberico ) ao nivel de Meimão e barragem da Meimo.

                                  Penamacor
                  
Castelo de Penamacor -Simbolo de luta e nostalgia . Torre de menagem  templaria de bases escalonadas –Veja as muralhas e torre do Relogio ,  onde está tapada  a antiga porta principal da vila- depois substituida pela nova entrada  sob a casa da Câmara…
Saia pela Estrada municipal N332 em direção a Monsanto

                                                 Monsanto
                 
Monsanto-Ergue-se imponente na linha do horizonte…Evoca S.Maria de Monsant na catalunha-em estreita colaboração de fraters templarios(sg. Vilamariz): Uma alternancia /integração harmoniosa entre rochedos e muralha…veja a torre do Pião atalaia, a igreja de santa Maria do castelo, as sepulturas antropomorficas escavadas na rocha…a capela de .S.Miguel, as vistas do terreiro internedio- depois a 
porta principal no recinto superior dos cavaleiros.. com boca de cisterna.  Compre um adufe como recordação…Continue pela N332 .

                                                Penha Garcia
                    
Penha Garcia- Castelo de panos de muralhas irregulares sobre as rochas escarpadas .- Doação ao mestre templario Vasco Fernandes-em 1304. O circuito pedonal descendente a poente -corresponde a  antiga via de entrada no castelo.Veja a igreja que esta sobre a antiga  templaria e observe o .rio Ponsul com sua barragem …Prove os bolos de azeite (bicas)…Siga pela Est.municipal…


                              Idanha a Velha 
         
Idanha a velha-  Torre de menagem de paredes espessas(2m) reaproveitamento de um templo romano       -( podium)  -com porta principal alta   em arco. Matacães  na defesa da porta inferior ogival-de 1245-          transformada em torre paçã do comendador. Veja a Cerca e a basilica suevo-visigoda. Continue para Idanha Nova           

                               Idanha a Nova
          
Idanha a nova-  Castelo erguido na margem direita do rio Ponsul....Torre sineira posterior -Vide a muralha superior  de pe – barbacã a nivel inferior. Veja a entrada da igreja da misericordia (de epoca?)…e a  igreja matriz sobre anterior edificio religioso da epoca.


  

No comments: