18.3.14

MORTO O MESTRE... VIVA A SUA OBRA !




Pouco depois da hora de Vésperas a 18 de março 1314 -faz agora 700 anos - os parisienses testemunhavam  um infausto acontecimento  na Ile  aux Juifs  (onde está agora a estátua equestre de Henrique IV ):  a morte na fogueira  de dois templários - Jacques de Molay, o 23º e ultimo Grande Mestre e Geoffry de Charney, o Preceptor da Normandia , sendo vítimas das intrigas do rei  contra o poderio da Ordem, dissolvida pelo papa em 1312. Desceu assim o manto do ocultamento ,sobre esta célebre e valiosa Cavalaria  , com suas ramificações em vários paises da Europa...
Exatamente 7 séculos depois a Arvore do Templo reverdesce... Na ocasião  deste sétimo centenário, anunciamos o lançamento de uma nova rota cultural europeia , muito importante para a memória da Europa. Uma Rota exclusiva de burgos templários, castelos, igrejas e comendas, baseada nas afinidades relacionais, promovendo o desenvolvimento conjunto e  sustentável.

O PROJECTO :
A região de Tomar, lugar templário emblemático de Portugal, classificado pela Unesco como património mundial e que recentemente, em 2010,  comemorou os 850 anos de sua fundação templaria  e  o engajamento , em França, do  departmento  de L' Aube , no prolongamento da operação organizada pelo seu Conselho Geral , “ Aube Templiers 2012”, colocam as duas regiões no centro de uma dinâmica internacional, ao decidir montar este dossier conjuntamente.
Nós constatámos aliás que existem numerosas similitudes em muitos aspectos entre as duas regiões:  laços  entre a região de Troyes , lugar da primeira comenda da Ordem e de seu concilio fundador  e a  cidade templária de Tomar , em Portugal,  última sede templária provincial da Europa com um património ainda hoje completo ( a igreja redonda e o castelo que a envolve ).    Associando-lhe os territórios de Perugia (Italia) e  de Ponferrada (Espanha), os iniciadores do projecto contam assim criar laços turisticos e culturais entre estes quatro “pilares” para dar uma base sólida e concreta a esta Rota Templária europeia, sob a forma de uma federação baseada principalmente no turismo cultural.

Visamos assim  unir os diferentes centros de memória templária europeia , dando mais visibilidade às diferentes partes do conjunto, mostrando ao mesmo tempo, o que existe em comum e o que é particular, forjando um itinerário específico.
O grande interesse pelos templários é uma oportunidade para valorizar o património comum , favorecer a economia e o desenvolvimento do turismo cultural em toda a Europa.  Uma oportunidade cultural/turistica com grande potencial de crescimento europeu...pois há muitos sitios  pouco conhecidos a descobrir e um largo público em busca desses vestígios.
Nós co-herdeiros dum  património eterno  e inspirador, propômo-nos assim valorizar  sob a forma de “marca templária europeia” a criação deste itinerario cultural , como   alavanca do desenvolvimento sustentado das regiões e  valor acrescentado de dimensão europeia.


São objetivos  da Rota:  promover os locais, desenvolver um sentimento de pertença a uma identidade comum  em espirito ecuménico, verdadeiro exercicio de cidadania europeial ; ligar os actores do turismo e da cultura através de circuitos locais, á descoberta dos lugares templarios , estruturando percursos de proximidade.
  • Este projecto desenvolve-se em cada região. Em Portugal a iniciativa pioneira integrando comendas e castelos da Ordem : em Tomar, Cardiga e Almourol. E na região de L’Aube : Troyes,  Payns,  Avalleur  e Floresta do Templo . Um tronco comum, gerador de  eventos e celebrações,  contribuindo para mais visitas e permanências.
  • Inventariados que estão os sitios ainda preservados na Europa ,  segue-se  um Congresso internacional em Outubro próximo. Onde se ratificará a criação da Associação para a Rota Templária Europeia  , se fará  o  alargamento a novos sitios, consolidando  o projecto de forma a ser certificado pelo "European Institute of Cultural Routes" (EICR).
  • O Logo comum de sinalização na Europa será a cruz pátea (designando a origem oriental da Ordem do Templo).

Estamos convictos que esta Rota se concretizará em breve , alargando aos templários- temática bastante popular- a oferta turistica europeia, através de uma vasta rede de locais notáveis.
Dirigida a visitantes interessados na procura de algo mais do que olhar a materialidade dos monumentos:  querem ver a essência dos lugares, portadores de mensagens eternas... fruir o vero espirito dos múltiplos lugares templários existentes  principalmente em 6 paises europeus:  Inglaterra, França, Alemanha, Italia, Espanha e Portugal.
 Preparem-se desde já todos os que querem  atravessar este Umbral ,
 aprenderão a conhecer os mais profundos mistérios da Ordem !

18  de  Março  de  2014  
Le Département de l’Aube(France)- Comité de Tourisme
CIVITAS THOMAR

TEMPL’ANIMA