25.11.14

Tomar e Troyes acertam-se para a Rota templaria



Pela primeira vez Portugal tem a INICIATIVA de criar e propor uma ROTA efectivamente INTERNACIONAL , a partir da Tomar Templaria, unindo em rede os lugares daquela famosa Ordem medieval , já inventariados por nós, nos seis principais paises europeus onde ela existiu ! 
Diferentemente do que titulou um jornal nabantino (acostumados que estao a que sempre sejam outros a vir-nos propor aderencia a algo ja existente) : Tomar (nao ) vai "integrar " Rota Europeia de Cidades Templarias...Tomar esta' iniciando essa Rota Templaria (enquanto sede medieva mais completa na Europa) e esta' convidando outros lugares da tradicao templaria europeia a unir-se em rede...
Trata-se de um nicho de oportunidade, uma Rota especifica da Ordem mais famosa medieval, o que foi reconhecido pelos franceses que querem montar a rota connosco enquanto co-fundadores.




Para tratar da Rota Templaria Europeia reunimos na ultima semana de outubro em Troyes (França) com Philippe Adnot, presidente do Conselho Geral de L'Aube , Christelle Taillardat directora do Turismo departamental e Valerie Gilet especialista da ordem templária ,entre outros , com a participação de varios elementos ligados à Camara de Tomar.

Depois de uma apresentaçao informal, no seguimento do nosso trabalho inicial realizado ha precisamente 2 anos, a quando do Coloquio templario em Troyes , seguiu-se uma visita aos lugares emblematicos da região , como a Catedral do concilio que regrou a Ordem, a comenda de Avalleur, o museu de Payns terra do fundador da Ordem e os Arquivos departamentais de L'Aube.




Finalmente realizou-se a reuniao entre as duas delegacões , onde ficou acordado a formaçao de 2 grupos de trabalho , um sobre o Projecto da Carta de sitios e os criterios de adesao, outro sobre Meios de Comunicação o logo universal(proposta da n/cruz redonda, denotando a origem oriental e bizantina da Ordem) , a promoção dos lugares (incluindo a sua animaçao especifica, nao generica ) e a sua comercialização .










No comments: