24.2.16

A cruz templaria é vermelha ...sempre !



Ha pessoas que parecem que não são  da terra...umas por desconhecimento outras por convição , desprezam a sua historia e as suas raizes!

Assim há  quem desvalorize a gesta de 1190-o desfazer Gualdinico do Cerco-achando que o heroi foi o mosquito dos pantanos (seria o Zika?!) ... e que o Almansor esteve 6 dias a olhar para o castelo sem sequer uma tentativa de assalto!!! mas não e´o que dizem os cronistas muçulmanos...(vide A.Borges Coelho).
Mas adiante...tb ha os que nao conhecem ou não respeitam os simbolos da Ordem templaria...e pensava eu que a ideia tinha partido de algum jovem estudante do Politecnico a quem tinham definido mal ou de forma insuficiente o  briefing ...mas afinal parece que surgiu de outro sitio...eventualmente algum contratado externo da Comunicação municipal que não seja da terra nem conheça a bandeira templaria...

Explicitando o assunto : trata-se do futuro logo da Rota templaria ....
Havia uma proposta cuja ideia base era interessante ...a partir de um sinal indicador de lugar no google map , onde se inseria a cruz patesca que se definira como constante do logo. O sinal transformava-se em capa ...com uns pés ( exprimindo uma caminhada, um Caminho)  enriquecendo as possibilidades de leitura!

Mas o que era anormal é que havia uma inversao de cores  (e ate´uma alternancia !! ) que desvirtuava o conceito templario....a cruz aparecia como branca!
Ora , a Ordem e´a dos Mantos brancos e da Cruz vermelha ...Sempre! 
E isso deve funcionar e funciona em qualquer suporte, bastava contornar com uma linha preta a "capa" a branco , nos documentos oficiais!
De resto o logo nao  tem de viver ao sabor da cor de fundo dos suportes ...inadmissiveis  portanto as  solucoes em alternancia como as do saco e da camisola...em que a cruz passava a ter a cor do suporte ou seja castanha e preta respectivamente !!! ! A cruz não é oca nem transparente ...é vermelha a cheio , sempre ! ! Aliás a Marca deve expressar-se homogenea, integral e sempre igual , continuamente em toda a forma de Comunicacao. E ao definir-se oficialmente o design explicitam-se a forma e a cor invariaveis...
Neste caso que e´para uma aplicacao internacional , exige-se muito mais  seguir a norma Unesco , senao corre-se o risco de aparecerem em cada pais ou mesmo cidade ...cores diferentes ao sabor local...e a uniformização identificativa clara desaparece...
Este e´ um comentario de quem se formou no IADE em Publicidade e Marketing.

No seguimento desta opiniao sobre o logo produzimos um estudo (em esboço) comprovativo feito sobre os suportes  (mantendo sempre a cruz vermelha e as 3 cores da Ordem)...a linha de contorno preta no manto branco ...
(que tambem pode ser um escudo!) isso basta  nos documentos e nos sacos 
No caso das as t-shirts negras..., basta  um contorno de linha branca  nas pernas...
e no caso menos provavel de um suporte tipo bandeira ou outro de fundo vermelho
sera´  entao o lettering (se vermelho) a ser de um vermelho mais escuro 
ou a ter um contorno branco 
Conclusão :  Definindo a "regra " particular , por extenso: 
aplicar-se-a um contorno de cor oposta  quando ocasionalmente  a cor de fundo de um suporte assim o exija, mas nunca alteracao de cores base nos componentes do  Logo.

(sendo os quadrados :os suportes por abreviado (papel branco, saco castanho, camisola preta e bandeira). 

Excusado sera dizer que os nossos parceiros tb acharam que a cruz devia ser sempre vermelha , pq é isso que identifica a Ordem templaria!

E parece que surgiu na sequencia uma nova proposta ...com a cruz vermelha...mas nos suportes ela continua a variar...será que ainda não perceberam...que é sempre Vermelha ! Voltamos a dizer a cruz não é oca nem transparente ...é vermelha a cheio...em todo o lado !

Á atenção de quem de direito...Ou entao ficará  a cargo da Comissao multipaises a definição/autorização de suportes...

No comments: