31.1.20

Epístola aos que Demandam o Mistério...


Neste tempo em que a Herança templária de Tomar - o seu castelo - atinge maiores niveis de visitantes , há que precisar algumas questões .
Primeiramente tal deve-se à colocação em marcha da Rota Templária em 5 paises europeus com património comum , avivando a memoria colectiva patrimonial dos sitios e desenvolvendo um sentimento de pertença a uma identidade templária ...pq o lugar diz-lhe algo mais do que a outros; é subliminar a presença repetida que os atinge” ( L.Cheskin) .   Não fruto de uma qualquer agência de viagens da capital que fazendo viagens quotidianas para a zona centro sempre considerou Tomar o parente pobre (realizando apenas 2 idas em 7 percursos semelhantes por semana) apesar de incluso numa Rota de Mosteiros Unesco ! .    Não tb fruto de uma organização da região que subalterniza a cidade considerando a Festa dionisíaca dos Impérios uma manifestação meramente local...

Em segundo apraz-nos registar a presença crescente de visitantes interessados em saber o que é e o que representa cada detalhe patrimonial...isto por informação de quem anda no terreno .
Assim e para aqueles que não são nem querem ser simples olheiros das pedras ... en passant ...aqui deixamos um texto que há mais de uma dúzia de anos servia de introdução /iniciação aos visitantes /convivas que subiam ao castelo , durante a nossa animação / evocação teatral ao medieval, criada de raiz para o efeito.








A todolos que estas letras virem e ouvirem ...Saúde!


Caros confrades: Sabede que estais aqui reunidos - não por acaso - mas em coincidência significativa, porque assim estava escrito .Aquilo que cada um foi e fez até aqui , o que cada um leu ou ouviu contar a seus amigos, tudo isso contribui para dar um sentido á vossa presença. Ontem desconhecidos, hoje irmanados nesta busca graálica!.. Oportunidade única de conhecerdes o vosso próximo e a vós próprios, mais profundamente !
Na vossa historia pessoal , chegou aquele momento , em que sentiram que havia algo mais a conhecer…ou algo a mudar em vossas vidas …então , como se conta na terra do nosso patrono S,Tomás de Cantuária :
- Surge nas gentes o desejo de peregrinação / e os romeus buscam lugares de remotos santos
de mui antiqua veneração / e vêm expressamente ... de todos os recantos!...

Sede bemvindos !… vós sois os escolhidos, para compartilhar e viver intensamente este dia propício à reflexão, astrológicamente sob a regência do planeta Saturno
Aqui neste terreiro do castelo de Tomar, da Ordem de Salomão - espaço de encantamento e revelação- urbe da paz irenica ou divina tranquilidade , onde poderão ouvir-se a vós mesmos , entrar em harmonia com o que vos rodeia. adquirir um saber superior...conhecer o tesouro do Templo!
Esta é a hora de atravessar o Umbral em direcção “ao Oriente das puras luzes da aurora, onde ides receber a Mensagem que vos espera ” (palavras do Senhor da Montanha).


Neste monte de Thomar, ”passam-se coisas muito boas” …como no monte Thabor: uma experiência de transformação…onde se apura a sensibilidade- para captar as vibrações que habitam este espaço sacro desde sempre , receber o fluido espiritual do lugar, vislumbrar talvez o Egregore ou alma da Ordem....Memória emocional e emocionante dos monges guerreiros, permanencias espirituais- que sentireis num leve estado modificado de consciencia…induzido pelas energias cósmicas e teluricas aqui presentes…neste omphalos ou lugar central elevado para o céu e onde subterraneamente passa uma corrente de agua-a Riba Fria- assinalada pelo poço, na escadaria... Lugar onde vive e se guarda a Tradição primordial...
Lugar alquimico- onde se precipitam vossas ansiedades e curiosidades…e onde operando por meio de certos gestos e palavras rituais, o sublime acontece: a pedra se torna cristal, transparente ao olhar : tudo o que nos envolve ganha outro sentido...o denso passa a subtil…tendes uma sensação de um estado de graça!
Hoje vos fazemos mercê das chaves da Iniciação templaria… porque o tempo é chegado, em que os segredos devem ser revelados, desvendado o significado dos espaços e sinais que vedes.


Primeiramente, vamos enumerar e qualificar este espaço vivo, organizado como replica da ordem cosmica, construido a partir do modelo do firmamento...- imagem especular da constelação de Bootes- o Pastor, celeste guardando/ a alcaçova pentagonal-sobre cuja torre de menagem, vigia- a estrela Arcturo …o lugar real, morada do mestre iniciado dos cavaleiros.
A planta das muralhas , figurando a quilha da barca salomonica ou da barca solar egipcia, simbolo da viagem transformadora ,com inicio na Porta do Sol- foi importada de oriente,trazida pelo primeiro mestre templario,português e cruzado: D.Gualdim Pais, fundador deste burgo cristão de Thomar. em 1160...
O castelo apresenta 3 ordens de muralhas, como as 3 ordens sociais. A setentrião(apontar) ,era a residencia dos nobres cavaleiros,com sua torre quadrangular e alcaçova, armas e cavalos, cisterna e celeiro…Tudo bem defendido pela barbacã á entrada , em rampa curva e estreita, expondo o inimigo e pelo extraordinario alambor impenetravel aos trabalhos de sapa…que inutilizou o cerco das tropas do Almansor …
Na 2ª ordem de muralhas ao centro, situa-se ao fundo a Charola- casa de Deus em rotunda- memoria do S.Sepulcro de Jerusalem, com influencias arquitecturais da arte bisantina e arabe...Finalmente do lado sul, o 3º pano de muralhas delimitando a zona -em declive/degraus- da almedina ou residência dos mesteirais do Templo, com sua porta entre 2 torres avançadas, encimada pela cruz da Ordem,com uma rosa florescendo ao centro.



O importante é aprender a interpretar os sinais naturais ou edificados, portadores de mensagens que atravessaram os séculos... que vamos encontrando, enquanto etapas de uma formação interior… sugestões morais, com a finalidade de elevar as mentalidades á Compreensão global...
- O Amor moveu-me a ensinar-vos as condições ou qualidades do caminho, para que conheças como has-de alcançar as suas vantagens seguras e como has-de precaver-te contra os perigos que dele são inseparáveis…disse um dia Avempace , o filósofo sufi de Beja.
-- Também mestre Paulo vem afirmando : "Gente de todo o mundo sobe ao morro... vem em busca de coisas novas, mas continuam as mesmas pessoas”... É por que -olham apáticos , mas não vêem o essencial , é preciso despertar e ver mais profundamente o que vos rodeia, não só a forma, mas também o conteúdo...enquanto Manifestação de outra Realidade...as pedras falam-nos, se formos capazes de as entender... áqueles que fizerem uso correcto de seu discernimento...
Há muito mais do que aquilo que se vê- porque os misterios da natureza fazem parte dos misterios do Criador-se quereis perceber o invisivel, observai bem o visivel afirmam as Escrituras - olhai pois com atenção os pormenores que habitualmente passam despercebidos...
Juntando a observação e a Imaginação ,sereis capazes de ver o extraordinario dentro do ordinario comum. Está tudo aqui e agora- só é preciso estar mais receptivo e atento a cada passo…em atitude de exploração criativa…
Exercitai pois a mente na compreensão dos símbolos e seu significado oculto : começemos pela bandeira, no alto da torre de Menagem, o distintivo heraldico-do Templo. As suas 3 cores- o negro o branco e o vermelho- representam as 3 fases da Obra alquimica da transmutação / transformação de si . O negro- dissolução, trituração, maceração do corpo com cilícios- O branco- a purificação, solução iterativa, repetitiva -batismo e confissões...O Rubro-exaltação do estado, aquisição do Espirito Santo vivificador- a meta última do cavaleiro sagrado .



Nesta dupla viagem-interior e exterior- é também importante o que se passa convosco durante o caminho, momentos de adversidade ou de satisfação obstaculos /pedras a limar.O combate contra os elementos é uma luta com vós próprios... -Esta é a via que conduz ao fundo de vossa consciência… onde cada um descobrirá o verdadeiro sentido da Demanda ( por que cada um tem a sua- como diz Galaad)...
Por outro lado, enquanto caminhais, aumenta a circulação sanguinea, oxigeniza-se o cerebro, produzindo modificação psiquica…que lhes abrirá o espirito ,sentir-vos-eis assim melhor, por dentro e por fora. Mens sana in corpore sana, com mais ânimo para enfrentar o dia a dia. Viver é mover-se por si mesmo! -diz S.Tomás de Aquino. (pausa)
Vós companheiros, que já iniciasteis há algumas horas esta caminhada em busca do Templo e de vós próprios-- sabei que as experiencias por que passais hoje, são as provas da vossa Iniciação …desafios que existem para testar a vossa coragem, que vos estimulam a extrair de vós próprios , força e qualidades potenciais (como vontade e inteligência ) para atingir o objectivo.
Viagem peregrina-da Babilonia a Jerusalem- passagem para o outro mundo,atraves das aguas e morada do dragão-das Hespérides- o que guarda a maçã de ouro…aqui no canto mais ocidental, como assinala sua presença a confraria dos lavradores de Torres Novas.
Atravessados os rios Tejo e Nabão , segue-se a prova da subida dificultosa pela calçada de Santiago...Entrando decididos, a porta salomónica para outra realidade, ascendes a sacra montanha do purgatorio, até ao paraiso terrestre- como na viagem de Dante...(Divina Comedia).



 O começo da ascenção é o mais dificil. Porque ao principio se está carregado de pedras/imperfeições, que foste largando no caminho…e assim livre desse peso sentem-se mais ágeis a subir- purificados... o que predispôe o espirito `a compreensão das origens...
Também os gregos subiam aos templos para sonhar, enquanto medida profilatica .vós se já sonhasteis alguma vez com u m monte ou um circulo -imagens arquetipicas -sabei que esse é o sinal da soedade das Origens …daquela santa cidade, donde esta alma descendeu…nas palavras do nosso Vate..
Hoje que o ritmo da vida social, reduz as n/possibilidades de reflexão…, indispensaveis ao nosso equilibrio interior - propomo-nos á imagem da experiência mística dos cavaleiros....esta viagem onde atingirás um estado de consciencia mais elevado, propício á mudança interior…um tempo de olhar para a razão de nossos sonhos perdidos ou adiados....Identificar ideias preconcebidas , comportamentos que dificultam vossa realização plena …derrubar as muralhas que vos limitam a visão …Com a ajuda do machado simbolico do Iniciado, atributo dos anjos, sg Dionisio o Aeropagita, que se converte em facho de luz ,rompendo a obscuridade exterior e interior, em vossa caminhada ....Ars regia ou Alquimia da alma - para uma melhor compreensão de si e do que o liga ao Todo, condição para compreender também os outros e atingir a harmonia e equilibrio globais.



E eis-nos aqui, chegados finalmente, à Casa Joanina , onde vamos ser iniciados, juntamente com o cavaleiro, sobrinho do Mestre João, que hoje o será...cumprindo assim a visão profética de Hildegarda von Bingen sobre o genero humano, dentro do circulo cósmico que circunda a cidade celeste…onde viu muitos fazerem a viagem até á torre e receberem um manto radioso..
-Vamos atravessar os 4 elementos…tradicionais.. terra ,agua ,ar,fogo- aqui representados cenograficamente pela arvore,o tanque,as escadas e a propria charola, em correspondencia com o que está figurado nos capiteis do octogono central, na igreja acima, pois conforme á doutrina hermetica : a imagem do que está em cima é o que está em baixo…
E então, obteremos a iluminação, tal como Gualdim,o cavaleiro modelo, de que está escrito aqui nas paredes da muralha...Ut Lucifer emicuit- e brilhou como Estrela dalva...depois do seu encontro com a Tradição vinda de Oriente, em Ascalon, enquanto cavaleiro cruzado na Terra Santa....




Esta é uma celebração ritual- em defesa e louvor da Milicia Templaria : os monges-cavaleiros, que rezavam lutando e lutando, rezavam...Passo a passo ,vivenciaremos o mistério iniciático e a transformação das horas- Prima Tercia Sexta e Nona…através das 4 mansões , que ides percorrer como sacra via da Escalada ao paraiso ,de S.Agostinho...enquanto -acompanhais a admissão do cavaleiro , com a costumada vigilia-banho-evocação do Sacrificio e entrega do manto.
Fazendo uso também da tradição local, como a coroação pelo Espirito Santo Imperador...e o partir das cruzes floridas, para dar uma explicação a certas acusações ao Templo...que forjaram a sua suspensão “ad divinis” e a sua dispersão no seio de outras Ordens novas…
Representação ecuménica ,evocativa - por palavras e actos –das varias crenças no Principio Primordial e seus rituais (cada um reconhecerá os seus!)...onde se mostra o tronco comum a todas as iniciações- - Basicamente : -purificação,comunicação de segredos, e visão plena da Realidade..
Da morte mistica à regeneração simbolica, os caminhos são varios...o aparelhar da pedra bruta em cubica ou perfeita do maçon- a sintese teosofica da mistica oriental e ocidental-os exercicios espirituais dos jesuítas-o autoaperfeiçoamento neo-templarista- a busca actual do canal para a alma...channeling !...
Confrontados com a diversidade , das experiências , percebemos melhor a nossa singularidade… A nossa meta é a fraternidade e tolerância entre culturas ....porque - a missão última do Templo: a união e a concórdia universais, acima de raças e credos, é eterna e actual...A Demanda do Graal da Perfeição...



O importante é o espirito com que todos participam…estar disponivel para compreender o que vos rodeia. A Obra só se completará, quando cada um fizer a sua parte, segundo suas capacidades… Só os participantes com o coração – fazem o ambiente necessário a que a magia se manifeste…que nasça em vós o sol Cristico ! Que sejais seres humanos mais plenos!…
- Mas atenção, mergulhar no mundo medievo, exige um esforço simultãneo de distanciamento e aproximação: : …O modelo ideal dos homens dessa época …era a Biblia O tempo era visto á imagem do eterno…onde passado, presente e futuro coexistiam em simultaneidade… Considerava-se que a Providencia tudo ordenara neste mundo, onde cada um cumpria seu papel ,incluindo o diabo…
Lembrem-se que cada coisa tem um duplo sentido. Os números e as palavras servem para explicar- simbolicamente as verdades divinas. O microcosmos é o espelho do macrocosmos. Há um continuum entre este mundo e o outro, não fronteiras estanques… Através da beleza sensivel (a Natura) a alma eleva-se á verdadeira beleza-divina-universal,dizia o abade Suger de S.Denis…Esforçar-nos-emos por atingir essa atmosfera -em que se desenvolve sua espiritualidade, perceber o ardor penitente,a ascese;também o singular e o maravilhoso, herdado do genio celta.
Vamos viver as circunstancias, qualidades e impulsos do quotidiano templário - percorrendo os momentos chave do dia nos quais se rezam os salmos ou 14 paters de cada vez ,se reune o capitulo para a divina lição,se verificam os cavalos,equipamento e armas,cavalgam,jogam ã lança,toma suas refeições frugais en silencio,ouvindo a vida de santos...



- Seguidamente, enquanto o Cavaleiro noviço -em esforço de concentração- procura pôr-se em contacto consigo mesmo-e faz a oração do coração ou Filocadia dos Padres do Deserto…invocação contínua-associando o nome de Deus á sua respiração e ao bater do coração…tipo ladainha …nós , para que sejeis melhorados , nos exortamos a que façam alguns exercicios de aquecimento mental e abertura espiritual…para atingir um estadio equivalente... em prol de vossos espíritos...
Vamos experimentar e vereis que progressivamente sentireis uma sensação de leveza-como se vos elevasseis..e voasseis para lá dos limites dos nossos sentidos ...fazendo despertar forças que sempre existiram afinal dentro de vós –e que os ajudarão a lidar melhor com questões fisico-emocionais (como a angustia e depressão )... ou refrescar simplesmente vossas mentes cansadas…debilitadas da corrida quotidiana…
Vamos estimular a memória e abrir a porta do imaginario!…Através de movimentos simples que podeis repetir quando quiserdes; exercitai vossa mente e a boa respiração - e abrir-se-vos-ão as Portas da Sabedoria!- e amanhá será para vós um novo e claro dia…fonte de deleitamento e crescimento pessoal..carregado de lembranças de uma inesquecivel jornada !….
- E outrossim, sempre que voltardes para nova sessão , à guiza de fisioterapia mística, experimentareis novas sensações- vereis a paisagem de um angulo diferente- conhecereis segredos novos, porque a revelaçaõ nunca é definitiva, há partilha de novas experiências... A via iniciatica, é acima de tudo, uma mudança do olhar.
Ultima informação-o nosso dia vai durar tanto como o dia paradisiaco -ou seja o tempo que adão e eva estiveram no paraiso antes da queda- cerca de 8 horas, segundo o Elucidario do monge Honorio de Autun…
Valete Fratres ! ... que se cumpra a profecia de Isaias: estamos na idade, em que Adão deve reentrar no Paraíso! (24,25) ...Carpe diem !



No comments: