2.7.11

Albergaria de S.Brás! Vem e Verás : Barquilhos – Trovas de Pero Mafaldo- Coroação do Espirito Santo Imperador


Sábado 9 julho às 18 horas , junto á entrada da Mata, integrado no programa oficial da Festa dos Tabuleiros em Tomar.

Esta é uma animação especifica ligada ao local e ao tempo da festa.
Insere-se dentro da nossa ideia de chamar a atenção para este local-que já foi oficina de bicicletas e ultimamente loja de vestuario infantile ...mas podia e devia ser recuperado/preservado na sua função original de albergaria medieva- pousada de viajantes e peregrinos da vida- sendo o unico exemplar do género de que conservamos alguns traços de época...e podia servir de mais uma atração turistica e pedagogica (tal como no caso das moendas da Levada) no sentido de expôr uma vivência /conteúdo apropriado à sua época ...na parte térrea da casa : (um chão de palha, com enxergas, mesas e outros utensilios, e eventuamente venda de licores de epoca, artesanato local, etc)... ainda para mais situado junto a um posto de turismo e no inicio da subida para o castelo templario!


Sigamos exemplos europeus como o de Nottingham (terra de Robin Hood) onde está em funcionamento uma das mais antigas pousadas de Inglaterra de 1189 a Ye Olde Trip to Jerusalem, no sopé do castelo local, numa area que já pertenceu até à Ordem do Templo (como no nosso caso)…

Efectivamente, eis-nos à entrada da vila de baixo no vale da Ribafria,a sul das muralhas, Naquele tempo por aqui passava a estrada publica de Santarem para Coimbra.
Aqui à entrada da rua uma casa sobradada com escada de pedra exterior que dá para um pequeno alpendre ou galilé assente em 3 colunas. Por baixo um vão de arco abatido com sua porta que dá para uma casa grande . Eis a Casa de Recolha dos Pobres Transeuntes ,sobradada, onde o morador piedoso e de posses usa dar aposentação e abrigo a quem chega´,instituindo assim em parte de sua casa a assistencia aos pobres viajantes .Tem oratório a S.Brás santo de sua devoção.
Casa dianteira com chão macio de palha que torna o ar quente e humido ali dentro, dispondo de leitos com sua enxerga,alençois, mantas listadas,axadrezadas, ...cabeçais de lã ou almadraques e coberta de burel. ...Também distribui capas çorames a quem necessitar…

Pertenceu esta casa a D.Constança Anes, provávelmente da rica casa de Portel , que ofereceu um calice de prata dourada a santa Maria dos olivais. Também a sua cunhada D.Maria Anes deixou em testamento (1337) a S.Maria de Tomar d’além da ponte, 10 libras para ornamentos da dita igreja (tanto como rendiam ao ano, os lagares alem da ponte, na época!)...

Já que estamos a falar de pousadas , falemos agora de comes e bebes.

È a hora de repartir/ que a gente tanto gosta
Pão e vinho/ temos sempre a mesa posta!

Primeiramente os barquilhos – pães recheados com natas e mel (segundo memória escrita do mais antigo cozinheiro da corte portuguesa conhecido-Domingos Rodrigues) e a que demos o nome de “ Cus de Lobo do Almorol” evocando o nome de uns barcos medievos (de cabo baixo,parecendo o rabo do dito) que ali andavam na pesca de arrasto das savatelhas, segundo as crónicas coevas...

E porque aqui evocamos tambem o santo espirito Consolador beirão segue-se um gole de vinho doce. O pigmentum…autêntico medicamento (elixir de longa vida) para o corpo e espirito, segundo opinião do medico da nossa rainha Isabel de Aragão!..e conforme ao salmista : Vinum Cor Homnes Recreat” .

Assim , sendo hoje tempo de fraternidade: sede todos bem vindos e que sejam bem idos também …os bafejados pela Fortuna ou pelo tavolado…porque a oferta é limitada!…


Seguidamente apresenta-se o trovador Pero Mafaldo , hóspede ilustre desta casa - contemporâneo del rei D.Dinis- e por hipótese nosso vizinho : em cujo nome se referem umas terras para os lados de Carvalho de figueiredo, segundo rol de bens proprios e aprazados da antiga Ordem do Templo (feito em 1321). A par dele há umas vinhas em nome de Pero Pais , o nosso copeiro …e também da corte dionisina em Coimbra(?)….Ouvide pois a voz do jogral : “pois nom somente vossa boca sorva as viandas…mas vossas orelhas se farten de ouvir palavras do espirito”!

E para finalizar em espirito de festa dos Impérios ,vamos recuperar uma tradição presente na festa anual dos Tabuleiros na freguesia de Carregueiros: a entronização do juiz-Imperador após a procissão.
O juiz sentado e coroado ( com o ceptro da pomba na mão direita) , incarba o Espirito santo imperador e , vai impondo a coroa do Espirito Santo sobre a cabeça de quem o desejar...comunicando-lhe a esperança messiânica de que a sua terra dará bons frutos...
Colocando a coroa suspensa sobre a pessoa ajoelhada- - diz respeitosa e lentamente:
- Divino Espirito Santo consolador/ as nossas almas vinde visitar/ . …
…….cheio de graça celeste/ vosso preito criar/
em nome do Padre,do Filho e do Espirito Santo,Amen.

O culto do Espirito santo Imperador foi trazido para Portugal, em meados do sec XIII- pelos franciscanos espirituais ( apreciados pela familia de Isabel de Aragão) , celebrando a transição sob a forma de Imperios-para a aurora da nova idade iminente. , a instauração na Terra da era da fraternidade profetizada pela Visão joaquinita das 3 idades. Estado-em que o homem acede diretamente,através do Espirito Santo, à iluminação espiritual ou Consolação…

Como elemento curioso e único (em Carregueiros) verifica-se que a cadeira do juiz está rodeada de vasos de trigo ..., que semeados 3 semanas antes e germinando no fundo escuro de uma arca ,acabam por nascer por ausencia de sol , sob a forma de uns filamentos alourados a que chamam cabeleiras ...
Ora este ritual das cabeleiras é um vestígio arqueo-teológico fenicio... de cultos a favor da regeneração da vegetação : o ritual dos “ jardins de Adonis”-(de que nos fala o investigador em Religiões , Moises Espirito Santo) formados por vasos domésticos nos quais se semeavam no escuro, gramíneas como o trigo; germinando rapido sob a acção do calor da habitação, mas expostas á luz logo murcham, devido à fraqueza de suas raizes, simbolizando o definhamento da vegetação- a morte do trigo pelas ceifas-a existencia efemera da divindade....Também no sul de Espanha ,em um estudo (Franz Cumont) sobre a antiguidade dos cultos andaluzes, se constatou a presença desses vasos de sementes por ocasião de festas locais e concluindo da sua introdução nas Hespanhas pelos mareantes fenicios ...afinal os cananeus bíblicos!

À porta da antiga Albergaria  : está pois aberto o Imperio do Amor e da  Fraternidade...Universal e  Ecuménica !

No comments: