29.12.07

S.Tomás de Cantuária na Charola !



29 Dezembro




Em plena semana de Natal, um crime abalou a Europa cristã e medieval: no dia a seguir ao dos Santos Inocentes , à hora de Vésperas ,o arcebispo de Cantuária caiu morto a golpes de espada, em sua própria catedral !



Tomás Becket nascido em Londres em 1118 (no mesmo ano de D.Gualdim Pais) foi nomeado arcebispo de Cantuária em 63. Em conflito com o rei Henrique II acerca dos direitos eclesiais, acabou sendo assassinado a 29 Dezembro 1170 por quatro cavaleiros do rei , dentro de sua própria catedral...

O mártir foi canonizado em apenas 3 anos (1173) e o seu culto apregoado por toda a cristandade. Torna-se patrono dos sargentos do Templo.

Canterbury (Inglaterra) torna-se centro de peregrinagem ...em cujo caminho nascerão mais tarde os famosos "Contos de Cantuária"...



Por ocasião do VII Centenário da perseguição aos Templários na Europa - a decorrer entre 13 Out 07 e 13 Out 08 - a "Associação Cultural Templ'Anima" de Tomar depois da exposição em Outubro p.p, do Relicário e obra de arte sacra, trazido por Gualdim Pais da Terra Santa, propôe-se agora evocar outra relíquia trazida por aquele Mestre português de uma sua viagem circa 1185 a Inglaterra : 2 ossos da cabeça de S.Tomás de Cantuária, patrono da Charola Templária , e cujo dia passa a 29 Dezembro.



Provávelmente foi feito na época um relicário com formato de cabeça para guardar aqueles ossos ( como era costume medievo, os relicários tomarem a forma da parte do corpo,a que pertenciam os ossos do santo)... A cabeça provocava medo nos iniciados ,pois era usada nas admissões da Ordem , como reíiquias a venerar... Mas depois com a perseguição às cabeças, no tempo do tenebroso Filipe o Belo, esta desapareceu... embora ainda nas visitações de 1508 tenha sido inventariada no castelo templário de Pombal (2º em importância na região) ”uma cabeça” (sic) ... Seria essa a cabeça de Tomar, retirada para um castelo menos visível ?...ou os ossos foram então metidos numa caixa , como arrolados num inventário tardio da Ordem de Cristo ?.



O certo é que houve cabeças- relicários nas sedes templárias de Paris e Londres , assim como as havia em Portugal no sec XIII e fora da Ordem : caso da cabeça de S.Fabião, trazida de Aragão por D.Vataça ,aia de D.Isabel (em Castro Verde, actualmente) e em Ourém : existiu na igreja da colegíada, uma cabeça de prata com relíquia da beata D.Teresa,criada do prior local e falecida em 3/9/1266, a qual era permitido oscular em seu aniversário .

Contudo, o que mais une S.Tomás aos templários é o mesmo destino: o bispo e o último Mestre, Molay – são vítimas da mesma estratégia : atacando a independência da Igreja, são mortos a mando do poder real...





Sábado 29 dezembro 2007

das 15.30 às 17 horas

no Convento de Cristo



Evocação de S.Tomás de Cantuária

Patrono da Charola Templária



baseado no testemunho coevo de Edward Grim

orador convidado : Jose Manuel Anes, da Univ. Nova



Acesso gratuito á Sacristia filipina

Organização : Templ’Anima-

Associação Cultural, de Tomar