15.10.08

A Templ'Anima na RTP (entrevista)


A 14 outubro –terça – estivemos presente a convite do Programa Televisivo “Portugal no Coração” na RTP1 para falarmos sobre a nossa peça Didaké -a Iniciação do Templario - a decorrer no castelo de S.Jorge , mostrando um quadro animado : a leitura do Pregão enquanto o Iniciado com seu machado simbolico medita sobre a Palavra e faz a oração do coração ou Filocadia…invocação contínua-associando o nome de Deus á sua respiração e ao bater do coração tambem chamada no Oriente, Hesicastes...

                                     E disse um Arauto : A todolos , Saúde!
                                                   
                                     Respeitáveis senhores,que aqui estais
                                     Grandes e pequenos,jovens ou vividos
                                     Vós fostes pela sorte favorecidos
                                     Pois neste lugar, toda a verdade encontrais!

Caros confrades: Sabede que estais aqui reunidos - não por acaso - mas em coincidencia significativa, porque assim estava escrito... vós sois os escolhidos, para compartilhar e viver intensamente este dia propício ,aqui neste terreiro do castelo .
Lugar alquimico, onde se precipitam vossas ansiedades e curiosidades e onde operando por meio de certos gestos e palavras rituais, o sublime acontece: a pedra se torna cristal, transparente ao olhar: tudo o que nos envolve ganha outro sentido:o denso passa a subtil!
O tempo é chegado, em que os segredos devem ser revelados, desvendado o significado dos espaços e sinais que vedes…

13.10.08

Evocação Templária a nivel nacional

No fecho das comemorações do 7º centenário do desaparecimento da Ordem do Templo(Out 2007/Out 2008) , a Associação Cultural Templ'anima realizou  neste fim de semana, uma série de actividades evocativas da Ordem templária, a nível nacional.
Assim, no sábado dia 11/Outubro às 15.30 no castelo de S.Jorge em Lisboa: representação da peça "Didaké-Iniciação do templário" ;
No domingo dia 12/Outubro: às 10h em Tomar, no convento de Cristo (sala dos Cavaleiros e claustro anexo) representação da "Didaké" para o Grémio Literário;


Finalmente ,às 19.30 do mesmo dia, na igreja de S.Maria dos Olivais, evocação vesperal do passamento de Gualdim Pais, em sua capela, com Leitura de um relato original de seu Passamento (cf. “As Horas do Mestre”) com a presença e apoio do pároco local, após a missa da tarde.

13.9.08

A Templ'Anima no Castelo de S.Jorge em Lisboa

A Templ’Anima vai realizar semanalmente, aos Sábados, no Castelo de S.Jorge em Lisboa, a animação de tipo evocação histórica -titulada : Didaké-Iniciação de um Templário , finalizando por jogos de armas a pé a - partir do dia 13 de Setembro de 2008 ,até 18 de Outubro 2008 - com início ás 15.30h e termo ás 18h .


Decorrendo no horario de funcionamento do circuito de visitas, terá uma área delimitada : a parte chã ocidental do Castelejo/( área esquerda de quem entra) que será reservada ; mantendo-se a circulação pública à toda a volta por cima, nas ameias , de forma a permitir o acesso ao Periscopio , montado na antiga Torre Albarrã ou do Tombo.



No fecho do 7º centenário do desaparecimento da Ordem do Templo : uma oportunidade única de ver em Lisboa, esta evocação histórico-templária , naquele castelo onde também se destacaram os templários em diversas situações, acompanhando a corte enquanto seu braço armado...desde Afonso Henriques o conquistador , até D.Dinis o 1º residente,aqui na Torre do Paço com suas dependências a Sala Ogival e a capela de S.Miguel.

Singela re-presentação em defesa e louvor da Milícia Templaria ...onde alicerçados na autenticidade da Regra primitiva descrita por R.Pernoud, tentamos esclarecer as 3 principais acusações feitas aos templários no seu tempo: o beijo na boca, a vituperação da cruz e a adoração da cabeça "bafometica"... afinal : um ósculo cortez, a evocação da Paixão e o culto das relíquias na época... porque é a Hora de desvelar o Misterio ou seja devolver a Honra ao Templo!



A organização do tempo ficcional acompanha a estruturação do espaço : 4 actos - cada um em sua mansão...Trata-se de uma encenação “ao medievo” tipo auto da Criação- que se desenrola no Castelo ,como Iniciação através dos 4 elementos : Terra- Água–Ar–Fogo,á semelhança do que está figurado nos capiteis da igreja sede da Ordem (Tomar).–aqui adequado ao espaço deste castelo...

- O objectivo(interno) é mostrar o processo da Iniciação, a passagem para a luz do candidato,através da via probática e do sacrificio.-do Enxofre ao Incenso- da tentação diabolica primeira na Arvore (frente a entrada) , passando pela Catequese batismal ou Didaké , ascendendo pela via Crucis (Paixão) até ao gozo de Deus no forno alquimico em capitulo final (junto á base da torre do Paço) . Expôe-se assim o conflito da alma, arena de luta, na visão da monja Hildegarda de Bingen ( sec XII) , entre o bem e o mal, a caminho da Perfeição graálica.



Alguns principios Orientadores



I- Participação : Sabemos que ´à volta no cimo das muralhas se permite entrever a ação mas ela não é para ver do alto - daí de onde só é possível ter um angulo de visâo defeituoso ..a menos que apenas pretendam ser voyeurs ...nem o som se percebe : é preciso estar ao nivel -vestir a capa cá em baixo no terreno – integrar-se no grupo, questão fundamental, já que afirmamos o primado do texto e da Palavra , em correspondência perfeita com a pratica epocal jogralesca . Defendemos uma animação “ enquanto forma de meditação , que alargará o aparelho sensivel do homem, à visão dos espaços secretos “ (Wilson, 92)..

Em comunhão medieva, sublinhamos : participar em vez de assistir...não ficar de fora e ao longe..de onde o próprio desenrolar do acto pode parecer entediante... por falta de “encarnação ao medievo” do público , porque é preciso respirar/sentir a alma do lugar... Aliàs a leitura prolongada do Pergaminho do Arauto –guia explicativo da acção e dos espaços do Castelejo- foi sublinhada com palmas expontâneas no ultimo ensaio aberto, pelos presentes que o puderam ouvir no local.

O objectivo externo- é conhecer-se a si próprio através da participação num itinerario ou peregrinatio ...um vero mergulho na época! A plena vivência de uma experiência : todos confrades por um dia , uma vera iniciação colectiva! ...pois como escreveu Artaud ,dramaturgo : ”no estado de degenerescência, depois da Queda, é pela pele (pelas provas iniciaticas) que se hão-de iluminar os espiritos”... Trata-se de um encontro fraternal em que o público participa no Bodo.-comendo bolos de erva doce- na dança de roda e fazendo exercicios de abertura do espirito!



II-Cenografia : aqui a qualidade é dada pelo rigor á época e seu pensamento Pois , cada época - tem a sua dignidade e a sua Estética. Tratando-se do visionamento do pensamento do Duzentos falamos de um despojamento á cistercience.- -Cenográficamente naturalista- já que é o proprio monumento real que nos envolve... com suas muralhas, portas, arcos, frestas, escadas,... em sua função original... mas que não só os mostra, também os anima. Uma qualidade/linguagem cenica- apostando na simplicidade decorativa- em contraponto à ostentação de ouropeis renascentista ou gosto futil de salão condenado em seu tempo por S.Bernardo,patrono da Milicia templária– aliás é pedagogico nao perpetuar a confusão e mistura de epocas tão a gosto de certos anacronistas- porque tal era a modestia dos pobres cavaleiros de Cristo... Segundo descrito em sua Regra as vestes templarias eram bastante simples não trajavam á ultima moda da corte –aqui túnicas rigorosamente desenhadas ao modelo de época, com suas capas/mantos com simbolo da Ordem e botas de encomenda artesanal do ultimo residuo quinhentista existente (enquanto monges) e cotas de malha e espadas metalicas importadas , (enquanto guerreiros)...

Este nosso Posicionamento conduz-nos naturalmente a um determinado proposta cénica- Uma acção ritual... - Onde tudo obedece a um simbolismo os objectos não são vulgares instrumentos, são meios de fazer pensar e sentir, estimulando a imaginação dos convivas, que meditam e percorrem o caminho da Demanda, ao encontro do Espirito da Luz

Assim o Iniciado porta o machado duplo .. (como no mito grego do labirinto) . para cortar as trevas exteriores e interiores existentes acerca do medievo..social e re-presentacional ou seja a comum ignorância da época- que não é uma idade das trevas... a maioria é que está às escuras sobre a época ...por preconceito e desinformação!



III-Dramaturgia : Trata-se de uma animação teatral/representação popular... não é teatro isabelino,.nem de vanguarda, ..é tão só e simplesmente animação teatral ao medieval –do tempo em que a récita saiu para a rua , ensinando aos leigos os mistérios, como os laudesi franciscanos –.cuja expressão mais próxima ainda se pode ver em Braga no auto de S.João Baptista ,sobre o carro das ervas que percorre a cidade.

Quanto ao gestus -há apenas alguma expressão nascente ...como no portico de Compostela – onde o mestre Mateo coloca no meio dos velhos profetas hieráticos...o jovem Daniel que cruza a perna e sorri ... Segundo os manuais teatrais - no Modus medievo- há distanciamento,não se sente o personagem , os intervenientes apenas dão corpo ao ser representado e podem fazer vários personagens na mesma sessão; não há interpretação pessoal, ou máscara psicológica (sg.Rosenthal,dramaturgo)

A acção é apresentada como um desfile de quadros justapostos conformes à Estética medieval. Um caracter fragmentário ,não sequencial.,em que o tempo avança por saltos.(a nossa viagem pelos 4 elementos) ..E não é uma versão esperada modernizada: mas uma vera desconstrução ou regresso no tempo que implica uma desmontagem dos habitos de ver /assistir : sem efeitos especiais cinematograficos, nem artefactos proprios de opera neo-egipcia!



IV- FichaTecnica : Ensaiadores -J.Nunes(falas)+Edward Fão (marcações) Destaque no rol de actores selecionados para -o Arauto(Eduardo Ribeiro) vindo do teatro inglês dos Lisbon Players, o Mestre (Miguel Fonseca) com obra feita nos teatros do Chiado e Trindade, o Iniciado (Marco Marques) oriundo do Chapitô e o Diabo (Bruno Guerreiro) da Animaçaõ historica do palacio de Queluz . Sendo os restantes figurantes/estudantes do curso de Teatro.








12.7.08

Evocação do Cerco de Julho 1190







REVIVER o Cerco de 1190 na Porta da Almedina é também...REAVER....a ligação castelo-cidade..através da Mata dos 7 montes! Primeiro arrabalde de cultivo ,depois cerca de recreio dos freis cavaleiros...Foi há 818 anos !

Visita comentada á Almedina e Porta do Sangue

Uma viagem gratuíta no tempo e no espaço...

Um Convite aos tomarenses- para mais perto de seu património- de que todos são co-herdeiros... afinal.... e em honra de sua participação a desfazer o Cerco de julho 1190 comemorando a vitoria...e se quiserem, venham vestidos à época !…


Na Almedina do Castelo

Junto á Porta do Sangue

Das 16h às 18 Horas

Sábado 12 julho 2008





Programa :



1-Templ’Anima- Evocação da Almedina

2- D.Gualdim- memorias do Cerco

3- Luta entre sitiante e defensor



No decurso das comemorações do VII Centenario (Out.2007/Out.2008)- da perseguição filipina aos Templários e também da declaração papal que os inocenta (Pergaminho de Chinon-1308) , a Associação Cultural Templ’Anima, propôe-se evocar no mês de julho um acontecimento exemplar ocorrido neste castelo templario de Tomar : o cerco feito pelo exército do Almansor em julho de 1190 e desfeito pelo grande mestre Gualdim “ a quem Deus salvou com seus freires” das mãos dos inimigos...segundo memorial escrito nas paredes deste castelo...Foi há 818 anos.... “A conservação/ valorização da Porta da Almedina.e seus acessos. passa pela sensibilização da comunidade ..para . conhecer a sua história...reatar a ligação afectiva... Porta de entrada no burgo interior, desde o “arrabalde ”. Também conhecida por “Porta do Sangue” por aí ter sido sustida a investida muçulmana no ataque de 1190, ocorrendo grande mortandade...Parque Florestal e Jardim de talhões geometricos, historicamente –parte integrante do conjunto monumental .do convento .. cujo destino está ligado à conservação do conjunto e da cidade(seu vero pulmão)!... Onde existe um património natural e construído pelos freis : Charolinha com cúpula, (de João de Castilho)no meio de um tanque circular,;Cadeira d’El-rei reservatorio de rega e Mãe de Agua (distribuidora), uma passagem secreta subterrãnea, parte do aqueduto do Convento . e até um lagar (de azeite) ...


. Com a degradação do pequeno bosque ajardinado ...desmoronam-se os templos e com eles ...a divina poesia.... d’A Lusitânia Transformada obra simbólica qunhentista.. ... de imaginário messiânico ... que nos fala da mata como espaço ....lúdico / contemplartivo .-escrita por Fernão Álvares do Oriente (1540 –.1600, cavaleiro da casa de D.Sebastião....e sobrevivente de Alcacer-Quibir....

.. Floresta oculta e aprazível... junto à ribeira do Nabão, deleitoso vergel émulo do Paraíso. Bosque sagrado.de carvalhos .. pequena floresta do Sangral. tradicionalmente associado aos ritos iniciáticos da Armia Cavalaria ... ...Também harmonioso santuário de Diana onde habitam fermosas Ninfas (das Hespérides)...abraçando vida de perfeição..e .pastoreando rebanhos de carneiros, enquanto debatem filosóficamente o tempo: propicio, exaltam o Amor e festejam o S.João Percursor do advento ou retorno da idade de Ouro

Parafraseando o livro .. “vamo-nos pois por este vale frio(Riba Fria) ,ver nossa deusa (a Mata de Diana) ... e passando pela ribeira... ver aos do Erimanto” (Monte do javali) –ou seja o castelo onde deram caça à fera e gritando toma-lo, toma-lo...deram o nome á cidade...(segundo as testemunhas dionisinas)...

... E assim este castelo ajude a cidade e a cidade a ele !