29.12.07

S.Tomás de Cantuária na Charola !



29 Dezembro




Em plena semana de Natal, um crime abalou a Europa cristã e medieval: no dia a seguir ao dos Santos Inocentes , à hora de Vésperas ,o arcebispo de Cantuária caiu morto a golpes de espada, em sua própria catedral !



Tomás Becket nascido em Londres em 1118 (no mesmo ano de D.Gualdim Pais) foi nomeado arcebispo de Cantuária em 63. Em conflito com o rei Henrique II acerca dos direitos eclesiais, acabou sendo assassinado a 29 Dezembro 1170 por quatro cavaleiros do rei , dentro de sua própria catedral...

O mártir foi canonizado em apenas 3 anos (1173) e o seu culto apregoado por toda a cristandade. Torna-se patrono dos sargentos do Templo.

Canterbury (Inglaterra) torna-se centro de peregrinagem ...em cujo caminho nascerão mais tarde os famosos "Contos de Cantuária"...



Por ocasião do VII Centenário da perseguição aos Templários na Europa - a decorrer entre 13 Out 07 e 13 Out 08 - a "Associação Cultural Templ'Anima" de Tomar depois da exposição em Outubro p.p, do Relicário e obra de arte sacra, trazido por Gualdim Pais da Terra Santa, propôe-se agora evocar outra relíquia trazida por aquele Mestre português de uma sua viagem circa 1185 a Inglaterra : 2 ossos da cabeça de S.Tomás de Cantuária, patrono da Charola Templária , e cujo dia passa a 29 Dezembro.



Provávelmente foi feito na época um relicário com formato de cabeça para guardar aqueles ossos ( como era costume medievo, os relicários tomarem a forma da parte do corpo,a que pertenciam os ossos do santo)... A cabeça provocava medo nos iniciados ,pois era usada nas admissões da Ordem , como reíiquias a venerar... Mas depois com a perseguição às cabeças, no tempo do tenebroso Filipe o Belo, esta desapareceu... embora ainda nas visitações de 1508 tenha sido inventariada no castelo templário de Pombal (2º em importância na região) ”uma cabeça” (sic) ... Seria essa a cabeça de Tomar, retirada para um castelo menos visível ?...ou os ossos foram então metidos numa caixa , como arrolados num inventário tardio da Ordem de Cristo ?.



O certo é que houve cabeças- relicários nas sedes templárias de Paris e Londres , assim como as havia em Portugal no sec XIII e fora da Ordem : caso da cabeça de S.Fabião, trazida de Aragão por D.Vataça ,aia de D.Isabel (em Castro Verde, actualmente) e em Ourém : existiu na igreja da colegíada, uma cabeça de prata com relíquia da beata D.Teresa,criada do prior local e falecida em 3/9/1266, a qual era permitido oscular em seu aniversário .

Contudo, o que mais une S.Tomás aos templários é o mesmo destino: o bispo e o último Mestre, Molay – são vítimas da mesma estratégia : atacando a independência da Igreja, são mortos a mando do poder real...





Sábado 29 dezembro 2007

das 15.30 às 17 horas

no Convento de Cristo



Evocação de S.Tomás de Cantuária

Patrono da Charola Templária



baseado no testemunho coevo de Edward Grim

orador convidado : Jose Manuel Anes, da Univ. Nova



Acesso gratuito á Sacristia filipina

Organização : Templ’Anima-

Associação Cultural, de Tomar


13.10.07

Exposição de Obra sacra trazida por D.Guadim Pais da Terra Santa



Sábado,13 de Outubro de 2007-na Igreja de S.Maria do Olival (Panteão templário)




Evocam-se nesta data , dois acontecimentos marcantes relacionados com a Historia de Tomar: é a data em que se comemora o 7º centenário do ´´desaparecimento `` da Ordem do Templo com a prisão dos templários e também a data de falecimento de Gualdim Pais mestre da Ordem do Templo e fundador do burgo cristão de Tomar.

Gualdim é um paradigma da Ordem : nasce no ano em que nasceu a Ordem –1118 e morre no dia em que ´´morreu`` a Ordem (13 Outubro)-o que é deveras significativo.

Segundo a informação global veiculada na NET o Vaticano prepara-se para devolver a honra àqueles cavaleiros, injustiçados como hoje se reconhece.

Depois de contactado o Patriarcado de Lisboa há uma hipótese –única- de vinda a Tomar ,nessa data, do famoso relicário e obra de arte "Mão de S.Gregório Nazianzeno" trazido originalmente por Gualdim da Terra Santa ,a quando da sua participação nas Cruzadas e actuamente deposto no Tesouro da Sé de Lisboa.

Este relicário é uma obra artistica e cultural que os tomarenses já não vêem há quase 2 séculos, desde as desamortizações dos conventos, pertencendo no entanto ao seu património histórico...de que todos somos afinal co-herdeiros!

A Templ'Anima-Associação Cultural ,de Tomar no prosseguimento de seus objectivos de Evocação histórica e templária ,  comemora esta efeméride com o apoio da Câmara de Tomar e o Patriarcado.

       
   
Exposição de Obra de Arte Sacra pertencente á Ordem do Templo

Relicário com 2 dedos da mão direita de S.Gregório Nazianzo. Usuais no medievo, os relicarios tomavam a forma da parte do corpo,a que

pertenciam . Originalmente modesto, talvez de madeira como a mão de S.Vicente(Lisboa) ou de latão, como a de S.João (Istambul) , foi enriquecida no pós-manuelino: encastoada em prata, com pedras preciosas. ,tal como a de S.Tomás (em Angoulême).

Esteve por periodos, na Charola e na Igreja de S.Maria , aqui exposta em um pé do altar-mor...encontrando-se hoje depositada no museu da Sé de Lisboa.

Objecto de arte e de culto ,memória de uma época e de um pensamento -o templário - que nós tomarenses , enquanto co-herdeiros de nosso património devemos conhecer e usufruir



S. Gregório Nazianzeno –um dos 4 doutores da igreja oriental- nasceu em Arianzo, próximo a Nazianzo/ Capadócia no ano 329 DC. ,tendo dedicado a sua vida á meditação e à luta contra a heresia arianista.

Chamado pelo Imperador Teodósio o Grande para a cátedra de Constantinopla (379) , profere 5 discursos sobre a Trindade que lhe dão fama como teólogo!

Em 381 participa no I Concílio de Constantinopla que define a Divindade dogmática do Espírito Santo. Depois renuncia à cátedra, para evitar disputas entre os pastores da igreja e retorna á vida contemplativa em Arianzo onde morre aos 61 anos de idade (390).

Em época posterior , procedeu-se à distribui-ção de suas reliquias, sendo grande a sua veneração.



22.7.07





Um dia com os cavaleiros templarios no castelo de Tomar !


A acção ritual acontece circa 1286- no castelo templário de Tomar, onde o Mestre da Ordem, D.João Fernandes, inicia um sobrinho em Capitulo, segundo um testemunho coevo


10.30- Prólogo- subida a calçada de Santiago (qual caminho fragoso de Dante), segue-se a Procissão festiva pelo Terreiro do Castelo. com os mesteirais,o draco, os nobres templarios e o par real D.Dinis e D,Isabel...

11h- DIDACHÉ- Iniciação do cavaleiro templário– no Terreiro e Charola-O objectivo é mostrar o processo da Iniciação do candidato ao Templo a caminho do graal da perfeição, e esclarecer a verdade acerca das 3 principais acusações feitas aos templarios no seu tempo: o beijo na boca, a vituperação da cruz e a adoração da cabeça "bafometica !. ...Passo a passo ,vivenciaremos o mistério : enquanto acompanhais a admissão do cavaleiro, (com a costumada vigilia-banho-evocação do Sacrificio e entrega do manto após profissão) , atravessamos os 4 elementos…tradicionais.. terra ,agua ,ar,fogo- aqui representados naturalista e cenográficamente pela arvore,o tanque,as escadas e a propria charola, em correspondência com o que está figurado nos capiteis do octogono central, na igreja acima, pois conforme á doutrina hermetica : a imagem do que está em cima é o que está em baixo… um decor despojado á cisterciense... Trata-se de uma representação popular... não é teatro isabelino,.nem commedia del’arte, ..é tão só e simplesmente animação teatral ao medieval –do tempo em que a récita saiu para a rua , ensinando aos leigos os mistérios, como os laudesi franciscano.. .cuja expressão mais próxima ou semelhante ainda se pode ver em Braga no auto de S.João Baptista ,sobre o carro das ervas que percorre a cidade. . A atmosfera do lugar é criada fundamentalmente pelas palavras..È um teatro de texto ...que afirma uma identidade, .tentando restituir a época aos presentes, em desfile de quadros justapostos conformes à Estética medieval.... uma representação didáctica em defesa e louvor da Milícia Templaria , alicerçada na autenticidade da Regra primitiva descrita pela académica francesa Regine Pernoud

Expôe o conflito da alma, arena de luta, na visão da monja Hildegarda de Bingen ( sec XII) , entre o bem e o mal

O objectivo externo- é conhecer-se a si próprio através das provas…uma pedagogia pela participação num itinerario ou peregrinatio...provas que se traduzem num desconforto –confrontar-se- com suas limitações próprias...-coisas que ignoramos...de nós.próprios...um vero mergulho na época! No estado de degenerescência, depois da queda, é pela pele (pelas provas,dor espiritual,sacrificio corporal) que se hão-de clarificar/iluminar os espiritos... diz o teatrólogo Artaud.


1-Vigilia do Candidato junto a 1 Arvore - c/epistola saudativa aos convivas e explicativa do lugar e tempo e Exercicios de concentração e respiração ...


2-Banho ritual seguido de Consolação do Santo Espirito Imperador com folias : dança de roda coletiva junto a Arvore

3-Elevação-evocação da Paixão- e prova da Negação, com partir das cruzes (como na comenda de Cem Soldos)


4-Capitulo- reunião dos monges guerreiros da Ordem –com inquirição, juramento ,entrega do manto,beijo ritual na boca, adoração da cabeça relicario e recepção do fogo espiritual. Por fim, sagração colectiva de todos os convivas/visitantes...


14h -- PRANDIUM - Refeição medieval – na Adega ou Recinto dos cavaleiros - Rol das viandas ( tempo festivo) : o caldo místico, Cordeiro real,frango salomónico,leitão recheado,e/ou em alternativa: Omelete templária,favas em leite de S.Luis,legumes cozidos, e no final : manjar branco de S.Isabel,empada dos Imperios,vinho doce e maçá de ouro...Tudo começa pelo cerimonial da agua ás mãos e a prova de vinho á mesa real, depois a distribuição das carnes e legumes ,a cada um segundo seu temperamento... Segundo as Receitas exclusivas por nós seleccionadas,traduzidas e intituladas, numa base ecuménica entre as regiões templarias, a partir dos receituários europeus conhecidos do Trezentos e mais tardios,o “Livro da Infanta D.Maria” e uma colectânea de receitas de albergarias cruzado-templárias.no Oriente.Acompanhado de música de época e leitura de estórias e momos (D.Carnal e D.Quaresma)...

16h- APOCALYPSE- A luta final / treino de armas- , jogos do sortel e tavolado, e manequim ,finalizando com o combate ritual entre a besta e o mensageiro divino: o 666 contra o 515... na Horta dos frades

Naturalmente aliamos a cultura ao lazer e promovemos a participação de todos os presentes, ao modo do teatro medievo, em actividades como exercicios de concentração/respiração tipo oriental (abertura de espirito), dança de folia á roda da Arvore com Bodo, tiro com arco e cavalhadas,montados em burro, com prémio surpresa . O almoço será um rigoroso mergulho na época, onde todos trajarão de capa templária cedida pela organização.,em comunhão de sabores, da cozinha internacional da Ordem....

17.30- Epilogo- saída dos convivas visitantes em comboio turistico para visita panoramica do centro historico da cidade : estatua de Gualdim,fachada de S,João, moendas e chão de Pombal, panteão dos mestres de S.Maria do Olival (1H)



Adicionalmente : no trajecto de ida e volta, desde a origem dos participantes , oportunidade ainda para visitar mais 2 comendas templárias da região :de manhã, o castelo de Almorol (no meio da água do rio Tejo-como um mini monte s.Michel)e a Torre pentagonal de Dornes(uma bela vista sobre o rio Zêzere,ao entardecer)..

Um Espectáculo Único, em Espaço Único ! - Face à oferta de animação medieval existente na Europa - a nossa Vantagem diferencial... é : não serem uns cavaleiros quaisquer , em torneio ou uma ceia já vulgar ,mais ou menos de época ...-são os Templarios- com a carga que isso implica.. Também não é nenhuma caricatura de armar cavaleiros, até porque os Templários já eram cavaleiros quando entravam para a Ordem,segundo a Regra

Afirmando a sua qualidade - no rigor à história e ao local - não é uma simples mostra de ambiente de época é uma forma de teatro ritual da iniciação templaria , onde o visitante será iniciado tambem…e viverá realmente o seu quotidiano, através de um mergulho na época... - todos confrades por um dia… em comunhão templária, ao modo do teatro medievo...

O importante é …estar disponivel para compreender : é tb uma viagem á descoberta de si, das sua limitações... daqueles que por desconhecimento se escandalizam com algum aspecto em particular...ou acham aberranter alguns aspectos naturalmente de época...ou até suas vestes singelas … influenciados pelas adulterações (misturas anacronicas de épocas) frequentes em certas mostras hoteleiras , para turista ver..



Uma animação dinâmica com participação activa dos visitantes/confrades por um dia…à descoberta do vero espirito do lugar- …não olheiros do vazio costumeiro...para quem o essencial permanece invisível… náo só olhar mas sentir ao vivo e de perto a época.-um guia cultural do viajante pelos espaços comentados do castelo mostrando como viviam (oravam,comiam e lutavam)os monges guerreiros

Para Operadores de circuitos culturais- de Congressos – termas do litoral ou hotelaria qualificada de Lisboa, grupos - recreativo-culturais de Empresa--- sugestão de viagem- prémio às melhores turmas de cada escola secundária


Aos sábados entre as 11h e as 17.h,

Apoio do IPPAR/Convento de Cristo, em Tomar. Reservas : 913612411 /sujeito a nº mínimo de presenças.



































18.1.07



Ao 3º dia milenar...Eles regressaram ao seu castelo!



Fazemos evocação histórico-templária em castelos e outros lugares ligados à presença daquela Ordem de monges guerreiros medieval. Enquanto co-herdeiros de um bem patrimonial e único- o Castelo Templário de Tomar- consideramos que o monumento não é apenas uma forma escultórica e pictórica, tem uma alma a mostrar...o espirito do lugar... o viver quotidiano dos monges-cavaleiros na sua época de fundação.

.Trata-se de uma animação específica ,ligada ao passado próprio desse monumento - em resultado de uma pesquisa exaustiva e consistente - envolvendo os interessados em participar com prazer na demanda de algo mais do que olhar a sua materialidade.


Quem somos : Associação Cultural homologada pelo DR nº 167 de 30/8/2006, em cuja Direcção pontuam competências específicas nas áreas de Historia,Animação e Cultura :
Joaquim Nunes-Carlos Trincão-João Patricio-Eduardo Jana -Sergio Veloso

Temos um acordo protocolar renovável com o IPPAR/Convento de Cristo para utilização dos espaços conventuais . Também apoios em divulgação da Cãmara de Tomar e Região Turismo Templários.
Somos Membro da Associação de Turismo de Lisboa.


A nossa sigla Templ’Anima , contem um duplo significado : primeiramente revelar a alma do Templo, o Espirito do lugar, a “fraternitas “ interior ; outrossim, conotando-se com animação templária para o exterior, corporizada em estrutura de produção de animação teatral, no contexto dos Misterios medievos.

 
O nosso Posicionamento : –baseia-se em que deve haver uma especificidade templaria e local na animação no espaço templario que é a nossa região: ou seja : por exemplo fazer  teatro que tenha a ver em exclusivo com a historia de nossos monumentos locais e não com outros quaisquer e ter por exemplo peças de merchandising diretamente ligadas a nossa cavalaria templaria e não a quaisquer cavaleiros genérico-medievais , para além de outros produtos que não se rotulem de templários apenas porque se apresentam cá mas que tenham a ver com essa tradição como por exemplo pratos templarios (à base de receitas históricas).


Objetivos-Trabalhar pela coesão da comunidade local, através de actividades de inserção social desenvolvendo iniciativas várias, tais como : criação e apoio à organização de grupos de teatro, assim como ateliers artesanais de merchandising tematico, criando sinergias com escolas e outras entidades. ajudando a romper o cerco socio-economico da região. , ..

Tomar, lugar central (a 14o km de Lisboa e a 30 de Fatima )…e cidade patrimonial, acumula em si todas as influencias histórico-culturais : moçárabes, francas, bizantinas, numa síntese construtora e artística dos séculos XII-XIII , nomeadamente a singular Rotunda templária,onde vale a pena subir para se iniciar nos mistérios, Integrando, uma região de permanente descoberta, mais ou menos preservada / paradisiaca, denominada Floresta Central (ou do San'graal - por leitura homofona, ao mesmo tempo simbolica e real : pois coincide com a área de influência dos cavaleiros templarios na sua demanda do Graal da paz cristã , descendo no sec. XII desde os campos de Coimbra, via Pombal, Ceras e Foz do Zezere ). Rio por onde corre o culto do Espirito Santo, inspirador da célebre Festa dos Tabuleiros !



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O castelo templário - encerra em si todo o mistério/ , ligado á Ordem Salomónica - ; verdadeiro Centro mundial da eterna Demanda, atraindo imensos estudiosos (como relata Umberto Eco,num de seus livros)...
.A planta das muralhas , - foi importada de oriente,trazida pelo primeiro mestre templario,português e cruzado: D.Gualdim Pais, fundador deste burgo cristão de Thomar. Em 1160... O castelo apresenta 3 ordens de muralhas, como as 3 ordens sociais. A norte ,era a residencia dos nobres cavaleiros,com sua torre quadrangular de 3 niveis e alcaçova, cisterna e celeiro…Na 2ª ordem de muralhas ao centro, situa-se ao fundo a Charola- casa de Deus em rotunda- memoria do S.Sepulcro de Jerusalem, com influencias arquitecturais da arte bisantina e arabe.. O interior é como uma grande arvore de pedra ... a arvore da Criação, com seus 16 ramos que se estendem em todas as direcções do universo , em numero igual ao dos Profetas biblicos. A Abobada – onde se dispôem elementos simbolicos e heraldicos.Espaço pintado de ilusão sobre um fundo de falso aparelho ou imitação de tijolo, de possível influência cistercience, ostentando um estuque de nervuras arquitetónicas.



´Na base ao centro o Tronco oco- eixo do Cosmos- Santuário de colunas compostas/semicirculares com seus capiteis figurativos simbolicos -ao estilo romanico Domus divina...com 8 aberturas Octogono- …mediador entre o quadrado da terra e o circulo celeste- simbolo de regeneração para uma nova vida . ...Tudo está ali para enviar uma mensagem aqueles que o contemplam...!Finalmente do lado sul do castelo, o 3º pano de muralhas delimitando a zona -em declive- da almedina ou residência dos mesteirais do Templo, com sua porta entre 2 torres avançadas,encimada pela cruz da Ordem,com uma rosa ao centro...