Contribuição para o Documento Base
de Apresentação/ Candidatura
Governance
Instrument Form (Mod. 5B-CRT-10 ) EICR
ROTA TEMPLARIA EUROPEIA
Conceito
. Ambito e Objectivos.
(Definition
of the cultural route theme; Pag. 56 –Practical Guide,Certification raster)
Os templarios foram a ordem
militar mais famosa da Europa, pelo seu papel na construção dessa Europa, na
Reconquista iberica assim como nas
cruzadas e pelo seu término envolto em mistério.
Todos os anos saiem livros
sobre essa tematica e as casas do Templo tem uma grande procura de visita e
informação na Europa ; por parte de turistas interessados na procura de algo
mais do que olhar a materialidade dos monumentos: fruir o vero espirito dos
multiplos lugares templarios, já que aquela aquela ordem monástico-militar existiu principalmente em 5 paises europeus:
Espanha, França ,Inglaterra, Italia e Alemanha , além de Portugal.
Trata-se pois
de um verdadeiro nicho europeu de
oportunidade turistico-cultural !
Da
analise que fizemos
: há um enorme
patrimonio historico ligado aos
templarios –disperso por varios paises e
regiões incluindo locais Unesco…mas
pouca valoração desse patrimonio no seu conjunto - falta de informação para o
exterior -e desigualdade de promoção nos
operadores.
A nossa herança cultural
europeia comum pode ser mais
divulgada e mostrada em conjunto, na
procura de sinergias com iniciativas semelhantes ou complementares
realizados por outras organizações internacionais e europeias (Rotas do Romanico,
Santiago, Cidades Medievas,etc).
OBJECTIVOS
1- Unir em rede os varios lugares da Ordem dispersos pela Europa e mostrar aos
cidadãos europeus o que há de comum e de diferente em cada uma de suas
Casas , definindo uma identidade e uma alteridade.
2- Desenvolver um sentimento de pertença a uma
identidade comum templarista- avivando essa memoria colectiva patrimonial dos
sitios “o lugar diz-lhe algo mais do que a outros; é
subliminar a presença repetida,que os atinge” ( Louis Cheskin , psicólogo e marketeer).
3- Promover o intercâmbio
entre centros templários- , baseada na identificação de afinidades
relacionais , com animação dos lugares ,envolvendo a
participação do público .
4- Implementação de itinerarios-Divulgação e dinamização
turistico cultural dos sitios da rota –salvaguardando
e valorizando essa herança patrimonial comum , enquanto fonte de desenvolvimento social economico e
cultural.
Contexto historico. Origens, influencia, heranca.
A Ordem
nasceu para defender os lugares santos,
tendo a sua Regra aprovada no concilio
de Troyes em 1129. Daqui irradiaram alguns membros para varios paises da Europa,
nomeadamente para a peninsula iberica, participando na Reconquista e na criação
de Portugal, fundando e povoando numerosas localidades.
Sendo uma ordem militar e
religiosa construiu numerosos castelos e
igrejas , alem de comendas agricolas na
ordem de varias centenas, todas sob uma mesma Regra , sendo suporte da milicia
na Terra Santa.
Ainda são visiveis em
bastantes lugares da Europa , os seus traços e influências varias... maioritariamente identificados em Inventario de Vestigios (ver Mapas, já
produzidos).
Conformidade com os criterios :
---Representativo de Valores .
Os Templarios estão na base
da Historia medieval europeia e com sede em varios paises .
Trata-se de fazer reviver o
espirito do Templo : a solidariedade, a circulação de ideias e pessoas na
construção dessa Europa unida, um
sentido de comunidade e dialogo , as causas da justiça e da paz ecumenica, a “Caritas
“ hoje pertinente (movimento Migratorio)
como ontem expressava o selo dos 2 cavaleiros (entreajuda)
, considerando a cultura como um factor
de tolerancia e compreensao do Outro .
Tema pesquizado por experts de varias origens
A Rede Templaria
surge na sequencia das comemorações dos 850 anos de Tomar (2010) e dos
700 anos do concilio de Vieenne (2012) em Troyes com o objectivo de sensibilizar
para
a historia da Ordem e valorizar o
seu imenso patrimonio.
O principio do trabalho comum foi o encontro no Coloquio
templario em outubro 2012 em Troyes entre a Assoc. Cultural Templ’Anima e elementos
instutucionais locais.
METODOLOGIA
do Processus: Depois da Inventariação de
Sitios e da Organização (Federação) segue-se : a Construção
da Carta de Sitios – atraves de –convites a Adesões, solicitando
carta/resposta de intenções .(Lista
de Contactos Europeus, ja produzida).
Tema representativo da memoria e
historia europeia
Historia e cultura partilhada por 6 grandes paises europeus. Espanha, França,Italia , Inglaterra,
Portugal , Alemanha... Lugares de
memoria e festa templaria comum em
varios paises.
Uma Europa “uniformizada” espiritualmente pelas Bulas papais e
materialmente na arquitetura, na escultura e iluminura.
Intercambio cultural, nomeadamente com jovens. Perspectivas
(a agendar) :
Calendarização de Evocações
-- datas comuns- com França (29 janeiro-Concilio Troyes,
18 março- Morte de Jacques Demolay , 13
outubro- prisão da Ordem, morte de Gualdim).
Com Monzon- 16 julho: Batalha de Navas de Tolosa ( presença de Guillelm de Montrodon , heroi
de Aragao e de Gomes Ramires,mestre portugues ali morto, sg epitafio no panteao
de S.Maria.
Actividades : Conferências, ,
performances artisticas, relacionadas com tema histórico , visitas
guiadas a igrejas e
castelos, estradas de peregrinagem,
Exposição trans-templaria .
Actividades
com jovens, concursos internet/Facebook de fotos de locais
templarios; Recolha de lendas e mitos (tradição imaterial e simbolica) ,
cooperação artistica, artes do fogo, residencias artisticas. Campanhas de limpeza de acessos
(voluntariado,como nos Pegões).
Impacto .Iniciativas sustentaveis…
1- Revitalização dos lugares, mais visibilidade. Exemplos
: - Lapide mestral no Panteao de S.Maria
, e paineis informativos na Floresta do
Oriente.
2- Aumentar as potencialidades em termos de
investimento e as actividades comerciais na área, com
lojas abertas (extra-horario) para os
eventos ; aumentar o nível de
coesão da comunidade, mais emprego e valor acrescentado.
3- Permitir o aumento
de pequenas empresas em
destinos menos visitados , para chegar a
novos públicos; desenvolvimento de Merchandising local.
4- Abertura de
sitios , especialmente os mais distantes – exemplo: capela de ex-votos de S.
Paulo/ Dornes, favorecendo o equilibrio
dos recursos e as zonas perifericas.
5- Aumento da visibilidade dos produtos turísticos
culturais -similares ou com proximidade
geografica, considerando a acessibilidade e o cross-selling.
6- Maior capacidade das rotas de assinar convênios
com Agentes Operadores. A sustentabilidade baseia-se na criação de uma
estratégia de comunicação / promoção de médio e longo prazo
- extensão da rede, obtenção de receitas
proprias na realização de eventos, a publicação de literatura, doações e protocolos com outros para
beneficio mutuo.
Produtos turisticos em partneriado com Operadores.
A nivel de Comercialização : Combinação de atrações turísticas mais
visiveis com áreas menos
visíveis em programas de operadores
, (os desvios são possíveis e negociaveis),
a fim de originar um bom equilíbrio entre a maioria dos pontos turísticos
.
Envolver -tours
operadores e outros agentes no
Desenho de rotas- com avaliação das características dos monumentos
ou território a valorar– e tipos de iniciativa –adequada combinando arte e
gastronomia, eventos e celebrações . Destacar
potencial turístico das rotas .-produto pronto a vender/consumir (lugar acessivel com algo ainda para ver de pé , não simples
ruina ou escavações , se destinado a grande publico), onde terão em conta as sinergias possíveis
com iniciativas já existentes.
Metodologia...Calculo
de tempos estimados para as
visitas. estradas, distâncias, e atrações
em cada um dos lugares com tempo
suficiente para cada uma, permitindo
maior taxa de permanencia.(Exemplo:Programa” Um dia com os cavaleiros templarios”:
11h- Didaké (re-presentação da Iniciação do Cavaleiro);13,30h-Prandium(almoço
templario),
16 h-Apocalypsis
(exercicios militares dos monges guerreiros)).
Rotas templárias
na regiao Tomar -proposta
de exploração de itinerarios
1 -circuito Almorol-Tomar- Dornes (incluindo: Paio
Mendes-casa de Keil; e capela de romaria com ex-votos de S. Paulo –espaço interessante de arte popular
, raramente aberto).
2 -Rota do
San’Graal- de Santarem a Coimbra , seguindo
a regiao da Floresta Central ou do San’Graal ( valor acrescentado imaginal) com
castelos e comendas da Ordem (ja
publicado).
Comunicação-
Uma Imagem única na difusão - a cruz patesca-VERMELHA sempre , independentemente do suporte onde apareca , porque
nao é oca nem transparente ... é
vermelha a cheio obrigatoriamente por definição identitaria. O Logo não pode mudar ao sabor da cor de fundo
do suporte onde se insere. Antes, deve expressar-se homogeneo, integral e
sempre igual, continuamente em toda a forma de Comunicação ( com forma e cor
invariaveis). De contrario, podem aparecer em cada lugar ou país, cores
diferentes ao sabor local...e a uniformização identificadora clara desaparece (contrariando
alias tambem a Norma Unesco aplicavel).
Target-
Na interseção dos leitores de espiritualidades (Paulo Coelho) e simbolismos
(Dan Brown) com os amantes de patrimonio medievo (castelos e igrejas).
Relevancia - Trata-se de uma questão estruturante. Uma oportunidade de diversificar as
estruturas de turismo, a fim de atrair novos grupos-alvo, razão para visitas repetidas e desenvolvimento de iniciativas inovadoras e
pertinentes económicamente, com colocação efectiva das cidades e vilas no mapa
visivel da Europa .
Templ’Anima-
Associacao Cultural