Ora bem , vou iniciar a minha Apresentação falando de porque aqui estou para desenvolver o tema de Maria Madalena :
Tudo começou em 2016 DC:
naquele tempo fui convidado juntamente com outras pessoas pelo montalvense
eng.Luis Goncalves Gomes, na ocasião dos trabalhos de melhoramento desta igreja
matriz , para observarmos as lápides visiveis em seu solo na demanda de
vestigios da sepultrura do último mestre da Ordem do Templo , passado a Ordem
de Cristo e aqui referenciado segundo as
cronicas.Desse mestre falará o próximo orador: a mim o que me suscitou desde
logo enorme atenção foi a imagem de SMM aqui presente!
Pela sua originalidade e
raridade: ostentando um livro dos Evangelhos na mão esquerda, tão perto da concepção
primeira do cristianismo primitivo de um Hipolito de Roma (170 -236) bispo e teólogo,
que a apelidou de Apóstola dos apóstolos
e tão longe da imagem de uma Madalena
pecadora como eu a conhecia em Tomar com um vaso de óleos aos pés.
Acontece ainda que há apenas
4 meses antes o papa actual Francisco a redefinira como Apóstola pela primeira
vez , o que a coloca(va) no centro das atenções desde logo...assim, comecei a
pensar numa oportunidade para expor as 2 Madalenas, esta e a de Tomar, lado a lado em confronto pedagógico
de versões: tal veio a acontecer em 2019 na igreja templaria de S.Maria dos
Olivais em Tomar aonde a imagem se deslocou (por 3 dias) acompanhada por seu pároco que a apresentou ao pároco local , o saudoso
Padre Mario, entretanto falecido por doença
, que falou dela a seus fieis no fim da missa de domingo, aconselhando a ir ver
a bonita imagem
Junto ao altar onde foi
exposta encontrava-se um texto abordando o tema
Quem foi S.Maria Madalena
?
Nascida em Magdala,
cidade piscatória da costa ocidental do Mar da Galileia, teria cerca de
20 anos quando conheceu Jesus , que ronda os 25 , segundo Bruce Chilton (prof.Religião,Univ,Yale,2006).
Seria de familia abastada ,por sua independência e bens com que auxiliou os
apóstolos.(Lucas, 8,3). E foi uma das discípulas mais amadas de Jesus , acompanhando-o para todo o lado : é
citada nos 4 evangelhos como uma das que lhe ficam fiéis até ao fim, aos pés da cruz sendo a 1ª testemunha da Ressurreição. “Uma
mulher conhecida por ter amado Cristo e por ter sido muito amada por Cristo” (segundo
o papa Francisco).
Ela teria tido um papel
muito importante nos primeiros anos do cristianismo, algo semelhante ao de
Pedro, uma mulher à frente de seu tempo, que desafia a sociedade patriarcal da
época,
A identidade de Maria
Madalena,contudo — ao longo dos séculos — confundiu-se com a da pecadora
anônima, mulher que lavou, ungiu e secou com os cabelos ,os pés de Jesus na
casa de Simão, o fariseu (no Evangelho de Lucas 7.37-38) — e também foi
identificada com Maria de Betânia, irmã de Marta e de Lázaro", que no
Evangelho de Mateus(26.6-13), unge também a cabeça de Jesus com um valioso
perfume de nardo.
Devido principalmente às
homilias de São Gregório Magno generalizou-se a ideia de que as três mulheres
eram uma só pessoa. Particularmente na homilia 33 o papa Gregório em setembro
591 junta todas numa só personalidade. A pecadora da casa de Simao fariseu, a
Maria de Betania e a de Magdala possuída (este um acrescento em S. Marcos , que foi
“copiado” depois por Lucas , como veremos a seguir)...
Vamos
analisar hoje esta questão sobre 3 prismas:
-a)O que representam
afinal esses demónios na época e na
biblia ?
-b)De onde retirou S.Lucas
essas informações?
-c)Afinal houve 3 Marias
ou uma só?!
a)- Vejamos o Evangelho de Lucas :
Quando Jesus está empreendendo sua viagem pela Galileia e algumas
mulheres chegam até ele para serem curadas....são-no e depois seguem-no. Citando S. Lucas 8,2- “e também algumas
mulheres que ele tinha livrado de
espiritos malignos e de enfermidades. Maria que se chama Madalena, da qual
Jesus havia expelido 7 demónios e outras mulheres (em 8,3) que lhe assistiam de
suas posses. Portanto Madalena foi uma
das mulheres curadas pelo Senhor, e
que passou a acompanhá-lo , sendo uma das pessoas que colocavam seus bens como auxílio no sustento
de Jesus e seus doze apóstolos . Ora, segundo
explica o historiador Michel Haag, esse termo 'demónio é utilizado ao
longo de toda a escritura bíblica para narrar episódios em que Jesus trata de
enfermos. Os demónios saiam e a pessoa ficava saudável de novo. (conforme visto
acima). . A expressão pode ser entendida
tanto como uma possessão quanto como uma
doença do corpo ou do espírito. Tb em S.Marcos se afirma que Jesus curava os
possessos e os enfermos . S.Marcos1,34: “E curou a muitos que se achavam
oprimidos de diversas doenças e expeliu muitos demónios”...Aquele que
aparentava não estar em seu perfeito juizo era considerado possesso de espirito
imundo . Até do proprio Cristo isso disseram , como se refere em Marcos
3,30...por dizer e fazer coisas contra a corrente , como curar ao sábado !
.
Por outro, sete (demónios) é um número
simbólico ... “Como todo o tempo é compreendido por sete dias, comenta S.Gregorio
in Homilia 33 , por esse número certamente se representa a
universalidade” ...dos defeitos ou vicios. No caso da Mulher tal pode
significar : humores vários , a
melancolia (temperamental) ,maus espiritos, enfermidades., depressão, descontrole dos sentimentos, desequilíbrio nervoso. ..(S.Paulo invoca a instabilidade emocional
feminina) ....ou simplesmente, como sinal de estrangeira , samaritana, etc,
crente em qualquer outro deus, pagão,
herege. Assim , Madalena, passou a ser associada como mulher impura e dessa fama nunca mais se livrou!
b) MAS DE ONDE RETIROU
LUCAS ESSA INFORMAÇÃO ?
..É sabido que os evangelhos são produto das varias comunidades que
seguiam os apóstolos . Os Evangelhos foram escritos bastante tempo depois da
morte de Cristo, em épocas diferentes, baseados em tradições orais. A referência “com 7 demónios” (16.9) foi acrescentada ao evangelho de S.Marcos que terminava em 16.8 , segundo
especialistas biblicos. E S.Lucas
repetiu S.Marcos com acrescentos. Assim . dos 661 versículos do Evangelho de
Marcos, mais de metade 350 estão no de
Lucas. E a crítica mostrou que o
primeiro evangelho a ser escrito foi Marcos, por ser mais rústico e incompleto,
em contraposição aos outros, mais elaborados e mais evoluídos. A data aproximada terá sido entre os anos 60
e 70 do século I, mas seguramente antes do ano 70 DC, pois este foi o ano da destruição de
Jerusalém, e eles ainda confundiam este acontecimento com o fim do mundo. Os
outros já não fazem assim. Por tudo isto se concluiu que Marcos escreveu
primeiro, provávelmente baseado na pregação de Pedro e na tradição oral. Mateus e Lucas copiaram de Marcos, melhorando
o texto e adaptando conforme a ocasião, usando também uma tradição oral.e
alguma fonte comum. que serviria de base para a catequese primitiva. Talvez
aquele texto a que se refere Eusébio de Cesareia , pois é anterior aos
Evangelhos escritos : a chamada Fonte Q
. Quando dizemos que houve 'cópias' uns dos outros, devemos entender que o
Evangelista nao copiou simplesmente o outro, mas compôs baseado em suas
pesquisas, e acrescentou algo de si. . Eles escreveram apenas o que interessava
àquela Igreja, naquelas circunstâncias.
Vejamos O FINAL LONGO OU ACRESCENTO EM S.MARCOS : O décimo-sexto
capítulo do Evangelho de S.Marcos : começa com a descoberta do túmulo vazio de
Jesus por Maria Madalena, Maria e Salomé, onde estava um homem vestido de
branco que anuncia-lhes a ressurreição de Jesus.O versículo 8 termina com as
mulheres fugindo do local e afirmando que «[elas] não disseram nada a ninguém,
porque estavam possuídas de medo» (Marcos 16:8). Muitos estudiosos afirmam que
este é o final original do capítulo e que o trecho seguinte (Marcos 16:9 até ao versículo 20) foi escrito e acrescentado
depois com o objetivo de sumarizar as aparições de Jesus e os milagres
realizados pelos cristãos depois da ressurreição. Neste trecho, o autor faz
referência à aparição a Maria Madalena (a que foram extraidos 7 demónios) , a
dois discípulos e finalmente aos onze apóstolos (os doze apóstolos menos
Judas). ] A maior parte dos académicos,
concordando com a análise do crítico textual Bruce Metzger, acredita que de
fato o trecho não era parte do texto original de Marcos. O "Final Longo" não está presente
em dois importantes manuscritos do Novo Testamento, ambos do século IV, o Codex
Sinaiticus e o Vaticanus Graecus, os mais antigos manuscritos completos de
Marcos, ausente tb em manuscritos
armenios; . Por outro encontra-se presente: na Vulgata de S.Jeronimo(sec V) , em
Agostinho e Leão Magno.
Marcos não pretendia terminar em 16:8, mas, por algum motivo, não conseguiu terminar seu trabalho (talvez por ter morrido ou por ser obrigado a fugir), o que obrigou outra pessoa a terminar o trabalho (ainda no processo de produção do texto, antes de ele passar a ser utilizado pela igreja) O prof. de Literatura e especialista biblico James Charlesworth, cita um manuscrito armênio, conhecido como Matenadaran 2374 do ano 989, em que o copista relata uma nota entre 16:8 e 16:9, afirmando "Ariston eritzou" (ou seja feito por Aristão, o Velho Padre). Ora Aristão de Pela é conhecido de antigas tradições, cristãs citadas por Papias bispo de Hierapoilis e contemporâneo de S.Policarpo , como sendo um colega de S.Pedro . O Comité de Tradução da Bíblia afirma: "Os primeiros manuscritos e algumas outras antigas testemunhas não têm Marcos 16:9–ate 20".
Citações muito antigas feitas pelos Velhos Padres
indicam que esse final foi composto no século II, sendo que o vocabulário e estilo denotam que foi escrita por outra pessoa que não
Marcos. É um resumo geral da matéria sobre as aparições do Jesus ressuscitado,
Numa
sociedade patriarcal como a da época , a presença notória de Madalena era incómoda em vários sectores do cristianismo. Foi um problema
para homens de seu tempo, disse a
historiadora Lucetta Scaraffia, no L'Osservatore Romano.
Assim tal difusão ,quanto a mim, enquadra-se no menosprezo secular da mulher, enquanto ser possuído por varios espiritos malignos : se um homem podia ter um demónio ... a mulher teria concerteza sete demónios para expelir !!
c) --- Vejamos agora a questão
das 3 Marias: não existe razão na Bíblia
para acreditar que eram todas a mesma pessoa. Maria Madalena não era a única
mulher que seguia Jesus (eram pelo menos 7)...Salomé, Joana, 3 Marias, Marta ,
Suzana .
Este era o fundo da
questão ainda na época quinhentista , em pleno concilio de Trento : uma ou mais
Marias ?...e a discussão prolonga-se ..mesmo na sociedade portuguesa, vide um soneto
de Sá de Miranda que afirma : ” Gregorio
a pôe por uma, outros Doutores/ fazem as três, após Gregorio vão/ despois os
mais, com todos os pintores!.”
Mas a moderna exegese
desmente essa identificação. Nas últimas décadas, esta imagem foi revista pela Igreja. No seguimento do concilio
Vaticano II , em 1969, os predicados "penitente" e
"pecadora" foram excluídos da seção dedicada a ela no 'Breviário
Romano'."Isto eliminou um estigma que havia sido acentuado por ocasião da
ContraReforma, e do concilio de Trento,que decretou a Vulgata como única versão oficial da Igreja católica e fundou a Inquisição.
Ao todo esta optica vigorou
uns 1.300 anos (desde 591 a 1969)...
João Paulo II em
particular, destaca o especial papel de Maria de Magdala, como sendo a primeira
testemunha que viu o ressuscitado, e a primeira mensageira que anunciou a
ressurreição do Senhor aos apóstolos (in Enciclica “. Mulieris dignitatem “ de
1988). Deste modo converteu-se em Evangelista . ...
Em 2016, papa Francisco
transformou a data de Maria Madalena, 22 de julho, em festa litúrgica. De
acordo com o Vaticano, a decisão foi tomada porque Francisco gostaria de
"assinalar a relevância desta mulher que mostrou um grande amor por
Cristo". Sempre a seu lado nos momentos mais criticos de sua vida. Ele
voltou a enfatizar seu título de "apóstola dos apóstolos", apelando a
um maior reconhecimento das mulheres na Igreja de hoje : “Na actualidade,
quando a Igreja é chamada a reflectir mais profundamente sobre a dignidade da
mulher, pareceu conveniente que o exemplo de Santa Maria Madalena fosse também
proposto aos fiéis de uma forma mais adequada.
Falemos agora da representação iconográfica de Maria Madalena
-O estigma que pairou
sobre Madalena , manifestou-se, inclusive, ao nível da sua iconografia, De um
modo geral, Santa Maria Madalena aparece representada com o atributo mais
conhecido do pote dos óleos com que terá ungido Jesus.
Mas o principal atributo
da imagem de Montalvão, de Santa Maria Madalena, é o livro de Evangelhos
exibido na mão esquerda, ilustrativo da sua condição de “Apóstola dos
Apóstolos”, segundo a já mencionada denominação . Trata-se, de uma raridade,
apenas com paralelo, com uma escultura em pedra eventualmente quinhentista e da
oficina de Coimbra, existente no museu Machado de Castro, de autor anónimo. O
principal detalhe é a apresentação do livro em si mesmo, em detrimento do pote
de perfume.
Assim constata-se a
existência em paralelo temporal das 2 versões . A do frasco de perfume e a do
livro...mas com predominância esmagadora , no que se conhece de obras, da
versão da pecadora...reflectindo as mentalidades da época...Esta portanto que
vemos aqui : a versão alternativa embora
minoritária que há muito vinha existindo...
A imagem de Montalvão , embora dissimulado à frente, também apresenta a cabeça semi-coberta pelo manto- tal como a outra de Coimbra - contrariando assim a imagem dos cabelos soltos e a descoberto da mulher pecadora , habitualmente presente na pintura de época.----
pintura de Domingos Serrao-
---De informações que nos foram dadas pelo eng. Luis Gonçalves Gomes de Montalvão em outubro 2019...destacamos :
---Relevante, em termos,
eventualmente, de datação da imagem, as vestes da imagem de Montalvão são
rematadas na zona do pescoço, com mais visibilidade, e nos punhos, com uma gola
ou rufo encanudado ao estilo da época renascentista (séc. XV e XVI).
Também como detalhe-acrescentamos
nós: a forma velada de escrever o nome da santa apenas com as iniciais.
E como paralelismo entre
as 2 imagens semelhantes – a de Coimbra e esta de Montalvao- saliente-se o
facto de ambos os cintos respectivos serem rematados por um grande laço,
simbolo de união espiritual ( os laços do Amor com o Divino).
2--- Quanto aos primórdios do culto a Santa Maria Madalena, em
Montalvão,
No levantamento paroquial
realizado por Frei António Nunes de Mendonça (vigário de Montalvão, no
setecentos...1758) é mencionado um altar dedicado a Santa Maria Madalena,
presumivelmente existente na desaparecida capela dedicada a São Marcos, , (que coincidência: o primeiro
evengelista, o original)..!!!! de
onde a imagem multisecular mostrada na
Igreja Matriz poderá ser originária.
.. 3---Como assinalável
coincidência o facto da imagem de Madalena repousar entre colunas salomónicas,
em seu nicho junto ao altar mor ...sendo que o último Mestre da Ordem do Templo
de Salomão (D. Frei Vasco Fernandes ,depois comendador de Montalvão, onde viveu
os últimos anos de vida, após a extinção da Ordem Templária ) tambem terá sido
sepultado bem perto no altar mor , segundo a .tradição...
Ora isto leva nos a outra e ultima questão:
acerca da relação entre o culto de Madalena e os templarios.
Na
verdade Madalena está unida
à filosofia templária desde o ano do nascimento da Ordem …(o mesmo ano da
criação do portal de S.Maria Madalena de Vezelay ) de onde S.Bernardo pregará a 2ª Cruzada (onde estará presente o mestre Gualdim
Pais) .
--Recordemos que
S.Bernardo –em sua apologia--chama a cavalaria templaria “ à obediência do
castelo de Maria(Madalena) e Marta “ ou seja : os freis cavaleiros devem fazer
seu serviço cortez a esta "noiva espiritual "... tal como as
freiras se entregam a Cristo (ficando suas mães como “sogras de Deus” na
curiosa expressão de São Jerónimo)…
Aquela conhecida também
pela “outra Maria”, simbolizou para os Templários a discípula que ama o mestre
acima de tudo, a testemunha da Sua Ressurreição, e a portadora da Boa Nova!"...
Naqueles tempos a
cavalaria tratava a Mulher por igual …o tempo dos romances de Amadis e
Oreana , na tradição arturiana ... e céltica presente na Galia de
Chartres sendo S.Bernardo um dos ultimos avatares dessa época !
de que ainda resta no
nosso Quinhentos : a saga de Palmeirim em Almorol e as medalhas metálicas
dos arreios dos cavalos dos freis ,onde se figura a iniciação por uma mulher (
que na linha do que é assinalado na Legenda Aurea , bem pode ser
Maria Madalena, a iniciadora)… e uma palavra Amor…(iniciático/espiritual).
IMAGEM DA MEDALHA DE ALMOUROL
Efectivamente a Legenda Dourada de Jacob
de Voragine, cronista e arcebispo de Génova chama significativamente a Madalena –iluminata
e iluminatrix- (iluminadora) - a que confere a Luz- portanto iniciada e
iniciadora…
IMAGEM INICIADORA... semelhante à anterior
Depois com o Renascimento sobreveio a morte dos ideais cavaleirescos , enquanto contrário à ordem antiga onde a mulher perde estatuto --resíduos de uma velha iniciação matriarcal…a que se seguiu o banimento oficial das mulheres co-celebrantes rituais, até hoje.
Madalena exige hoje um
novo olhar! Para crentes e não crentes !
Ja no dealbar deste nosso século surgiu um livro O Codigo da Vinci de Dan Brown que à sua
maneira relança o papel de Madalena, confabulando a partir de uma construção eclesial de fins
do sec XIX (Rennes-le –Chateau/França) erguida há pouco
mais de cem anos pelo padre Sauniére em menagem a S.Maria Madalena ; nas
vizinhanças de uma antiga e modesta comenda templaria (Aleth les
Bains). Tal deu fama a esse lugar e a muitos outros onde corre a sua
estória, incluindo locais ingleses que rápidamente duplicaram o numero de
visitantes…que vem em busca dum halo de misterio …e que sinceramente
pouco tem a mostrar de significativo...Porém ,nós em Tomar, temos
para oferecer outra realidade e bem mais antiga sobre o assunto, mas
desconhecida da maioria dos nacionais e dos estrangeiros…
Em verdade, já nos interrogávamos há muito sobre o que
faziam Madalena e o mestre Gualdim no mesmo lugar, a capela gualdinica (frente a frente nas paredes laterais) de
S,Maria dos Olivais, o panteão templário dos seus mestres .
Mas olhando de novo e minuciosamente
para a nossa Madalena de S.Maria de
Tomar deparamos com um detalhe intrigante...um sinal ou mensagem velada
eventualmente aqui deixada talvez por um dos últimos templários perseguido pelo inquisidor mor...(daqueles-
dos velhos templarios resistentes ao nosso Filipe o Belo: o famigerado frei
Antonio Moniz de Lisboa - e que são referidos
como pastores furtivos em conclave na Mata dos Sete Montes em Tomar na obra Lusitânia Tansformada de Fernão Alvares do
Oriente, coevo de Camões.
Talvez aquele que assina DP (eventualmente Diogo Pires, o Moço?) nos
frescos dos primeiros claustro conventuais (Henriquinos).Conseguiu deixar
assim nesse mesmo sec XVI ,no Panteão dos Mestres, a sua
mensagem secreta na imagem de S. Madalena de mãos postas,
significativamente colocada na capela templaria …Se repararem olhando de
baixo mas com sentido elevado verão o sinal: as suas mãos desenham uma
fechadura-sinal da chave …ali colocado disfarçadamente e só visível de
certo ângulo !…
IMAGEM SINAL MADALENA
Ah
se o homem do Código tivesse seguido esta pista, nossas duas igrejas teriam hoje tb milhares de visitantes!
Com a reunião das 2
imagens de Madalena cumpriu-se a Mensagem!
Madalena é a chave
...entre o Alfa e o Omega !
É através dela que se
refaz uma ligação perdida (há muito) entre terras templarias, todas comendas de
uma mesma Ordem ...a do Templo ! Com a sua vinda a Tomar , assim se uniram
Tomar e Montalvão, a terra do primeiro mestre ali sepulto , Gualdim Pais, com a
terra do último mestre, Vasco Fernandes
aqui sepulto! O alfa e o Ómega em terra
portuguesa...assim se refaz e pratica a Rota templaria hoje...
Madalena, ela , é o veículo dessa união/ transformação em
que ela propria se transforma , na imagem iconográfica, através de seus
atributos : Do Vaso da pecadora ao Livro da Apóstola ! A Nova Madalena ! Hoje
redignificada pelo Vaticano
Mas hoje já não precisamos de Dan Brown para o assinalar, felizmente há outros caminhos : Exatamente 7 anos depois da proclamação papal sobre Madalena fecha-se um ciclo (como os 7 dias da Criação ou a mistica do 7...e começa outro: : daqui a uma semana temos o papa em Portugal, E pq não : alguém daqui da região – seja do clero ou voluntario das Jornadas de Juventude- que procure fazer chegar as mãos do papa ou do seu circulo restrito (para seu conhecimento) uma simples pagela com esta imagem única de Madalena que Montalvão tem em sua igreja (a única Madalena com livro que está numa igreja aberta ao culto, a outra Madalena semelhante está num museu) , portanto mostrando assim estar na vanguarda da doutrina actual – o que por certo muito agradará ao papa e não só ...o resto fará a comunicação global, o suficiente para colocar no centro das atenções, este lugar periférico (que até só tem vizinhos ao fim de semana, do lado do rio!)..: Afinal uma terra tb se promove pela sua imaginaria patrimonial! Passem a palavra !
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