25.7.23

A Madalena única e original de Montalvão

 


No sábado , 22 de julho em Montalvão realizou-se a sessão  evocativa do VII Centenário do óbito do último mestre da Ordem do Templo , Don Vasco Fernandes, falecido em 1323, enquanto comendador da O.Cristo em Montalvão. O  primeiro Orador foi Joaquim Nunes, presidente da Associação Cultural Templ'Anima de Tomar, e membro do Conselho de Administração da TREF , que fez a evocação de Maria Madalena,  a Apóstola, segundo a nova nomenclatura do Vaticano e aqui presente em imagem original e única  nesta igreja de  Montalvão, sendo hoje o seu dia litúrgico. Segue-se o texto completo dessa intervenção. 

Bom dia , chamo-me Joaquim Nunes, venho de Tomar, onde sou presidente da TemplAnima , uma associação cultural pró-templaria e sou tb membro do Conselho da TREF ou seja a Federação da Rota Templaria Europeia, 

Ora bem , vou iniciar a minha Apresentação falando de porque aqui estou para desenvolver o tema de  Maria Madalena :  

Tudo começou em 2016 DC: naquele tempo fui convidado juntamente com outras pessoas pelo montalvense eng.Luis Goncalves Gomes, na ocasião dos trabalhos de melhoramento desta igreja matriz , para observarmos as lápides visiveis em seu solo na demanda de vestigios da sepultrura do último mestre da Ordem do Templo , passado a Ordem de Cristo e aqui referenciado  segundo as cronicas.Desse mestre falará o próximo orador: a mim o que me suscitou desde logo enorme atenção foi a imagem de SMM aqui presente!

Pela sua originalidade e raridade: ostentando um livro dos Evangelhos na mão esquerda, tão perto da concepção primeira do cristianismo primitivo de um Hipolito de Roma (170 -236) bispo e teólogo,  que a apelidou de Apóstola dos apóstolos e tão longe da  imagem de uma Madalena pecadora como eu a conhecia em Tomar com um vaso de óleos aos pés.

Acontece ainda que há apenas 4 meses antes o papa actual Francisco a redefinira como Apóstola pela primeira vez , o que a coloca(va) no centro das atenções desde logo...assim, comecei a pensar numa oportunidade para expor as 2 Madalenas,  esta e a de Tomar, lado a lado em confronto pedagógico de versões: tal veio a acontecer em 2019 na igreja templaria de S.Maria dos Olivais em Tomar aonde a imagem se deslocou (por 3 dias) acompanhada por seu pároco  que a apresentou ao pároco local , o saudoso Padre Mario,  entretanto falecido por doença , que falou dela a seus fieis no fim da missa de domingo, aconselhando a ir ver a bonita imagem





Junto ao altar onde foi exposta encontrava-se um texto abordando o tema

Quem foi S.Maria Madalena ?    

Nascida em Magdala, cidade piscatória da  costa ocidental do Mar da Galileia, teria cerca de 20 anos quando conheceu Jesus , que ronda os 25 , segundo Bruce Chilton (prof.Religião,Univ,Yale,2006). Seria de familia abastada ,por sua independência e bens com que auxiliou os apóstolos.(Lucas, 8,3). E foi uma das discípulas mais  amadas de  Jesus , acompanhando-o para todo o lado : é citada nos 4 evangelhos como uma das que lhe ficam fiéis  até ao fim, aos pés da cruz  sendo a 1ª testemunha da Ressurreição. “Uma mulher conhecida por ter amado Cristo e por ter sido muito amada por Cristo” (segundo o papa Francisco).

Ela teria tido um papel muito importante nos primeiros anos do cristianismo, algo semelhante ao de Pedro, uma mulher à frente de seu tempo, que desafia a sociedade patriarcal da época,   

A identidade de Maria Madalena,contudo — ao longo dos séculos — confundiu-se com a da pecadora anônima, mulher que lavou, ungiu e secou com os cabelos ,os pés de Jesus na casa de Simão, o fariseu (no Evangelho de Lucas 7.37-38) — e também foi identificada com Maria de Betânia, irmã de Marta e de Lázaro", que no Evangelho de Mateus(26.6-13), unge também a cabeça de Jesus com um valioso perfume de nardo.

Devido principalmente às homilias de São Gregório Magno generalizou-se a ideia de que as três mulheres eram uma só pessoa. Particularmente na homilia 33 o papa Gregório em setembro 591 junta todas numa só personalidade. A pecadora da casa de Simao fariseu, a Maria de Betania e a de Magdala possuída  (este um acrescento em S. Marcos , que foi “copiado” depois por Lucas , como veremos a seguir)...

 

Vamos analisar hoje esta questão sobre 3 prismas:

-a)O que representam afinal esses  demónios na época e na biblia ?

-b)De onde retirou S.Lucas essas informações?

-c)Afinal houve 3 Marias ou uma só?!

   a)- Vejamos o Evangelho de Lucas  :  Quando Jesus está empreendendo sua viagem pela Galileia e algumas mulheres chegam até ele para serem curadas....são-no e depois seguem-no.   Citando S. Lucas 8,2- “e também algumas mulheres que ele tinha livrado  de espiritos malignos e de enfermidades. Maria que se chama Madalena, da qual Jesus havia expelido 7 demónios e outras mulheres (em 8,3) que lhe assistiam de suas posses. Portanto Madalena  foi uma das mulheres curadas pelo Senhor,  e que  passou a  acompanhá-lo , sendo  uma das pessoas que   colocavam seus bens como auxílio no sustento de Jesus e seus doze apóstolos . Ora, segundo  explica o historiador Michel Haag, esse termo 'demónio é utilizado ao longo de toda a escritura bíblica para narrar episódios em que Jesus trata de enfermos. Os demónios saiam e a pessoa ficava saudável de novo. (conforme visto acima).  . A expressão pode ser entendida tanto como uma possessão   quanto como uma doença do corpo ou do espírito. Tb em S.Marcos se afirma que Jesus curava os possessos e os enfermos . S.Marcos1,34: “E curou a muitos que se achavam oprimidos de diversas doenças e expeliu muitos demónios”...Aquele que aparentava não estar em seu perfeito juizo era considerado possesso de espirito imundo . Até do  proprio Cristo  isso disseram , como se refere em Marcos 3,30...por dizer e fazer coisas contra a corrente , como curar ao sábado !                                                                                                                           . Por outro,  sete (demónios) é um número simbólico ... “Como todo o tempo é compreendido por sete dias, comenta S.Gregorio in  Homilia 33 ,  por esse número certamente se representa a universalidade” ...dos defeitos ou vicios. No caso da Mulher tal pode significar :  humores vários , a melancolia (temperamental) ,maus espiritos, enfermidades., depressão,  descontrole dos sentimentos,  desequilíbrio nervoso.  ..(S.Paulo invoca a instabilidade emocional feminina) ....ou simplesmente, como sinal de estrangeira , samaritana, etc, crente  em qualquer outro deus, pagão, herege. Assim , Madalena, passou a ser associada como mulher impura e  dessa fama nunca mais se livrou!                                                                                                                                   

b) MAS DE ONDE RETIROU LUCAS ESSA INFORMAÇÃO ?                   ..É sabido que os evangelhos são produto das varias comunidades que seguiam os apóstolos . Os Evangelhos foram escritos bastante tempo depois da morte de Cristo, em épocas diferentes, baseados em tradições orais.  A referência “com 7 demónios” (16.9)  foi acrescentada ao evangelho de  S.Marcos que terminava em 16.8 , segundo especialistas biblicos.  E S.Lucas repetiu S.Marcos com acrescentos. Assim . dos 661 versículos do Evangelho de Marcos, mais de metade  350 estão no de Lucas.   E a crítica mostrou que o primeiro evangelho a ser escrito foi Marcos, por ser mais rústico e incompleto, em contraposição aos outros, mais elaborados e mais evoluídos.  A data aproximada terá sido entre os anos 60 e 70 do   século I, mas seguramente antes do ano  70 DC, pois este foi o ano da destruição de Jerusalém, e eles ainda confundiam este acontecimento com o fim do mundo. Os outros já não fazem assim. Por tudo isto se concluiu que Marcos escreveu primeiro, provávelmente baseado na pregação de Pedro e na tradição oral.  Mateus e Lucas copiaram de Marcos, melhorando o texto e adaptando conforme a ocasião, usando também uma tradição oral.e alguma fonte comum. que serviria de base para a catequese primitiva. Talvez aquele texto a que se refere Eusébio de Cesareia , pois é anterior aos Evangelhos escritos : a chamada Fonte  Q . Quando dizemos que houve 'cópias' uns dos outros, devemos entender que o Evangelista nao copiou simplesmente o outro, mas compôs baseado em suas pesquisas, e acrescentou algo de si. . Eles escreveram apenas o que interessava àquela Igreja, naquelas circunstâncias.  

 Vejamos O FINAL LONGO  OU ACRESCENTO EM S.MARCOS : O décimo-sexto capítulo do Evangelho de S.Marcos :  começa com a descoberta do túmulo vazio de Jesus por Maria Madalena, Maria e Salomé, onde estava um homem vestido de branco que anuncia-lhes a ressurreição de Jesus.O versículo 8 termina com as mulheres fugindo do local e afirmando que «[elas] não disseram nada a ninguém, porque estavam possuídas de medo» (Marcos 16:8). Muitos estudiosos afirmam que este é o final original do capítulo e que o trecho seguinte (Marcos 16:9 até  ao versículo 20) foi escrito e acrescentado depois com o objetivo de sumarizar as aparições de Jesus e os milagres realizados pelos cristãos depois da ressurreição. Neste trecho, o autor faz referência à aparição a Maria Madalena (a que foram extraidos 7 demónios) , a dois discípulos e finalmente aos onze apóstolos (os doze apóstolos menos Judas).  ] A maior parte dos académicos, concordando com a análise do crítico textual Bruce Metzger, acredita que de fato o trecho não era parte do texto original de Marcos.  O "Final Longo" não está presente em dois importantes manuscritos do Novo Testamento, ambos do século IV, o Codex Sinaiticus e o Vaticanus Graecus, os mais antigos manuscritos completos de Marcos, ausente tb em  manuscritos armenios; . Por outro encontra-se presente: na Vulgata de S.Jeronimo(sec V) , em Agostinho e Leão Magno.  

Marcos não pretendia terminar em 16:8, mas, por algum motivo, não conseguiu terminar seu trabalho (talvez por ter morrido ou por ser obrigado a fugir), o que obrigou outra pessoa a terminar o trabalho (ainda no processo de produção do texto, antes de ele passar a ser utilizado pela igreja)                                                                                              O prof. de Literatura e especialista biblico James Charlesworth, cita um  manuscrito armênio, conhecido como Matenadaran 2374 do ano  989, em que o copista relata   uma nota entre 16:8 e 16:9, afirmando "Ariston eritzou" (ou seja feito  por Aristão, o Velho Padre). Ora Aristão de Pela  é conhecido de antigas tradições, cristãs citadas por  Papias  bispo de Hierapoilis e contemporâneo de S.Policarpo , como sendo  um colega de  S.Pedro  .                                                                                                             O Comité de Tradução da Bíblia afirma:  "Os primeiros manuscritos e algumas outras antigas testemunhas não têm Marcos 16:9–ate 20".

 Citações muito antigas feitas pelos Velhos Padres indicam que esse final foi composto no século II, sendo que o  vocabulário e estilo denotam  que foi escrita por outra pessoa que não Marcos. É um resumo geral da matéria sobre as aparições do Jesus ressuscitado,

 Numa  sociedade patriarcal como a da época , a presença  notória de Madalena era incómoda em vários  sectores do cristianismo. Foi um problema para  homens de seu tempo, disse a historiadora Lucetta Scaraffia, no L'Osservatore Romano.

Assim tal difusão ,quanto a mim, enquadra-se no menosprezo secular da  mulher, enquanto ser possuído por varios espiritos malignos :  se um homem  podia ter  um demónio ... a mulher teria  concerteza sete demónios para expelir !!

 

c) --- Vejamos agora a questão das 3 Marias:  não existe razão na Bíblia para acreditar que eram todas a mesma pessoa. Maria Madalena não era a única mulher que seguia Jesus (eram pelo menos 7)...Salomé, Joana, 3 Marias, Marta , Suzana .

Este era o fundo da questão ainda na época quinhentista , em pleno concilio de Trento : uma ou mais Marias ?...e a discussão prolonga-se ..mesmo na sociedade portuguesa, vide um soneto de Sá de Miranda que afirma : ” Gregorio a pôe por uma, outros Doutores/ fazem as três, após Gregorio vão/ despois os mais, com todos os pintores!.”

Mas a moderna exegese desmente essa identificação. Nas últimas décadas, esta imagem foi revista  pela Igreja. No seguimento do concilio Vaticano II , em 1969, os predicados "penitente" e "pecadora" foram excluídos da seção dedicada a ela no 'Breviário Romano'."Isto eliminou um estigma que havia sido acentuado por ocasião da ContraReforma, e do concilio de Trento,que decretou a Vulgata como única  versão oficial da Igreja católica e fundou a Inquisição.

Ao todo esta optica vigorou uns 1.300 anos (desde 591 a 1969)...

João Paulo II em particular, destaca o especial papel de Maria de Magdala, como sendo a primeira testemunha que viu o ressuscitado, e a primeira mensageira que anunciou a ressurreição do Senhor aos apóstolos (in Enciclica “. Mulieris dignitatem “ de 1988). Deste modo converteu-se em Evangelista .   ...

Em 2016, papa Francisco transformou a data de Maria Madalena, 22 de julho, em festa litúrgica. De acordo com o Vaticano, a decisão foi tomada porque Francisco gostaria de "assinalar a relevância desta mulher que mostrou um grande amor por Cristo". Sempre a seu lado nos momentos mais criticos de sua vida. Ele voltou a enfatizar seu título de "apóstola dos apóstolos", apelando a um maior reconhecimento das mulheres na Igreja de hoje : “Na actualidade, quando a Igreja é chamada a reflectir mais profundamente sobre a dignidade da mulher, pareceu conveniente que o exemplo de Santa Maria Madalena fosse também proposto aos fiéis de uma forma mais adequada.

 

Falemos agora da  representação iconográfica de Maria Madalena

-O estigma que pairou sobre Madalena , manifestou-se, inclusive, ao nível da sua iconografia, De um modo geral, Santa Maria Madalena aparece representada com o atributo mais conhecido do pote dos óleos com que terá ungido Jesus.

Mas o principal atributo da imagem de Montalvão, de Santa Maria Madalena, é o livro de Evangelhos exibido na mão esquerda, ilustrativo da sua condição de “Apóstola dos Apóstolos”, segundo a já mencionada denominação . Trata-se, de uma raridade, apenas com paralelo, com uma escultura em pedra eventualmente quinhentista e da oficina de Coimbra, existente no museu Machado de Castro, de autor anónimo. O principal detalhe é a apresentação do livro em si mesmo, em detrimento do pote de perfume.



Assim constata-se a existência em paralelo temporal das 2 versões . A do frasco de perfume e a do livro...mas com predominância esmagadora , no que se conhece de obras, da versão da pecadora...reflectindo as mentalidades da época...Esta portanto que vemos aqui : a versão  alternativa embora minoritária que há muito vinha existindo...

A  imagem de Montalvão , embora dissimulado à frente, também apresenta a cabeça semi-coberta pelo manto- tal como a outra de Coimbra -  contrariando assim a imagem dos cabelos soltos e a descoberto da mulher pecadora , habitualmente presente na pintura  de época.----

  pintura de Domingos Serrao-


---De informações que nos foram dadas pelo eng. Luis Gonçalves  Gomes de Montalvão em outubro 2019...destacamos :

---Relevante, em termos, eventualmente, de datação da imagem, as vestes da imagem de Montalvão são rematadas na zona do pescoço, com mais visibilidade, e nos punhos, com uma gola ou rufo encanudado ao estilo da época renascentista (séc. XV e XVI).

Também como detalhe-acrescentamos nós: a forma velada de escrever o nome da santa apenas com as iniciais.

E como paralelismo entre as 2 imagens semelhantes – a de Coimbra e esta de Montalvao- saliente-se o facto de ambos os cintos respectivos serem rematados por um grande laço, simbolo de união espiritual ( os laços do Amor com o Divino).

 

2--- Quanto aos  primórdios do culto a Santa Maria Madalena, em Montalvão,

No levantamento paroquial realizado por Frei António Nunes de Mendonça (vigário de Montalvão, no setecentos...1758) é mencionado um altar dedicado a Santa Maria Madalena, presumivelmente existente na desaparecida capela dedicada a São Marcos, , (que coincidência:  o primeiro evengelista, o original)..!!!! de onde a imagem multisecular  mostrada na Igreja Matriz  poderá ser originária.

 

.. 3---Como assinalável coincidência o facto da imagem de Madalena repousar entre colunas salomónicas, em seu nicho junto ao altar mor ...sendo que o último Mestre da Ordem do Templo de Salomão (D. Frei Vasco Fernandes ,depois comendador de Montalvão, onde viveu os últimos anos de vida, após a extinção da Ordem Templária ) tambem terá sido sepultado bem perto no altar mor , segundo a .tradição...

 

Ora isto leva nos a outra e ultima questão: acerca da relação entre o culto de Madalena e os templarios.

Na verdade  Madalena está  unida  à  filosofia templária desde o ano do nascimento da Ordem …(o mesmo ano da criação do portal de S.Maria Madalena de Vezelay ) de onde S.Bernardo pregará a 2ª Cruzada (onde estará presente o mestre Gualdim Pais) .

--Recordemos que S.Bernardo –em sua apologia--chama a cavalaria templaria “ à obediência do castelo de Maria(Madalena) e Marta “ ou seja : os freis cavaleiros devem fazer seu serviço cortez a esta "noiva espiritual  "... tal como as freiras se entregam a Cristo (ficando suas mães como “sogras de Deus” na curiosa expressão de São  Jerónimo)…

Aquela conhecida também pela “outra Maria”, simbolizou para os Templários a discípula que ama o mestre acima de tudo, a testemunha da Sua Ressurreição, e a portadora da Boa Nova!"...

 

 

Naqueles tempos a cavalaria tratava a Mulher por igual …o tempo dos romances  de Amadis e Oreana ,  na tradição arturiana ... e céltica  presente na Galia de Chartres  sendo S.Bernardo um dos ultimos avatares dessa época !

de que ainda resta no nosso Quinhentos : a saga de Palmeirim  em Almorol e as medalhas metálicas dos arreios dos cavalos dos freis ,onde se figura a iniciação por uma mulher ( que na linha do que é assinalado na  Legenda Aurea , bem pode ser Maria Madalena, a iniciadora)… e uma palavra Amor…(iniciático/espiritual).

IMAGEM DA MEDALHA DE ALMOUROL


 

Efectivamente  a  Legenda Dourada  de  Jacob de Voragine, cronista e arcebispo de Génova   chama  significativamente a  Madalena –iluminata e iluminatrix- (iluminadora) - a que confere a Luz-  portanto iniciada e iniciadora

IMAGEM INICIADORA... semelhante  à  anterior 



Depois com o Renascimento  sobreveio a morte dos ideais cavaleirescos , enquanto contrário à ordem antiga  onde a mulher perde estatuto --resíduos de uma velha  iniciação matriarcal…a que se seguiu  o banimento oficial das mulheres  co-celebrantes rituais,   até hoje.

 

Madalena exige hoje um novo olhar! Para crentes e  não crentes !

 

Ja no dealbar deste nosso século surgiu um  livro O Codigo da Vinci de Dan Brown   que  à sua maneira relança o papel de Madalena, confabulando  a partir de uma construção eclesial de fins do  sec XIX  (Rennes-le –Chateau/França)   erguida há pouco mais de cem anos pelo padre Sauniére em menagem a S.Maria Madalena ; nas vizinhanças de uma  antiga e modesta comenda  templaria (Aleth les Bains).  Tal deu fama a esse lugar e a muitos outros onde corre a sua estória, incluindo locais ingleses que rápidamente duplicaram o numero de visitantes…que vem em busca dum halo de misterio  …e que sinceramente pouco tem a mostrar de significativo...Porém ,nós  em Tomar,  temos para oferecer outra realidade e bem mais antiga sobre o assunto, mas desconhecida da maioria dos nacionais e dos estrangeiros…

Em verdade,  já nos interrogávamos há muito sobre o que faziam Madalena e o mestre Gualdim no mesmo lugar, a capela gualdinica  (frente a frente nas paredes laterais) de S,Maria dos Olivais, o panteão templário dos seus mestres .

Mas olhando de novo e minuciosamente  para a nossa Madalena de S.Maria de Tomar deparamos com um detalhe intrigante...um sinal ou mensagem velada eventualmente aqui deixada talvez por um dos últimos templários perseguido pelo inquisidor mor...(daqueles- dos velhos templarios resistentes ao nosso Filipe o Belo: o famigerado frei Antonio Moniz de Lisboa -  e que são referidos como pastores furtivos em conclave na Mata dos Sete Montes em Tomar  na obra  Lusitânia Tansformada de Fernão Alvares do Oriente,  coevo de Camões.

Talvez aquele  que assina  DP (eventualmente Diogo Pires, o Moço?) nos frescos dos primeiros claustro conventuais (Henriquinos).Conseguiu deixar  assim nesse mesmo sec XVI  ,no Panteão dos Mestres,  a sua  mensagem  secreta na imagem   de S. Madalena de mãos  postas, significativamente  colocada na capela templaria …Se repararem olhando de baixo mas com sentido elevado verão o sinal: as suas mãos desenham uma fechadura-sinal da chave …ali colocado disfarçadamente e só visível  de certo ângulo !…

IMAGEM SINAL MADALENA  


Ah se o homem do Código tivesse seguido esta pista, nossas duas  igrejas teriam hoje tb milhares de visitantes!

 

Com a reunião das 2 imagens de Madalena cumpriu-se a Mensagem!

Madalena é a chave ...entre o Alfa e o Omega !

É através dela que se refaz uma ligação perdida (há muito) entre terras templarias, todas comendas de uma mesma Ordem ...a do Templo ! Com a sua vinda a Tomar , assim se uniram Tomar e Montalvão, a terra do primeiro mestre ali sepulto , Gualdim Pais, com a terra do último  mestre, Vasco Fernandes aqui  sepulto! O alfa e o Ómega em terra portuguesa...assim se refaz e pratica a Rota templaria hoje...

Madalena, ela , é o veículo dessa união/ transformação em que ela propria se transforma , na imagem iconográfica, através de seus atributos : Do Vaso da pecadora ao Livro da Apóstola ! A Nova Madalena ! Hoje redignificada pelo Vaticano

Mas hoje já não precisamos de Dan Brown para o assinalar,  felizmente há outros caminhos :  Exatamente 7 anos depois da proclamação papal sobre Madalena fecha-se  um ciclo (como os 7 dias da Criação ou a mistica do 7...e  começa outro: : daqui a uma semana temos o papa em Portugal,     E pq não : alguém daqui da região – seja do clero ou voluntario das Jornadas de Juventude- que  procure fazer chegar as mãos do papa ou do seu circulo restrito (para seu conhecimento) uma simples pagela com esta imagem única de Madalena que Montalvão tem em sua igreja (a única Madalena com livro que está numa igreja aberta ao culto, a outra Madalena semelhante está num museu) , portanto mostrando assim estar na vanguarda da doutrina actual – o que por certo muito agradará ao papa e não só ...o resto fará a comunicação global, o suficiente para colocar no centro das atenções, este lugar periférico (que até só  tem vizinhos ao fim de semana, do lado do rio!)..: Afinal uma terra tb se promove pela sua imaginaria patrimonial!  Passem a palavra !

   ....                   





Não a nós mas a eles a Glória !      



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