2.1.23

Balanço do Ano


É chegada a altura de fazer o  balanço do ano 22!

Este foi o  ano em que estando Tomar na presidência da TREF – Rota Templaria Europeia - estava agendado o II Colóquio  internacional templário ( o primeiro em Tomar) .
Preparando o tema: nós Templ'Anima começámos no 1° trimestre por publicar- em  anterior blog- um artigo sobre a época da Reconquista. Uma contribuição temático -histórica devidamente anotada acerca da vida e origens do último mestre templario franco no Portugal do sec XII  ou seja Hugo Martonius,  segundo a epígrafe referenciada na  igreja da Alcaçova de  Santarém,  onde se desfazem alguns equívocos sobre a presença datada dos "tempreiros"  em Portugal.





Em  Outubro – de 12 a14 – decorreu então em Tomar na Biblioteca municipal  o anunciado Colóquio internacional com a presença de cerca de uma vintena de oradores entre portugueses e estrangeiros nomeadamente espanhóis franceses e italianos. As ricas intervenções havidas  serão editadas em Acta , no ano que vem.

Entretanto decorreram  tb em simultâneo no ultimo dia (14) na Câmara,  as reunioes do Conselho de Administração da TREF e da  sua  Assembleia Geral .
No CA intervimos para dar noticia da existência de 2 professores de historia de universidades israelenses que estiveram em Palmela recentemente (2019) e que poderão ser uma hipótese de trabalho e colaboração com a TREF , à imagem da representação de Chipre.
E na AG referimos a ocasião e actividade para 2023 em Montalvão,  evocando o VII  centenário de Vasco Fernandes o último mestre templário português,  passado à O.Cristo e sepulto na igreja local.
Falou-se  tb de novas adesões internacionais e da perspetiva de uma vintena de municipios templários fornarem uma associação portuguesa .
Aproveitámos tb a ocasião para reabrir a sede da TREF na praça da República,  cedendo à  sala e revestindo as paredes internas  nuas com a nossa mini expo templária.


           (no encerramento do Colóquio em Tomar)


Logo na semana seguinte, apresentámos em Vincennes/ Paris a  Expo " Ler -me Transforma-te " da artista plástica tomarense Carla Marina. 
No quadro das trocas culturais entre cidades geminadas , no exercício autónomo da cidadania e na ocasião de mais um aniversário dessa geminação (fez 24 anos em outubro)
Expo comissariada por nós,  onde se  conta uma história de vida,  feita por  uma mulher que se transcende nas telas,  entre traços e contextos que se cruzam. 
Convite feito,  depois de uma data acordada suspensa pelo Covid há 2 anos,  agora na ocasião da  prevista  instalação de uma outra artista portuguesa- Joana Vasconcelos - no castelo de Vincennes.
Assim,  para além dos  palradores  dos eternos recomeços e dos negociantes de influências , nós elevamos simplesmente o nome de Tomar na Europa, divulgando e apoiando  cultura local. Apoiamos causas e pessoas !

             (página da agenda mensal de Vincennes)


Isto tb para lá dos críticos formais e outras nuances ... montámos e realizámos em pouco tempo a expo em Paris.  O que demonstra a nossa actividade e bom êxito de nossas "demarches" ,  hoje como ontem !


      (a artista plástica Carla Marina 
junto a dois  de seus quadros presentes 
na referida expo)



Ficou-nos por realizar uma nova evocação na Charola , a propósito de seu patrono, mas actualmente indisponivel por obras .
E continuamos a lutar pela evocação oficial do mestre Gomes Ramires (herói de Tolosa) como extensão da Festa Templaria (uma semana depois daquela) e que se poderá evocar conjuntamente com Monzon (que tb festeja anualmente o seu  heroi de Tolosa). Evento que o tempo ajudará a julgar na sua essência e potência.



A propósito e já agora quanto ao grupo  T.Honoris:   vamos ajudar-lhes a memória quanto a diálogos prévios  entre nós e eles no Face...sobre este assunto.

Quando falámos neste blogue o ano passado (22)  acerca da marca registada Dias Templários,  não estávamos a falar da T.Honoris em particular,  mas sim do significado de tal registo conjunto que  quanto a nós representa uma tentativa de monopolizar eventos em certas datas locais por parte dos "Tertulianos " e também influências por parte dos afins "neotemplaristas"  que vão promovendo cavalarias sem cavalos...conforme as suas  conveniências  de lugares ( assim por exemplo na serra do Pilar : provávelmente   por ter uma igreja redonda - embora como se sabe nem tudo o que é redondo é templario - construída no Sec XVI , portanto muito depois dos templários  de que se arrogam... acolitados por alguém que confunde os mestres Hugo Martonius e Hugo Payns, como já demonstrámos em artigo anterior !  Agora até prometem um eventual  depósito de obras de interesse histórico em Tomar  (espero que não surjam textos "palapratianos" ) ...embora de momento saibamos que há falta de madeira e de papel , na Levada e não só, para  tal desiderato ! 

Mas voltando especificamente ao  T.Honoris  que se chegou à frente a defender  a tal causa "registada"...vamos aproveitar para precisar alguns pontos e inverdades que afirmaram em comentários na altura.
Sendo por nós referido a ideia de uma vigilia de armas junto à lápide do mestre Gomes Ramires , heroi de Navas de Tolosa em S.Maria dos Olivais , a certa altura da conversa.   Repare-se que fizemos o convite original no principio de Março de 2019 e vocês responderam "Ok...vamos falar com o pessoal".  Daí a uma semana disseram  "Temos 2 homens disponiveis" . Falámos então de um plano de rotatividade entre nós e vocês para durante todo o dia de vigilia em S.Maria. Quase em cima do evento avisam que afinal precisam dos 2 homens que cá deixaram (tinham ido para uma feira em Espanha)...
Resultado: deixaram-nos a fazer turnos connosco próprios durante todo o dia...Que bela camaradagem de armas !! Isto foi o que realmente se passou .
Surpreendentemente vem agora neste ano de 22 afirmar :  "Quanto a vigilias não é bem a nossa coisa " !!! Afinal o que temos aqui ...é um caso de má fé  ao arrastarem o caso no tempo a empatar e sem contestar a "coisa"  que agora contestam!!! 
 
Em caso de dúvidas podemos transcrever todo esse diálogo acontecido por mensagem no  FB .

Quanto a estarem "abertos a novos projetos e parcerias " e ao falarmos presencialmente  para lá das redes... recordamos  uma experiência anterior em que se  mostraram bastante esquivos :  andámos durante 3 semanas a marcar datas na NET para um encontro  e sempre a adiar... até que resolvemos fazer uma espera junto de um local onde sabíamos que ia estar e finalmente conseguimos falar convosco ao vivo ! ...São esquivos e complicados  (caso do evento na Casa do Concelho).

E para finalizarem bem o vosso pensamento/comportamento , afirmaram ainda nos tais comentários : "parecerias convosco, apenas quando realizadas por nós, o que dificilmente se irá concretizar"!
Mas quem pensam afinal vocês que são?   Estrelas ? ...só se for do brilho dos capacetes que usam...De facto estes parecem mais ser de "motards"  do que cavaleiros : assim brilhantes e arredondados !  Para estarem de acordo com a época  deviam ser baços e cónicos (e fabricam-se e vendem-se desse modo no mercado especifico , nós temos alguns )...



Isto dito , desejamos a todos um bom ano novo melhor do que o anterior  com melhores pensamentos e comportamentos !