23.11.19

Templ'Anima-Associação Cultural. Breve análise actividade 2019






Para além da presença  permanente a nivel das redes sociais , com  artigos ,  comentários e fotos documentais , há um conjunto de destaques práticos que consubstanciam  uma intervenção concreta na realidade envolvente e colectiva referente a  Tomar , sendo nós uma organização registada oficialmente e com objetivos estatutários de animação cultural e valorização patrimonial local.

1—O principio aconteceu a 22 fevereiro com um jantar templário na Casa do Concelho de Tomar ,para o qual elaborámos o cartaz online e definimos a ementa rigorosamente à época ,(com origem em livros de receitas dos sec XIII/ XIV de toda a Europa), trouxemos os adereços, ou seja os trinchos de madeira, as facas, as rodelas largas de pão que serviam de prato e as capas brancas dos convivas (cerca de 90) , e a animação de época : as estórias e a definição dos intermezos, para os quais contámos com a colaboração de um par de musicos medievos (os Recanto) e elementos da Thomar Honoris , 2 para demonstrações de luta à espada e dois para fazer guarda à Rainha na mesa real escolhida por nós.  












2- A  18 março – evocámos a morte do último mestre templario Jacques de Molay , na igreja de S.Maria dos Olivais , com o ritual proprio de aniversario de frei da Ordem ou seja : um pano preto no chão com velas aos cantos e uma cruz ao centro (na capela gualdinica ) e uma velada de armas junto à lapide de Gomes Ramires (do lado contrário), o nosso mestre heroi caído em Navas de Tolosa 1212.Tivemos cobertura televisiva que passou no Telejornal em horario nobre.








3- No segundo trimestre : dedicámo-nos a fazer apoio a causas e pessoas , defesa do bem estar animal , divulgação e desenvolvimento de projectos. Destaque para o apoio ao lançamento de um novo serviço de tatuagens , o primeiro além da ponte, com logo referente às origens templárias do burgo. Serviço que no entanto foi afectado pela concorrência na Corredoura e a sua divulgação boicotada por um administrador de grupo FB tomarense , que embora sendo da área da arquitetura, considera as diversas artes de "primeira" e de "segunda"  (excepto a do seu “amigo” da Corredoura... isto considerando as frases trocadas entre si! ).








Referência tb para um projecto em que nos envolvemos , de divulgação da tradição da festa dos Tabuleiros , além -fronteiras ;  projecto que iniciámos atempadamente logo no inicio do ano com uma reunião na respectiva sede (Vieira Guimarâes) e para o qual conseguimos a efectiva disponibilidade em salas , datas e interesse por parte de França (aproveitando os contactos que temos em Troyes/Rota ). No entanto a um mês do aprazado (inicio de junho) os parceiros de iniciativa recuaram por alegada falta de suporte financeiro (?), apesar da redução de custos da delegação para apenas 3.ooo (três mil) euros ! ( que contemplava um fim de semana e 4 pessoas ), evitando tb o recurso a patrocinadores por nós sugeridos... Mais tarde no entanto foram fazer um desfile extra de dezenas de crianças com tabuleiros a Lisboa , com apoio da Casa do Concelho (enfim, critérios ! ).






4- Neste quarto trimestre assinalamos o 13 outubro...uma data templária duplamente evocativa : da morte do fundador de Tomar e da “morte” da Ordem do Templo ..Nas vésperas ou mais precisamente no dia 10 saiu o primeiro artigo sobre a Rota Templaria Europeia no jornal semanal Cidade de Tomar , escrito pela Templ'Anima (pelo seu elemento da Comissão Científica da Rota ) fazendo o historial da gènese da Rota ou seja como tudo realmente começou para além dos esquecimentos ou névoas da memória.






E no próprio dia 13 , domingo, e por um único dia,   trouxémos a Tomar (com a segurança máxima)  -desde a Sé de Lisboa - à igreja de Sta Maria dos Olivais ,o famoso relicário em prata dourada Mão de S.Gregorio Nazianzeno , trazido por Gualdim Pais da Terra Santa .
Esteve exposto na capela gualdínica , com separadores do publico. À tarde houve uma leitura evocativa para os presentes do que teria sido o enterro processional do Mestre desde o castelo até esta igreja , com boa audiência de público , que aplaudiu no final.

            

                   



                     




Finalmente e um mês depois desta visita , nos dias 15 a 17 novembro , tivemos uma convidada especial na capela gualdínica : Maria Madalena Apóstola !...com seu livro como atributo (raro) e mui “à la page “ com as últimas posições do Vaticano, que riscou do Breviário as palavras pecadora e penitente, a ela referentes, baseado nas ultimas leituras exegéticas feitas aos Evangelhos. Esta imagem vinda de Montalvão/Nisa , terra templária, onde está sepulto o último mestre português Vasco Fernandes, foi assim veículo e pretexto para um vinculo de união efectivo com Tomar , a sede templaria, onde está sepulto o primeiro mestre português Gualdim Pais . Unindo-se assim o Alfa e o Omega neste mesmo espaço: a capela gualdinica!



Ocasião tb para lembrar à Câmara de Tomar que deve integrar Montalvão na sua Comissão de Acompanhamento da Rota Templaria, onde aguardam inscrição desde há 2 anos !  


















Este pequeno balanço serve de reflexão interna e externa , para a nossa AG anual (de dezembro) , onde debateremos em sequência tb projetos para o ano : expo(s) e um novo livro. 


10.11.19

Madalena Apóstola !

              
Quem foi S.Maria Madalena ?

Nascida em Magdala, cidade piscatória da  costa ocidental do Mar da Galileia, teria cerca de 20 anos quando conheceu Jesus , que ronda os 25 , segundo Bruce Chilton (prof.Religião,Univ,Yale,2006). Seria de familia abastada ,por sua independência e bens com que auxiliou os apóstolos.(Lucas, 8,3). E foi uma das discípulas mais  amadas do “rabi” Jesus , acompanhando-o para todo o lado : é citada nos 4 evangelhos como uma das que ficam fiéis a Jesus até o fim, aos pés da cruz (Mt 27,56; Mc 15,40; Lc 24,10 e Jo 19,20). sendo a 1ª testemunha da Ressurreição. “Uma mulher conhecida por ter amado Cristo e por ter sido muito amada por Cristo” (papa Francisco).
Ela teria tido um papel muito importante nos primeiros anos do cristianismo, algo semelhante ao de Pedro - . uma mulher à frente de seu tempo, que desafia a sociedade patriarcal da época, O teólogo Hipólito de Roma (170-236). a apelidou de Apóstola dos apóstolos".

A identidade de Maria Madalena,contudo — ao longo dos séculos — confundiu-se com a da pecadora anônima, mulher que lavou, ungiu e secou com os cabelos ,os pés de Jesus na casa de Simão, o fariseu (no Evangelho de Lucas 7.37-38) — e também foi identificada com Maria de Betânia, irmã de Marta e de Lázaro", que no Evangelho de Mateus(26.6-13), unge também a cabeça de Jesus com um valioso perfume de nardo.
Devido principalmente às homilias de São Gregório Magno generalizou-se a ideia de que as três mulheres eram uma só pessoa. Particularmente na homilia 33 o papa Gregório em setembro 591 junta todas numa só personalidade. A pecadora da casa de Simao fariseu, a Maria de Betania e a de Magdala possuida (acrescento a Marcos , que foi “copiado” depois por Lucas , como vimos em post anterior).

A Legenda Aurea no sec XIII vai fixar a estória e biografia da santa , a partir das homilias de Gregorio......
--- Mas não existe razão na Bíblia para acreditar que eram todas a mesma pessoa. Maria Madalena não era a única mulher que seguia Jesus (eram pelo menos 7)...Salomé, Joana, 3 Marias, Marta , Suzana .


Este era o fundo da questão ainda na época quinhentista , em pleno concilio de Trento : uma ou mais Marias ?...e a discussão prolonga-se ..mesmo na sociedade portuguesa (vide soneto de Sá de Miranda )..
..
Mas a moderna exegese desmente essa identificação. Nas últimas décadas, esta imagem foi revisada pela Igreja. No seguimento do concilio Vaticano II , em 1969, os predicados "penitente" e "pecadora" foram excluídos da seção dedicada a ela no 'Breviário Romano'."Isto eliminou um estigma que havia sido acentuado por ocasião da ContraReforma, e do concilio de Trento. Ao todo vigorou uns 1.300 anos (desde 591 a 1969)...
João Paulo II em particular, destaca o especial papel de Maria de Magdala, como sendo a primeira testemunha que viu o ressuscitado, e a primeira mensageira que anunciou a ressurreição do Senhor aos apóstolos (cfr. Mulieris dignitatem, n. 16)”. Deste modo converteu-se em Evangelista .
Em 2016, papa Francisco transformou a data de Maria Madalena, 22 de julho, em festa litúrgica. De acordo com o Vaticano, a decisão foi tomada porque Francisco gostaria de "assinalar a relevância desta mulher que mostrou um grande amor por Cristo". Sempre a seu lado nos momentos mais criticos de sua vida. Ele voltou a enfatizar seu título de "apóstola dos apóstolos", apelando a um maior reconhecimento das mulheres na Igreja de hoje : “Na actualidade, quando a Igreja é chamada a reflectir mais profundamente sobre a dignidade da mulher, pareceu conveniente que o exemplo de Santa Maria Madalena fosse também proposto aos fiéis de uma forma mais adequada.


A representação iconográfica de Maria Madalena

-O estigma que pairou sobre Madalena , manifestou-se, inclusive, ao nível da sua iconografia, De um modo geral, Santa Maria Madalena aparece representada com o atributo mais conhecido do pote dos óleos com que terá ungido Jesus, como se poderá ver olhando a nossa Madalena da capela gualdínica , com o pote ou vaso de perfume aos pés...

. A relevância da imagem existente na Igreja Matriz de Montalvão
Mas o principal atributo da imagem de Montalvão, de Santa Maria Madalena, é o livro de Evangelhos exibido na mão esquerda, ilustrativo da sua condição de “ de “Apóstola dos Apóstolos”, segundo a já mencionada denominação . Trata-se, de uma raridade, apenas com paralelo, com uma escultura em pedra eventualmente quinhentista e da oficina de Coimbra, existente no museu Machado de Castro, de autor anónimo.
O principal detalhe é a apresentação do livro em si mesmo, em detrimento do pote de perfume.
Assim constata-se a existência em paralelo temporal das 2 versões . A do frasco de perfume e a do livro...mas com predominância esmagadora , no que se conhece de obras, da versão da pecadora...reflectindo as mentalidades da época...
Na imagem de Montalvão , embora dissimulado à frente, também apresenta a cabeça semi-coberta pelo manto, contrariando assim a imagem dos cabelos soltos e a descoberto da mulher pecadora , habitualmente presente o na pintura respetiva de época.
Relevante, em termos, eventualmente, de datação da imagem, as vestes da imagem de Montalvão são rematadas na zona do pescoço, com mais visibilidade, e nos punhos, com uma gola ou rufo encanudado ao estilo da época renascentista (séc. XV e XVI). Tb como detalhe a forma velada de escrever o nome da santa apenas com as iniciais...

- Os primórdios do culto a Santa Maria Madalena, em Montalvão,
No levantamento paroquial realizado por Frei António Nunes de Mendonça (vigario de Montalvão, 1758) é mencionado um altar dedicado a Santa Maria Madalena, presumivelmente existente na desaparecida capela dedicada a São Marcos, de onde a imagem mostrada na Igreja Matriz,(datada de epoca medieva, fins do sec XIII) poderá ser originária.
..Como assinalável coincidência o facto da imagem de Madalena repousar entre colunas salomónicas, em seu nicho junto ao altar mor ...sendo que o último Mestre da Ordem do Templo de Salomão (D. Frei Vasco Fernandes ,depois comendador de Montalvão, onde viveu os últimos anos de vida, após a extinção da Ordem Templária ) tb terá sido sepultado bem perto no altar mor , segundo a tradição...

Também no concelho de Tomar -há uma freguesia de Madalena ...exatamente onde havia uma comenda templária : Cem Soldos... ..




Mas olhando de novo e pedagógicamente para a nossa Madalena de S.Maria de Tomar na capela gualdínica vejamos um pormenor ou detalhe intrigante...um sinal ou mensagem velada eventualmente aqui deixada talvez pelo último templario perseguido (daqueles- dos velhos- referidos como pastores furtivos da Mata in Lusitânia Tansformada)...talvez o que assinou DP (Diogo Pires?) nos frescos dos primeiros claustro conventuais (Henriquinos)  conseguiu deixar  nesse mesmo sec XVI  ,no Panteão dos Mestres,  a sua  mensagem  secreta nas mãos  de S. Madalena de mãos  postas, significativamente  colocada na capela templaria …Se repararem olhando de baixo mas com sentido elevado verão o sinal: as suas mãos desenham uma fechadura-sinal da chave …ali colocado disfarçadamente e só visível  de certo angulo …
Hoje com a reunião das 2 imagens de Madalena cumpre-se a Mensagem!
Madalena é a chave ...entre o Alfa e o Omega !
É através dela que se refaz uma ligação perdida (há muito) entre terras templarias, todas comendas de uma mesma Ordem ...a do templo ! Com a sdua vinda a Tomar , assim se unem Tomar e Montalvão, a terra do primeiro mestre aqui sepulto , Gualdim Pais, com a terra do ultimo mestre, Vasco Fernandes ali sepulto! O alfa e o omega em terra portuguesa...assim se refaz e pratica a Rota templaria actual...
Madalena, ela , é o veiculo dessa união/ transformação em que ela propria se transforma , na imagem iconográfica, através de seus atributos : Do Vaso da pecadora ao Livro da Apóstola ! A Nova Madalena ! Hoje redignificada pelo Vaticano !

Tb a pintura de Pietro Perugino (da região templária de Perúgia/ Italia ) nos revela a mulher pura e santa ---a vera Madalena Apóstola !


Afinal Madalena está  unida  à  filosofia templaria desde o ano de seu nascimento…(o mesmo ano da criação do portal de S.Maria Madalena de Vezelay ) de onde S.Bernardo pregará a 2ª Cruzada (a que estará presente Gualdim) .

Recordemos que S.Bernardo chama a cavalaria templaria “ à obediência do castelo de Maria(Madalena) e Marta “ ou seja : os freis cavaleiros devem fazer seu serviço cortez a esta "noiva espiritual  " ---aquela conhecida também pela “outra Maria”, que para os Templários simbolizou a discípula que ama o mestre acima de tudo, a testemunha da Sua Ressurreição, e a portadora da Boa Nova!

 Naqueles tempos em que a cavalaria tratava a Mulher por igual …o tempo dos romances  de Amadis e Oreana ,  na tradição arturiana e céltica  presente na Galia de Chartres  sendo S.Bernardo um dos ultimos avatares dessa época . .Depois  sobreveio a morte dos ideais cavaleirescos , com o Renascimento enquanto contrario à ordem antiga  onde a mulher perde estatuto --resíduos de uma velha  iniciação matriarcal…a que se seguiu  o banimento oficial das mulheres  co-celebrantes rituais  até hoje..  

Madalena exige hoje um novo olhar! Para crentes ou não crentes !

(Obsv : Na parte iconográfica contem informações locais , dadas por Luis Gonçalves Gomes , de Montalvão).

20.10.19

Caesari quod est Caesaris !

 
 

A propósito de alguma informação impressa ...recente e menos recente :

Faz neste Outubro exatamente 7 anos que se reuniram em Troyes os maiores especialistas mundiais sobre a temática templaria e que continuam a ser os mesmos...(Alain Demeurger, Simonetta Cerrini,etc) ou seja historiadores , não experts neo-templarios , de medalhas ao peito, para serem vistos...

Entretanto surgiu no jornal Cidade de Tomar , em boa hora , há dias , tb este mês, o anuncio da saída de uma serie de artigos mensais sobre a rota Templária . O primeiro foi sobre a génese da rota . O que tem para já o condão de pôr os pontos nos is sobre informações erradas divulgadas dentro e fora de portas!
Assim á cerca de ano e meio / 2 anos surgiu uma entrevista publicada num jornal francês a um elemento da “Caminhos de História “ … -É bom divulgar Tomar e torná-la visivel na Europa. Mas o seu a seu dono...ora o entrevistado cometeu algumas " imprecisões" importantes. Começando pelo principio: assim quando perguntado acerca de quando nascera a ideia da Rota Templaria Europeia ele afirmou que foi em 2011 que defendeu a ideia numa tese e a desenvolvera em seguida... quando é publico que já uns bons quatro anos antes a proposta surgira explicitamente na comunicação social tomarense (vide CT ,Julho,2007) !

 

Quanto ao facto da exposição de Troyes ter sido um evento capital ele afirma que se encontrou na época com diversas pessoas interessadas na Europa e começou a perceber que havia matéria para a Rota...na realidade quem esteve em Troyes em 2012 e fez os primeiros contactos foi a Templ'Anima , tendo intervido inclusive no Coloquio templario de Outubro desse ano, como se pode ver nas respetivas Actas entretanto publicadas !...O primeiro encontro real que essa pessoa teve com as pessoas decisivas de Troyes foi á entrada da ponte velha de Tomar, mais de um ano depois ...quando passeàvamos com o casal a mostrar Tomar...e ele se fez auto-apresentado !

 

  Entretanto o que ouvimos dizer na época (2012) ao entrevistado é que não encontrava grande interesse em Troyes do ponto de vista templário ( isto num encontro informal frente ao convento de N.Sª da Luz , promonvido pelo CEThomar ) ...e mais recentemente ou seja em 2016 , voltou de uma viagem a Italia (Expo de Milão ) com a ideia de que a Umbria (a que pertence Perugia) não estava interessada no tema templarios (afirmação que presenciámos numa reunião camararia por nós solicitada)...! Felizmente teve o bom senso (por uma vez ) de lá não aparecer há um ano (Outubro , 2018, na Assembleia de Perugia) ...senão o tinhamos aí desmascarado frente aos da Casa ...pq estivemos lá – sendo do CC - embora do nosso bolso (mais uma vez ) ...e fomos nós que sózinhos lutámos durante mais de um ano para reganhar o link perdido com Perugia !...
 
 


Realmente o sr. F... da Caminhos (de história?)...é um consultor out a esta temática ...Ele que se deixe de pancadinhas nas costas , tipo judas e se abstenha de disparates enquanto guia ...definitivamente não temos pachorra para estes senhor e outros “canários” do estilo ! ...Vade Retro !


26.9.19

13 de OUTUBRO- Evocação da Morte do Mestre Gualdim Pais, fundador da cidade de Tomar. Exposição de Obra de Arte Sacra pertencente à Ordem do Templo


                         


Em Outubro... nasceu já o outono, aproxima-se o Advento. 13 de Outubro (1195) : é o dia exacto em que morre o Mestre do Templo português, Gualdim Pais;

Gualdim é um paradigma da Ordem : nasce no ano em que nasceu a Ordem –1118 e morre no dia em que ´´morrerá`` a Ordem (13 Outubro)-o que é deveras significativo.




Exposição de Obra de Arte Sacra pertencente à Ordem do Templo

Em Santa Maria dos Olivais (Tomar) acontece nesta data a Exposição de uma obra de Arte Sacra : o vero Relicário "Mão de S.Gregorio Nazianzeno", " trazido originalmente por Gualdim da Terra Santa ,a quando da sua participação nas Cruzadas .

Este relicário ( actualmente deposto no Tesouro da Sé de Lisboa.) é uma obra artistica e cultural ausente de Tomar há quase 2 séculos, desde as desamortizações dos conventos, pertencendo no entanto ao seu património histórico...de que todos somos afinal co-herdeiros!


                             

Relicário com 2 dedos da mão direita de S.Gregório Nazianzo. Usuais no medievo, os relicarios tomavam a forma da parte do corpo,a que pertenciam . Originalmente modesto, talvez de madeira como a mão de S.Vicente(Lisboa) ou de latão, como a de S.João (Istambul) , foi enriquecida no pós-manuelino: encastoada em prata, com pedras preciosas.

Esteve por periodos, na Charola e na Igreja de S.Maria , aqui exposta em um pé do altar-mor...memória de uma época e de uma espiritualidade -a templária.



                                 

S. Gregório Nazianzeno –um dos 4 doutores da igreja oriental- nasceu em Arianzo, próximo a Nazianzo/ Capadócia no ano 329 DC. ,tendo dedicado a sua vida á meditação e à luta contra a heresia arianista.

Chamado pelo Imperador Teodósio o Grande para a cátedra de Constantinopla (379) , profere 5 discursos sobre a Trindade que lhe dão fama como teólogo!

Em 381 participa no I Concílio de Constantinopla que define a Divindade dogmática do Espírito Santo (entidade que tanto diz á nossa festa dos Tabuleiros!).
Depois renuncia à cátedra, para evitar disputas entre os pastores da igreja e retorna á vida contemplativa em Arianzo onde morre aos 61 anos de idade (390). Em época posterior , procedeu-se à distribui-ção de suas reliquias, sendo grande a sua veneração.



            


Integrando-se nas comemorações do IX Centenario da criação da Ordem do Templo , históricamente desaparecida no sec XIV, mas cuja obra permanece no material e no espiritual, haverá uma visita comentada ás inscrições pétreas desta igreja panteão templário e uma narrativa acerca do enterro do Mestre, além de um oficio adequado ao momento.

Organizado por Templ'Anima -Associação Cultural de Tomar, com a colaboração da Camara Municipal, Vigararia de Tomar e Patriarcado de Lisboa.


Uma Oportunidade Ùnica ! Apenas este dia 13 , das 10 às 18 horas!
ENTRADA LIVRE




23.7.19

... PÃO NOSSO ...


A distribuição do Bodo encerra a Festa e cumpre a abundância do Santo Espirito Consolador .
Coincidência Significativa : a 3ª Idade ou do Paracleto foi anunciada pelo abade Joaquim de Fiore para o mesmo ano em que nascia D.Dinis (1261) o rei charneira da Ordem Templaria e de Cristo e que com sua mulher D.Isabel de Aragão criou a Festa do Espirito Santo Imperador.
O pão é desde sempre o alimento por excelência do Homem.
Mas como nasce, antes de enfeitar as cestas da Festa ?
Esta a nossa Demanda pelas suas origens tomarenses : uma viagem no tempo e no espaço...

O FORNO DE POYA”
A nascente das Alcaçarias mais para o lado da Ribeira há uma pequena casa de 3,5x2,5 com outra que é de cozedura. Casa de pedra e cal,térrea com porta de pau e alpendre que é forno de lenha.Ali se conversa aguardando sua vez de cozer o pão. Entramos a ver. O forno circular está contra a porta encostado á parede,ladrilhado de tijolo e a boca tem porta de ferro,com seu poial de pedra para tabuleiro do pão..
O forneiro enchera-o de lenha miuda esteva e gravetos guardados na casa ao lado.Agora que o interior está esbranquiçado e já acabou de arder,puxa as brasas para a boca do forno com pau comprido e limpa o resto com vassoura de erva. No poial o taboleiro com sua taboa e pano,onde estão os pães amassados redondos com sua cruz marcada ao meio e outras marcas,dedadas ou pauzitos de junco,que são para se saber de quem é com este sinal particular,pois as massas levedadas são trazidas por mancebos de casas e outras feitas pelas amassadeiras de poia.
No pouso de pedra pode também ser feito na hora segundo as necessidades pelo masseiro que trabalha a massa (de farinha, fermento, sal e água) sob a vista do mestre do pão a ver se o aprendiz tem boa mão...
O forneiro deita então o pão ao forno com uma pá colocando-o cuidadamente desde o fundo ás carreiras.Isto vimos aproximando-nos para ver, sufocando-nos o calor à boca do forno...depois fechou a porta para o pão ganhar cõr e cozer durante uma ou duas horas conforme a fornada,benzendo-se e dizendo um pater noster...
Por cima da porta de ferro está uma cruz a negro de fumo a velar,para que daqui saia bom paõ alto e crescido.
Este forno é explorado por servente da Ordem, sendo de poia que é o pão de paga pelo serviço,escolhendo o forneiro o melhor de cada 20 um.
Faz em media umas cinco fornadas por dia.Paga-se tambem poia à chameira ou varredor quando há. E tirada a poia se leva agora o pão . O cheiro agradável a pão quente inunda o ar circundante. Apertam-se as gentes em volta. .E partindo um nos sabe verdadeiramente bem de Deus.!
(Excerto do livro em preparação acerca de uma viagem à Tomar medieval - : De Eyria a Sophia – isto é .simbólicamente desde o vale da Paz ao monte da Sabedoria ).


2.3.19

Ecos da Noite Templária na Casa do Concelho de Tomar

 

Nós, Templ'Anima-Associação cultural de Tomar, os organizadores, tinhamos anunciado o Prandium como um vero mergulho na época e no ritual...
Assim rezava o cartaz do evento, por nós proposto á Casa, que teve a colaboração fotográfica de uma especialista: Carla Marina .



Começando pelo conteúdo e formato da refeição templária , era para nós ponto assente que deveria identificar-se com a época sem actualizações nem adulterações, como é comum ver-se por aí...para que fosse realmente um mergulho vivido na época . E assim foi. Fez-se história !
Assim o receituário foi escolhido e traduzido a partir de livros datados da época (Trezentos/Quatrocentos) como anunciado no Rol de Viandas ou Menú, (distribuido pelas mesas) e não pratos inventados ao sabor da imaginação de qualquer cozinha !.



































Mais, apraz-nos referir que pelo resultado obtido, para a cozinheira da Casa, estreante nesta temática, foi um verdadeiro desafio superado, a partir das opiniões recolhidas. “Saborosìssimo”
E sobrou bastante comida , ao contrario de outras experiencias, onde se fica á espera de mais...e por um preço sem concorrencia (25Eu). Cada serviço dois pratos à escolha, segundo a Regra.





Situando históricamente a refeição no tempo : circa 1286 o Mestre do Templo D.João Fernandes inicia na Ordem um seu sobrinho ( D. Vasco Fernandes ?)...Na ocasião - como de costume a quando de recepções - acontece uma refeição festiva com ementa melhorada !.


E porque havia uma mesa nobre , as primeiras atenções iam para ela naturalmente. Ao centro a nossa bela rainha S. Isabel de Aragão , com sua propria baixela dourada e prateada. A seu lado deviam estar D.Dinis e um Prior -confessor ...mas como o rei de costume chegava alta madrugada das caçadas , dizem que para os lados de Odivelas ...por aí ficaram , ele e o prior de visita ao seu convento de freiras...Ó-di-vêlas ! …Assim sendo e de acordo com a rainha e porque a convite da Casa , estavam presentes , para uma demonstração de armas , alguns milites da Thomar Honoris ...enviámos dois deles para esta mesa , a fazer a devida guarda de honra a Sua Alteza Real ...
Destaque para o seu vestido (ao estilo germânico) numa homenagem à sua tia santa Isabel da Turingia  que tb fez o milagre das rosas. E também de notar a luz sobrenatural que dela irradiava...







Esta mesa por sua propria natureza exigia um certo ritual de serviço que exemplificámos pontualmente como pedagogia de cerimonial (neste caso relativo a Aragão ) . Assim tanto a bebida como a comida , depois de devidamente provadas em busca de algum possivel envenenamento, eram trazidas bem elevadas (para evitar contaminações por espirros ou tosses) á presença da Rainha …


A abrir e durante os entremezes (ou seja os intervalos entre mesas ou serviços de "desvairados"  pratos) ouviu-se musica de época , primeiro instrumental e depois cantada pelo Duo Recanto . De destacar a presença da "vielle a  roue"  ou sanfona ,(activada a manivela) e a gaita de foles tocada num ponto alto e convivial como foi a descida do palco e a aproximação ás pessoas na sala...



Num dos entremezes houve ocasião para explicarmos aos convivas a ausencia de pratos e de talheres – apenas na época um trincho de madeira, sobre o qual se depositava uma rodela larga de pão onde se colocavam os alimentos (tendo avisado para que não comessem este “prato” , feito de pão, antes do final da refeição! )...Havia uma colher de pau em cada tacho de barro , coberto, e cada comensal tinha consigo uma faca para ajudar ao corte ou transporte dos alimentos. Mas o essencial foi a informação de como comer , com os 3 primeiros dedos da mão direita – tal como ainda hoje em festas tradicionais de rua , como o Santo Antonio, se comem sardinhas no pão ou pedaços de frango assado- e que utilizassem o miolo de fatias de pão ( presentes á parte na mesa,) para limpar as mãos (pq os guardanapos , tal como os garfos , ainda não tinham sido inventados)...Tal era o modo de comer dos monges alcobacences , documentalmente registado para a época.!



Houve ainda ocasião para estórias divertidas e também história sobre a realidade por detrás das 3 principais acusações feitas aos templários em seu tempo (o beijo na boca, as ofensas á cruz e a adoração de Baphomet) . Paralelamente ouve uma exposição de pinturas sobre o tema templários e uma apresentação de artesanato correlativo. Estiveram presentes 90 pessoas que seguiram com interesse o treino dos milites...




No final o tacho surpresa : a rainha Isabel devidamente acolitada , distribuiu sobre os convivas pelas mesas , mancheias de pétalas de rosas, evocando em simultãneo o seu proprio milagre, mas também como anuncio da proxima vinda do Divino Imperador festivo aos tomarenses …a tb chamada festa dos Tabuleiros...



Do agrado geral desta Noite Templária , falaram publicações como ANOTICIA.PT e EOL- Entroncamentoonline-pt e também a publicação-partilha de imagens no site internacional Templars Route com o seguinte comentário : “ Retour en images de la Noita Templaria à Casa do Concelho de Tomar avec nos amis portugais de Templanima Associação . Ils se sont régalés ."  

Non nobis ...mas a Eles (os templários) a Glória !