Reconstituição do selo do concelho de Tomar em fins do sec XIII
Evocando o primeiro simbolo identitário conhecido do burgo de Tomar, no sec. XIII..
Em resultado do nosso trabalho de pesquisa sobre esse selo -entretanto desaparecido- chegámos à seguinte reconstituição do que seria a bandeira primitiva do concelho , com vista à valorização da memória das origens ;elaborada com base em figuras de iluminuras medievais, por ser
conhecida apenas descritivamente,
Ponto de partida: a informação do historiador Pinho Leal, na corografia“Portugal Antigo e Moderno”,1873- que afirma o seguinte. :
“A bandeira da vila,tal como o selo do concelho era ainda em 1319: de escudo redondo dividido por cruz em 4 partes : no primeiro quartel , o conde Britaldo com ceptro; no segundo Banão com um punhal na mão direita, junto a uma árvore; no terceiro uma torre ou castelo; no quarto Iria degolada , caindo ao rio... com inscrição em redor”.
Procurámos também confrontar esta informação ,nomeadamente com um documento de 1288 na Torre do Tombo com selo do concelho (referido pelo prof. Armando Castro), mas já nada é perceptível hoje no selo, devido a ser de cera...in gaveta de Documentos da Ordem .
Assim a composição da imagem é obtida a partir de uma selecção de figuras de iluminuras coevas, de modo a manter o traço de época. E o tipo de letras da inscrição em redor , é baseado na inscrição pétrea primitiva existente no castelo acerca de Gualdim.
A solução encontrada foi cotejada com a opinião de varios historiadores locais.
Com base neste desenho já foi elaborado um pendão em pano com 70 cms de altura.
Esperemos que possa ser hasteado em próximas cerimonias públicas do concelho.
No comments:
Post a Comment